terça-feira, 20 de novembro de 2018

Uma Questão de Orgulho, de Linda Carlino


"Carlos V tem sido considerado o maior imperador do Sacro Império Romano desde Carlos Magno, mas terá sido mesmo? Neste romance, a autora deixa-nos com uma visão bastante cética daquele que foi um dos homens mais poderosos da Europa no século XVI. Nesta história de poder, paixão e arrependimento poderemos encontrar um elenco de personagens inesquecíveis que vai fazer o leitor rir ou chorar: amigos e família em cómicas confrontações lembrando Carlos ; criados oferecendo as suas honestas opiniões; um narrador, no seu inimitável estilo ‘objetivo’, oferecendo-nos com frequência revelações bastante acusatórias numa perspetiva mais completa e por vezes surpreendente dos acontecimentos recordados por Carlos…"

É o segundo livro que leio desta autora e mais uma vez, gostei muito. 
Neste livro a autora leva-nos até ao Mosteiro de Yuste, onde Carlos V se recolheu, depois de ter abdicado a favor do seu filho. Aqui, Carlos relembra o seu passado, levando-nos a conhecer um pouco da sua história. Uma coisa que gostei muito no livro, é o facto de ter um narrador, que introduz muitas dos acontecimentos do livro, de uma forma muito pessoal, como que se estivesse a falar directamente com o leitor. Um toque espectacular por parte de Linda Carlino.
Fora isto, adorei a forma como a autora descreve Carlos: enquanto que a imagem imaculada que nos dão nas aulas de história sobre os reis, a autora descreve Carlos de uma forma mais "humana", mais "real".
Tudo bons ingredientes para um livro fantástico, que vale muito a pena ler!!! 

By Lum

0 comentários:

Enviar um comentário