quarta-feira, 27 de março de 2019

O Mosteiro da Batalha

Olá,

Quando visitei Leiria, fiz uma paragem para voltar a visitar o Mosteiro da Batalha (sim, já o tinha visitado várias vezes, mas só fiz a visita paga dentro quando era muito pequena e já não me recordava).


Mosteiro da Batalha


A História

O Mosteiro da Batalha, ou Mosteiro de Santa Maria da Vitória, situa-se na vila de Batalha. Foi mandado construir por D. João I em agradecimento à Virgem Maria pela vitória na Batalha de Aljubarrota. A sua construção prolongou-se por mais de 150 anos. Foi doado por D. João I à ordem de São Domingos, pelo que em 1388 já lá viviam os primeiros frades dominicanos. 

Mosteiro da Batalha - Capelas Imperfeitas

D. Filipa de Lencastre, esposa de D. João I e rainha de Portugal, envolveu-se bastante nos projectos de construção. Foi aqui que D. João I e D. Filipa, os primeiros reis da nova dinastia, a de Avis, decidiram fundar o seu próprio panteão, dando uma nova dimensão ao mosteiro. 

Panteão da dinastia de Avis - na 1ª foto os túmulos de D. João I e D. Filipa de Lencastre; na 2ª e 3ª fotos estão os túmulos dos seus filhos, com excepção de D. Isabel de Borgonha, e dos retantes reis da dinastia de Avis; na 4º foto o túmulo do Soldado Desconhecido.

Todos os reis portugueses até D. João III, com excepção de D. João II, fizeram várias obras no mosteiro, concluíram o sistema hidráulico do Panteão e encerraram os vãos com vitrais. Durante o reinado de D. Afonso V, fez-se a primeira ampliação do convento, com a construção de um claustro de dois andares, em que o piso térreo albergava dependências destinadas ao armazenamento de provisões e o piso superior destinava-se à cela dos frades.

Mosteiro da Batalha - Claustro Real

A partir do ano de 1551, o mosteiro sofreu uma profunda alteração, devido à reforma da Igreja Católica e ao aumento dos estudos teológicos, pelo que foi construído mais dois novos claustros. Os frades passaram a estar em clausura rigorosa. No entanto, os claustro quinhentistas e os seus anexos foram demolidos durante as obras de restauro no século XIX.

Mosteiro da Batalha - Claustro

A história do mosteiro torna-se menos conhecida desde do século XVI até 1834, data em que foi extinto o convento.
Após a extinção, os edifícios ficaram na posse do estado e foram posteriormente vendidos a um particular. Em 1840, o mosteiro voltou a receber atenção do Governo, muito por causa do rei consorte D. Fernando II, que conferiu um orçamento anual para restauro.

Mosteiro da Batalha - Capelas Imperfeitas e Capela do Fundador

O interesse do rei D. Carlos I levou a que os túmulos de D. Afonso V, D. João II e do príncipe D. Afonso fossem renovados. No entanto, a função memorial do mosteiro foi ampliada, pois foi escolhido para receber, a partir de 1921, a homenagem a todos os portugueses que perderam a vida na I Grande Guerra Mundial - o túmulo do Soldado Desconhecido.

Mosteiro da Batalha - Espaço destinado à loja e a um pequeno museu sobre o exército militar Português

Pontos de interesse no Mosteiro 

O Mosteiro é de facto um edifício imponente, tendo vários pontos que merece uma atenção especial. Alguns dos pontos já se encontram nas fotos acima, no entanto, fica aqui em mais pormenor.
  • Capela do Fundador ou Panteão de Avis - No Mosteiro da Batalha estão sepultados D. João I, D. Filipa de Lencastre, o infante D. Henrique, o infante D. João, D. Isabel, D. Fernando, D. Afonso V, D. João I e D. Duarte .
Capela do Fundador
  • Igreja da Santa Maria da Vitória - Nave Central 
Nave Central da Igreja da Santa Maria da Vitória
  • Casa do Capítulo - Onde se encontra o Túmulo do Soldado Desconhecido. As Abóbadas e a porta são bem trabalhadas, chegando a ser inacreditáveis. 
Casa do Capítulo

  • Claustro Real
Claustro Real

  • Vitrais - Os Vitrais são magníficos, o da foto é o mais simples
Vitral
  • Capelas Imperfeitas
Capelas Imperfeitas

Video filmado por Lum&Nightmare


Horários das Visitas

Os mosteiro pode ser visitado:
  • 16 de Outubro a 31 de Março - Das 09h00 às 18h00 (última entrada 17h30)
  • 1 de Abril a 15 de Outubro - Das 09h00 às 18h30 (última entrada 18h00)

O Mosteiro encontra-me encerrado: 1º de janeiro, domingo de Páscoa, 1 de maio e 25 de dezembro.

Existem 2 modalidades de bilhetes: o bilhete individual com o preço de 6€ e o bilhete conjunto Rota do Património (Alcobaça, Batalha, Convento de Cristo): 15 €.

Existem depois bilhetes especiais para pessoas com mais de 65 anos, para quem tem cartão jovem ou é estudante e o bilhete família.

Mosteiro da Batalha - Detalhes da sua arquitectura

Pode ainda aproveitar para visitar o Planalto de São Mamede, as Grutas da Moeda em São Mamede, a Ponte da Boutaca, Pia de Urso, o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha e o Museu Etnográfico Casa da Madalena.

Como Chegar

Do Porto - Pela A1, sair na saída Fátima/Batalha;  ou IC2 e sair na Saída Batalha

De Lisboa - A1 em direcção a Norte, saída em direção a Fátima/ Batalha; ou A8 saída Leiria; ou IC2 e sair na saída Batalha.


 By Lum

0 comentários:

Enviar um comentário