domingo, 24 de maio de 2020

A Maldição do Rei, de Philippa Gregory



"Uma personagem feminina forte, a maldição de um rei, um romance rico em pormenores históricos e investigação rigorosa.
No centro da rápida deterioração da corte dos Tudor, Margarida terá de decidir se a sua lealdade é para com o cada vez mais tirânico Henrique VIII ou para a sua amada rainha. Aprisionada na corte, terá de escolher o seu caminho e esconder a todo o custo o seu conhecimento de uma antiga maldição sobre os Tudor, que lentamente se torna realidade..."


Mais um livro da saga The Plantagenet and Tudor Novels da autora Philippa Gregory, sendo este o 7º volume. Este livro traz-nos a história de Margarida Pole (ou Plantageneta). Uma mulher que viveu desde de que nasceu numa corte de conspirações e se viu com altos e baixos, aprendendo a passar o mais despercebida possível. Casaram-na com um homem abaixo da sua condição, Sir Richard Pole. No entanto, ao que tudo indica foi feliz com ele. Educou o príncipe de Gales, até à sua morte. Após a morte da sua prima, voltou para casa para os seus filhos. Após a morte do seu marido, empobreceu, perdeu a sua casa e teve que enviar os filhos para longe: Henry e Artur, os mais velhos, para casa de um primo seu, Reginaldo entregou-o num convento, e Ursula e Geoffrey seguiram com ela para outro convento. Foi a pior altura da sua vida, em que vários familiares seus decidiram fazer um rebelião contra o rei. Sempre se tentou colocar a margem disto. A sua sorte muda, no momento em que Henrique VIII sobe ao trono e casa com Catarina de Aragão. Rapidamente é chamada à corte e lhe dão de volta todos os seus pertences, tornando-se umas das mulheres mais ricas de Inglaterra. Vê Henrique tornar-se um tirano, sempre o tentou aconselhar e colocar-se ao máximo à margem de todas as conspirações. Educou a princesa Maria, filha de Catarina de Aragão e Henrique VIII. Viu dois dos seus filhos serem presos e um deles ser executado por traição. Apesar de ter passado toda a vida a tentar fazer o correcto e manter-se à margem de conspirações, acabou presa e executada aos 67 anos. 
Vale a pena a leitura deste romance histórico! Adorei!


O livro e as séries

- The Spanish Princess
Já falei da série The Spanish Princess (aqui). A série baseia-se neste livro e no livro Catarina de Aragão, a Princesa Determinada e este que li. Centra-se mais na idade mais jovem de Margarida.


Laura Carmichael como Margarida Pole


Mas, tal como já dito, as diferenças entre a série e os livros são bem evidentes. Para além das que já mencionei no post sobre a série, existem mais estas relativamente a este livro:
- Margarida tinha uma excelente relação com a prima, a rainha Isabel de York, ao contrário de na série;
- Margarida estava com a prima Isabel na altura do seu parto (que a levou à morte), e sempre a apoiou, ao contrário de na série, que entram em conflito acabando com Isabel a expulsá-lo do quarto;
- Cena mega parva na série e que não entendi o porquê de fazerem tal alteração: o marido de Margarida, Sir Richard Pole, não morre esmagado por uma carroça. Morre de gripe enquanto Margarida está em confinamento para dar à luz o seu filho mais novo, Geoffrey;
- Margarida teve 5 filhos a sobreviverem à infância e chegarem à idade adulta: Henrique, Artur, Reginaldo, Ursula e Geoffrey. Na série, apenas tem 3: Henry, Reginaldo e Ursula;
- Ao contrário da série, Margarida nunca esteve envolvida em nenhuma conspiração contra o rei Henrique VII, aliás sempre se manteve bem afastada desse tipo de coisas;
- Na série vemos Margarida a deixar o seu filho Reginaldo num convento e a ir com a filha Ursula para outro convento. No livro, Margarida deixa realmente Reginaldo num convento, mas segue com a filha Ursula e com o seu filho bebé Geoffrey para outro convento onde se mantém até Catarina a chamar à corte.


Margarida com a filha Ursula, deixando o seu filho Reginaldo num convento na série.


Como vêm, as diferenças são bastantes, tal como acontece com o livro sobre Catarina de Aragão.
De qualquer forma, vale a pena conferir a série.

- Tudors
A série Tudors foi uma série que já vi à imenso tempo, mas como agora vai voltar a dar na tv, vou aproveitar para ver novamente e fazer comparações. Adoro fazer estas comparações!! 
Nesta série, Margarida não aparece muito, mas centra-se já numa altura mais tardia da  sua vida.


Margarida Pole, na série Tudors

Margarida aparece apenas como tutora de Maria, filha de Henrique VIII, e posteriormente quando o filho Reginaldo se une ao papa em conspiração para se tornar rei de Inglaterra, o que no livro não é bem assim... realmente uniu-se ao papa, falou-se nessa possibilidade, mas nunca foi para a frente, porque a família foi presa. Na série vemos ela e a família (filho e neto) na Torre e a serem executados (há excepção do neto, que não deu o que aconteceu...), tal como no livro. A sua aparição na série termina com a sua execução. Apesar de não terem explorado a personagem, até que está bastante próximo do livro.


Margarida Pole no dia da sua execução na série Tudors


Outros livros da serie The Plantagenet and Tudor Novels que já li:
- A Senhora dos Rios - Aqui
- A Rainha Vermelha - Aqui;
- A Rainha Branca - Aqui;
- A Filha do Conspirador - Aqui;
- A Princesa Branca - Aqui;
- Catarina de Aragão, a Princesa Determinada - Aqui;
- Duas Irmãs, Um Rei - Aqui;

- A série The White Queen - Aqui;
- A série The White Princess - Aqui;
-A série The Spanish Princess - Aqui.

By Lum


0 comentários:

Enviar um comentário