sexta-feira, 22 de março de 2019

D. Sancho I, O Herdeiro do Reino, de Maria Antonieta Costa

"Nos primeiros tempos como reino independente, Portugal precisa de afastar os inimigos, formar alianças, povoar a terra. Só um rei com qualidades excecionais o poderia fazer. Intrépido, arguto, inabalável, amante de artes e com um extraordinário talento para governar, D. Sancho é o herdeiro perfeito para dar continuidade à bravura do fundador.
Quem foi na verdade D. Sancho I? O que recebeu de herança do pai, D. Afonso Henriques? Como defendeu e governou o seu reinado? Que força têm os poderes visionários de uma mulher na personalidade de um rei? Treinado para a conquista e defesa da terra, como controlou o monarca o território do amor?"

Este foi um daqueles livros que me senti um pouco "enganada" com o seu título e com a descrição dele. É que o livro leva-nos a crer que se centra em D. Sancho I, mas a verdade é que não passa de uma personagem meramente secundária. Este livro é pura e simplesmente sobre a sua amante, Maria Pais da Ribeira! Não estou com isto a dizer que o livro é mau, porque não o é. O livro é bom, um romance que gostei muito de ler. 
Maria Pais da Ribeira, que sem se dar conta, levou a que todos pensassem que ela era pitonisa, tendo sido levada para a corte por causa disso mesmo. E foi aí que conheceu o rei D. Sancho e se apaixonaram. A partir daqui, o livro leva-nos para o seu universo. 
A autora inventou algumas personagens, sendo uma dela o irmão gémeo de D. Sancho. Entendo a ideia da autora explorar esta vertente, no entanto deixa de ser fiel à história real. Apesar disto, a autora guiou os factos e interligou tudo com a ficção. É interessante a forma como a autora faz isso.
O livro não responde às perguntas do prefácio, como "quem foi na verdade D. Sancho I" ou "como defendeu e governou o seu reinado". Como digo, o livro segue a vida de Maria Pais da Ribeira, até à sua morte. 

Apesar do título do livro ter-me induzido em erro, gostei de o ler! Um romance histórico diferente!

By Lum

0 comentários:

Enviar um comentário