domingo, 17 de março de 2019

Alergias - a descoberta

Olá,

Como sabem, em Novembro do ano passado fiquei doente com papeira, mas o médico que inicialmente fui, pensou que se tratava de uma amigdalite e pôs-me a antibiótico. Claro que me questionou se eu era alérgica a algum composto, pelo que respondi que não. Quando era criança, tive várias crises de amigdalite, tomei muito antibiótico e algumas injecções de penicilina. Nunca fiz alergia a nada.

No entanto, parei de tomar o antibiótico quando o médico da empresa onde trabalho me disse que tinha papeira e que aquilo não estava a fazer rigorosamente nada. Passadas 24 horas, começou a aparecer a urticária, passado umas horas tinha o corpo todo cheio de pintinhas (quando digo todo, é mesmo todo... rosto, pés, mãos, couro cabeludo, tudo). A médica disse que seria alergia ao antibiótico (ver post aqui).
Em nenhum post que fiz à data, mostrei como fiquei. Pensei se haveria de postar foto ou não, mas decidi fazê-lo. A foto é do meu braço e dá para ter a ideia de como estive. Todo o meu corpo estava igual ao meu braço.


A alergia foi o piorio! 
A comichão era tanta.... não consegui dormir ou descansar! O quente fazia-me aflição, mas estava frio e também não queria estar gelada. Foi muito mau! Ao fim de mais de uma semana, as manchas desapareceram, mas a alergia não foi embora com elas. A comichão continuou, a minha pele começou a esfolar e a escamar (incluindo rosto e couro cabeludo). Tinha que literalmente me empastar de hidratante, parecendo que andava cheia de óleo (ver post aqui).


Imunoalergologia 
- O processo
Em Dezembro, consultei uma imonualergologista para conseguir perceber a que composto do antibiótico fiz alergia. 
Primeiro, comecei por contar tudo, com datas e horas exactas, mostrei fotos, etc. Foi tudo anotado, para que pudesse ser traçado o historial.
Com isto feito, a médica mandou fazer análises ao sangue para perceber se dava positivo para alergia a 3 compostos: Penicilina, Amoxicilina e Ácido Clavulânico. Este era o ponto de partida.

Em cerca de uma semana, recebi os resultados e enviei-os à doutora. Os resultados tinham sido inconclusivos. Assim, teríamos que ir para a próxima etapa que seria fazer os testes cutâneos.

E assim foi... No dia de Carnaval fui fazer os testes cutâneos. 

- Os Testes Cutâneos
Devo dizer que este processo foi extremamente doloroso.
Mais uma vez, foram testados os 3 componentes. E como foi?
Primeiro levei duas picaditas, que eram o controlo positivo e negativo. Levei também uma picadita de cada um dos componentes. Esta parte foi a única que não foi dolorosa. Após 30 minutos, começou o pior. Fui injetada, entre a pele, com uma forma diluída de cada um deles nos braços. Foi muito doloroso! Quem já tomou injecções de penicilina sabe do que falo.
Após cerca de 40-45 minutos, foi efectuada injecção de cada um deles, mas desta vez um pouco mais concentrada. Após mais 40-45 minutos, fiz as últimas 3 injecções cutâneas e estas foram as mais dolorosas. No fim, fiquei assim.


Esperei mais cerca de 30 minutos para ver se fazia alergia, e nada. Não fiz alergia nenhuma.

A Confirmação da Alergia
Assim, vim para casa, mas a médica disse para eu estar vigilante e atenta a alguma alteração durante os próximos dias. Mas não foi preciso esperar muito tempo. Passadas umas horas, no mesmo dia à noite, duas das picadas da amoxicilina começaram a ficar avermelhadas e a dar alguma comichão.


No dia seguinte, todas as picadas estavam avermelhadas e a dar bastante comichão. Contactei a médica, que me disse para esperar pelo dia seguinte e ver como estavam as picadas. Continuavam super vermelhas.


 

Ao fim de 48 horas, a médica confirmou a alergia tardia à amoxicilina. Não a poderei tomar mais, e por isso terei que indicar esta alergia sempre que for ao médico.

O processo foi doloroso, mas tirou todas as dúvidas. Assim, não terei que passar por uma alergia horrível como a que tive. 

Espero que com este testemunho possa ajudar outras pessoas que passem por algo idêntico!

By Lum






0 comentários:

Enviar um comentário