quinta-feira, 15 de novembro de 2018

,

Pedro e Inês (Serie - 2005)

Olá,

Neste meu tempo de "reclusão", aproveitei para por series e leituras em dia.  Uma das series que à muito queria ver era "Pedro e Inês", uma serie portuguesa realizada em 2005.


Esta serie conta a história de amor entre D. Pedro e D. Inês de Castro desde de que se conheceram até à vingança que D. Pedro leva a cabo contra os assassinos de Inês.

Já li dois livros sobre este Romance, "Constança" e "Inês", portanto serviu também para comparar histórias eheheh

Neste serie, temos nos principais papéis Pedro Laginha como D. Pedro, Ana Moreira como D. Inês de Castro, Nicolau Breyner como D. Afonso IV, Ana Bustorff como D. Beatriz de Castela e Leonor Seixas como D. Constança Manuel.

A serie é bastante romanceada, como não poderia deixar de ser... e apesar de um ou outro errozito, manteve-se bastante fiel à história original.
É possível ver a série completa no youtube.



Comparando com os livros que li:
Achei a serie mais semelhante ao livro "Inês" de Maria João Fialho Gouveia. No livro "Constança" de Isabel Machado temos uma D. Constança a sofrer com o amor entre D. Pedro e Inês, enquanto em "Inês" temos uma D. Constança mais serena.
Tal como no livro, na serie, D. Constança sabe do amor que une D. Pedro e Inês, e apesar de não ser feliz, aceita-o, pois sabe que o seu casamento foi imposto. D. Inês é exilada pelo rei D. Afonso IV para Albuquerque, voltando apenas a pedido de Constança para a assistir no parto. Após a morte de D. Constança, Inês é exilada o Convento de Santa Clara em Coimbra. No entanto, no livro, ela passa por mais locais fugida com D. Pedro, onde nascem filhos, mas a serie não aborda esse tempo, centrando-se em Santa Clara. 

Em nenhum dos livros foi mencionado D. Teresa Lourenço, mãe de D. João, Mestre de Avis e futuro D. João I de Portugal, no entanto, na serie, ela aparece como aia de Inês de Castro.



Alguns erros:
- As vestes das clarissas do Convento de Santa Clara em Coimbra eram diferentes do apresentado na serie;
- D. Pedro e D. Inês tiveram 4 filhos, uma deles morto à nascença: 3 meninos e uma menina. Na serie só tiveram 3 filhos, um deles nascido morto;
- Os irmãos de Inês entraram na guerra com D. Pedro contra o seu pai, o rei D. Afonso IV, após a morte de Inês. Na serie os irmãos dela não entram;
- Na execução dos assassinos de Inês, os corações de ambos foram retirados, a um deles pelo peito e ao outro pelas costas. Na serie foi o próprio D. Pedro que lhes arrancou o coração, mas pelo peito.

Em geral, a serie está bastante coerente com a história e está muito bem conseguida. Uma serie para quem gosta de romance e histórias de amor.

By Lum

0 comentários:

Enviar um comentário