terça-feira, 27 de novembro de 2018

,

Como nova? Neps!!

Olá olá,

A papeira já passou à uma semana, mas os sintomas da alergia ao antibiótico (penicilina) continuam...
Já não há manchas da cabeça aos pés, o que é bom... isso significaria estar como nova.. só que não!


Neste momento estou com a pele toda a escamar/ esfolar, rosto e couro cabeludo incluídos. As minhas mãos estão tão secas, que já começaram a gretar. E bebo tantos líquidos!! E o facto de estar a escamar, faz com que tenha muita comichão. É ver eu no trabalho, cheia de comichão nos braços e na cara...


Resta-me por creme umas quantas vezes ao dia e parecer que ando com óleo na cara. E de resto, esperar que isto melhore... Puff

By Lum
Continue reading Como nova? Neps!!

domingo, 25 de novembro de 2018

terça-feira, 20 de novembro de 2018

Uma Questão de Orgulho, de Linda Carlino


"Carlos V tem sido considerado o maior imperador do Sacro Império Romano desde Carlos Magno, mas terá sido mesmo? Neste romance, a autora deixa-nos com uma visão bastante cética daquele que foi um dos homens mais poderosos da Europa no século XVI. Nesta história de poder, paixão e arrependimento poderemos encontrar um elenco de personagens inesquecíveis que vai fazer o leitor rir ou chorar: amigos e família em cómicas confrontações lembrando Carlos ; criados oferecendo as suas honestas opiniões; um narrador, no seu inimitável estilo ‘objetivo’, oferecendo-nos com frequência revelações bastante acusatórias numa perspetiva mais completa e por vezes surpreendente dos acontecimentos recordados por Carlos…"

É o segundo livro que leio desta autora e mais uma vez, gostei muito. 
Neste livro a autora leva-nos até ao Mosteiro de Yuste, onde Carlos V se recolheu, depois de ter abdicado a favor do seu filho. Aqui, Carlos relembra o seu passado, levando-nos a conhecer um pouco da sua história. Uma coisa que gostei muito no livro, é o facto de ter um narrador, que introduz muitas dos acontecimentos do livro, de uma forma muito pessoal, como que se estivesse a falar directamente com o leitor. Um toque espectacular por parte de Linda Carlino.
Fora isto, adorei a forma como a autora descreve Carlos: enquanto que a imagem imaculada que nos dão nas aulas de história sobre os reis, a autora descreve Carlos de uma forma mais "humana", mais "real".
Tudo bons ingredientes para um livro fantástico, que vale muito a pena ler!!! 

By Lum

Continue reading Uma Questão de Orgulho, de Linda Carlino

sábado, 17 de novembro de 2018

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

,

Pedro e Inês (Serie - 2005)

Olá,

Neste meu tempo de "reclusão", aproveitei para por series e leituras em dia.  Uma das series que à muito queria ver era "Pedro e Inês", uma serie portuguesa realizada em 2005.


Esta serie conta a história de amor entre D. Pedro e D. Inês de Castro desde de que se conheceram até à vingança que D. Pedro leva a cabo contra os assassinos de Inês.

Já li dois livros sobre este Romance, "Constança" e "Inês", portanto serviu também para comparar histórias eheheh

Neste serie, temos nos principais papéis Pedro Laginha como D. Pedro, Ana Moreira como D. Inês de Castro, Nicolau Breyner como D. Afonso IV, Ana Bustorff como D. Beatriz de Castela e Leonor Seixas como D. Constança Manuel.

A serie é bastante romanceada, como não poderia deixar de ser... e apesar de um ou outro errozito, manteve-se bastante fiel à história original.
É possível ver a série completa no youtube.



Comparando com os livros que li:
Achei a serie mais semelhante ao livro "Inês" de Maria João Fialho Gouveia. No livro "Constança" de Isabel Machado temos uma D. Constança a sofrer com o amor entre D. Pedro e Inês, enquanto em "Inês" temos uma D. Constança mais serena.
Tal como no livro, na serie, D. Constança sabe do amor que une D. Pedro e Inês, e apesar de não ser feliz, aceita-o, pois sabe que o seu casamento foi imposto. D. Inês é exilada pelo rei D. Afonso IV para Albuquerque, voltando apenas a pedido de Constança para a assistir no parto. Após a morte de D. Constança, Inês é exilada o Convento de Santa Clara em Coimbra. No entanto, no livro, ela passa por mais locais fugida com D. Pedro, onde nascem filhos, mas a serie não aborda esse tempo, centrando-se em Santa Clara. 

Em nenhum dos livros foi mencionado D. Teresa Lourenço, mãe de D. João, Mestre de Avis e futuro D. João I de Portugal, no entanto, na serie, ela aparece como aia de Inês de Castro.



Alguns erros:
- As vestes das clarissas do Convento de Santa Clara em Coimbra eram diferentes do apresentado na serie;
- D. Pedro e D. Inês tiveram 4 filhos, uma deles morto à nascença: 3 meninos e uma menina. Na serie só tiveram 3 filhos, um deles nascido morto;
- Os irmãos de Inês entraram na guerra com D. Pedro contra o seu pai, o rei D. Afonso IV, após a morte de Inês. Na serie os irmãos dela não entram;
- Na execução dos assassinos de Inês, os corações de ambos foram retirados, a um deles pelo peito e ao outro pelas costas. Na serie foi o próprio D. Pedro que lhes arrancou o coração, mas pelo peito.

Em geral, a serie está bastante coerente com a história e está muito bem conseguida. Uma serie para quem gosta de romance e histórias de amor.

By Lum
Continue reading Pedro e Inês (Serie - 2005)

terça-feira, 13 de novembro de 2018

,

A melhorar? Esperemos que sim!

Olá,

Como sabem, estes últimos dias tem sido muito complicados para mim.
 No domingo acordei e tive que ir de urgência para o médico, pois acordei com o corpo cheio de urticária (Só me faltava esta!!)


A médica disse-me que isto era alergia ao antibiótico. O antibiótico é constituído por penicilina e outro composto e quando tiver bem, terei que fazer uns testes a ver se sou alérgica à penicilina ou se ou outro composto. Entretanto, tenho que me aguentar com este vermelhidão e comichão horrível!



A médica também me disse que não podia sair de casa enquanto o inchaço da papeira não passar, que era questão de saúde pública por ser muito contagioso e por isso tinha que ir para baixa e cá estou eu, em casa, de quarentena... à espera que o inchaço passe. Brufen para a papeira, anti histamínico e paletes de creme hidratante para a urticária. Felizmente, a papeira já está quase a passar...


Enquanto não passa totalmente, lá terei que ter paciência!

By Lum

Continue reading A melhorar? Esperemos que sim!

sexta-feira, 9 de novembro de 2018

,

Afinal "havia outra"...

Olá,

No ultimo post, falei-vos da minha pouca sorte em apanhar as viroses todas que para aí andam e que a última era uma bela amigdalite.
Pois.... só que não!!


Fui ao médico e fui medicada para a amigdalite: um antibiótico que mais parecia uma bomba.
No entanto, ao fim de 2 dias, para além de não ver melhorias, estava desesperada porque tinha a boca repleta de aftas e o estômago começava a dar sinais de que não estava contente com a medicação.

Ontem, já não aguentando as dores no estômago, fui à farmácia comprar um protector a ver se ajudava. Hoje, como o médico iria estar na empresa onde trabalho, decidi ir lá falar com ele a ver se tinha feito bem em tomar o protector de estômago e afins.
Ele olha para mim e faz uma cara daquelas "não sei se é bem assim"... viu-me a garganta, olhou-me para a cara inchada e diz-me: "olhe, está mal medicada, você não tem amigdalite nenhuma e o antibiótico que está a tomar nada vai fazer.. você tem papeira.". WHAAAAATTT????!!!!


Basicamente, isto é altamente contagioso, não devia ter ido trabalhar a semana toda; deveria estar em descanso e a tomar apenas um anti inflamatório. E ao fim de 8 a 12 dias, isto desaparece...!
Como apanhei isto?! I have no idea!! Isto, pelos vistos, tem longo período de incubação, e não de quem conheço, ninguém está com papeira. O mais provável e ter estado em contacto com alguém doente num espaço publico (tipo o shopping ou assim). 
(Se foi no shopping, tenho que lhe agradecer (NOT!!!), pois já é a 2ª vez que me arranja maleitas na saúde, dass!)


Portanto, resumindo e concluindo: estou com o estômago todo lixado, cheia de dores, sem necessidade nenhuma e o que eu precisava era descanso e Brufen! Boa!!! Agora é aguentar, ficar de choco todo o fim de semana, e esperar que segunda-feira esteja bem..


By Lum
Continue reading Afinal "havia outra"...

domingo, 4 de novembro de 2018

,

Eu e as viroses!

Começo por dizer que as viroses adoram-me de paixão! Sim, porque nas ultimas semanas já tive 3!!


Cerca de um mês e pouco atrás, apanhei uma virose em que mais umas quantas pessoas lá da empresa também apanharam. Felizmente a má disposição (enjoos e afins) durou apenas 2 dias.

Passadas duas semanas, apanhei uma gastroentrite (eu e mais uns quantos membros da família). Esta foi dolorosa! Para além dos enjoos, no primeiro e segundo dia não saía do wc. Depois, os enjoos passaram, as idas ao wc pararam, mas vieram as cólicas.. fortes! Parecia que me andavam espetar coisas na barriga.. horrível! Andei assim mais 4 dias... Só melhorei quando comecei a tomar probióticos!



Passou e adivinhem o que veio agora? Amigdalite!!!!!
Tenho a minha amígdala inchada, mas inchada de tal forma que tenho a cara desconforme! E está a atacar-me o ouvido!!! Isto tudo, junta-se uma boa dose de aftas na língua!


Ya, estou mais ao menos assim... Dói-me a cabeça, não dormi nada esta noite por causa das dores. Há anos que não tinha uma amigdalite, já nem me lembrava como era... mas também não tinha saudades, sim? Escusava de aparecer!

Agora é tomar Brufen e esperar que amanhã esteja melhor para ter um bom dia de trabalho, senão vai ser uma grande chatice! Bah...

E vocês, também já apanharam viroses neste Outono?

By Lum



Continue reading Eu e as viroses!

quinta-feira, 1 de novembro de 2018