quarta-feira, 13 de maio de 2020

Vidago, a vila termal

Olá,

Hoje dou-vos a conhecer a Vila Termal de Vidago. Freguesia do concelho de Chaves, Vidago é conhecida pelas águas termais gasocarbónicas.
Conta a história que Vidago terá sido uma estância termal durante o tempo em que os Romanos ocuparam a Península Ibérica.

Palácio de Vidago

Vidago, foi um dos balneários termais mais visitados em Portugal, estando o SPA actualmente, inserido no Vidago Palace Hotel. Teve o seu ponto alto em 1875-1877, quando o Rei D. Luís I fez várias visitas à vila. A fama dos poderes curativos das águas espalhou-se e em 1876-1889 foram premiados em Madrid, Paris, Viena e Rio de Janeiro.
Contribuiu para a construção do caminho-de-ferro a partir do Porto, uma vez que os hospedes utilizavam estradas em muito mau estado. Assim, em 1907, o caminho-de-ferro da Régua a Vila Real, foi extendido até Pedras Salgadas e três anos depois chegou à Estação de Vidago. 


O que ver

1. Termas de Vidago

As Termas ficam inseridas no Parque de Vidago, e os seus edifícios tem um estilo "Belle Époque". São constituídas por 3 nascentes de água, chamadas Vidago, Vidago II e Fonte Salus. Estas Termas já acolheram no últimos 100 anos, grandes figuras da monarquia europeia, da política e das artes. As garrafas de água mineral, Vidago, Salus e Campilho são extraídas em Vidago.

Termas de Vidago

Conta a história, que em 1863, Manuel de Sousa, um lavrador da vila, vindo de umas das suas propriedades, viu uma pequena nascente de água e parou para beber essa água. Achou-a um pouco picante, mas sentiu-se bastante melhor do estômago, do qual sofria de indigestão/enfartamento. Já que a água dava-lhe alívio, continuou a beber, e contou este achado à sua parente D. Júlia Vaz de Araújo, que as levou de seguida ao conhecimento do Dr Domingos Vieira Ribeiro. Manuel de Sousa ficou conhecido como o achador da água.

Termas de Vidago

Existem actualmente várias práticas termais, entre elas, a hidropinia (ingestão da água mineral das 3 fontes), técnicas destinadas ao aparelho respiratório e os duches e banhos, simples ou com massagens.  

2. Parque de Vidago

Parque de Vidago

O Parque Natural de Vidago rodeia o Vidago Palace Hotel. É um parque vasto e belíssimo. Foi criado em 1910 e apresenta uma paisagem típica do início do século XX que permanece intacta até aos dias de hoje. 

Parque de Vidago

O Parque é realmente lindíssimo, a sua vegetação muda consoante a estação do ano. Estivemos lá no Inverno, e devo dizer que a vegetação do parque continuava lindíssima. Nem parecia Inverno naquele local. Adorei o lago "verde" (lago coberto com vegetação), parecia um lugar tirado dos livros de fantasia.

Lago no Parque de Vidago

Apesar do Parque fazer parte do hotel, existe um acordo entre este e a Câmara Municipal, que permite aos turistas visita-lo sem ter que ficar hospedados no hotel. Vale a pena visitar este parque, é mesmo belo!

Lago no Parque de Vidago

3. Vidago Palace Hotel

O Vidago Palace Hotel foi projectado pelo Rei D. Carlos I, que desejava ver construída uma estância de luxo para quem fosse fazer a terapêutica com as águas das Termas, uma vez que já eram consideradas de interesse nacional. Foi inaugurado a 6 de Outubro de 1910, ano em que foi instaurada a república. D. Carlos nunca o viu construído. Em 1936, passa também a dispor de um campo de golfe.

Vidago Palace Hotel

 O Vidago Palace Hotel, através de todas estas ofertas, tornou-se numa das estâncias europeias com maior prestígio durante a 2ª Guerra Mundial. Nos anos 50 e 60, a fama voltou a intensificar-se devido ás festas organizadas no hotel. Em 2006, o hotel encerrou, reabrindo em 2010, cem anos após a sua inauguração. 
Não é permitido aos turistas entrar no hotel, a não ser que lá estejam hospedados.

4. Igreja da Nossa Senhora da Conceição

Igreja da Nossa Senhora da Conceição

A igreja da Nossa Senhora da Conceição foi construída entre 1933 e 1942, de estilo neo-românico. Tem planta em forma de cruz latina com uma nave. A entrada é feita pela porta axial de 5 voltas e arcos de volta perfeita (que se podem ver na foto).


Como Chegar

Parque de Vidago

Do Porto - Seguir pela A20/IC23 até E1/A3 saída em direção a E82/Valença/Braga/A4/Valongo/V. Real, convergir com A7 em direcção a Guimarães e seguir pela saída 8 para A7 em direção a Guimarães Sul/A11/Felgueiras/A24/Chaves, convergir com a A24 em direcção a Chaves/ Espanha, sair na saída 19 para a N2 em direcção a Vidago;

De Lisboa - Seguir pela A1 até ao Picoto e convergir com A41, sair na saída para a A42 até convergir com A11 em direcção a Felgueiras/A7/Guimarães/A24/Chaves, seguir pela saída para A7 em direcção a Fafe/Vila Real/A24/Chaves, convergir com a A24 em direcção a Chaves/ Espanha, sair na saída 19 para a N2 em direcção a Vidago.

By Lum

0 comentários:

Enviar um comentário