domingo, 17 de maio de 2020

A Senhora dos Rios, de Philippa Gregory


"Jacquetta é casada com o Duque de Bedford, regente inglês da França, que lhe dá a conhecer um mundo misterioso de conhecimento e de alquimia. O único amigo de Jacquetta é o escudeiro do duque, Ricardo Woodville, que está a seu lado quando a morte do duque faz dela uma viúva jovem e rica. Os dois tornam-se amantes e casam em segredo, regressando à Inglaterra para servir na corte do jovem monarca Henrique VI, onde Jacquetta vem a ser uma amiga próxima e leal da sua nova rainha.
Depressa os Woodville conquistam uma posição no núcleo da corte de Lencastre, apesar de Jacquetta pressentir a crescente ameaça vinda do povo da Inglaterra e o perigo de rivais pretendentes ao trono. Mas nem a coragem e a lealdade dos Woodville bastam para manter no trono a Casa de Lencastre. Jacquetta luta pelo seu rei, pela sua rainha e pela sua filha Isabel, para quem prevê um futuro extraordinário e surpreendente: uma mudança de destino, o trono da Inglaterra e a rosa branca de Iorque."

Mais um excelente romance histórico de Philippa Gregory. A Senhora dos Rios é, segundo a autora, o 1º volume da serie The Plantagenet and Tudor Novels. No entanto não foi o primeiro livro que li desta serie. Depois em baixo deixo os links para os posts dos livros que já li. 
Neste livro é nos contada a história de Jacqueta, uma jovem da casa de Luxemburgo, descendente de Melusina. Casa com o segundo mais importante nobre de Inglaterra, o Duque de Bedford, que a introduz no conhecimento da alquimia e adivinhação. Conhece Ricardo Woodville, que é o jovem e belo escudeiro do duque. Quando o duque morre, ambos tornam-se amantes. É aqui que Jacqueta mostra que é um mulher determinada, sem medo de lutar pelo que quer, neste caso, casar com o amor da sua vida, Ricardo Woodville. Confesso que teve que ter muita coragem, pois naquela época, nenhuma mulher escolhia com quem casava, muito menos casava abaixo da sua posição. Foi o que Jacqueta fez, casou por amor com alguém abaixo da sua linhagem de duquesa e princesa de Luxemburgo. Desafiou os padrões da época e na altura acabou por ser "condenada" a pagar uma multa bastante elevada. Acabou por subir na corte, quando se tornou amiga da rainha Margarida de Anjou. No entanto, também a levou a uma vida quase sempre longe do marido e dos filhos. Ao todo, este casal teve 14 filhos! Aconselhou a rainha o melhor que pode, no entanto, Margarida também era uma mulher muito à frente no seu tempo. Penso que mais para o fim, passou a ser um pouco cruel, mas pronto, não deixou de desafiar os costumes da época. 
Este livro termina exactamente no início o livro seguinte, A Rainha Branca.
Vale a pena ler este primeiro para se compreender toda a história seguinte =)

Jacqueta na serie The White Queen

Jacquetta (Janet McTeer) e a sua filha, Isabel Woodville (Rebecca Ferguson) na série The White Queen

Jacquetta é uma das personagens da serie The White Queen, no entanto, a única coisa que aparece na série é o final deste livro, sendo o restante sobre os 3 livros seguintes (A Rainha Branca, A Rainha Vermelha e A Filha do Conspirador).

Vale a pena conferir a série!

Outros livros da serie The Plantagenet and Tudor Novels que já li:
- A Rainha Vermelha - Aqui;
- A Rainha Branca - Aqui;
- A Filha do Conspirador - Aqui;
- A Princesa Branca - Aqui;
- Catarina de Aragão, a Princesa Determinada - Aqui;
- Duas Irmãs, Um Rei - Aqui;

- A série The White Queen - Aqui;
- A série The White Princess - Aqui;
- A série The Spanish Princess - Aqui.

By Lum

0 comentários:

Enviar um comentário