domingo, 28 de fevereiro de 2021

,

Já Nasceu!!!

 Olá a todos,

É verdade, a minha menina já nasceu!! 

Como tinha falado, ela estava em posição pelve (ou seja sentada) e tinha que ser cesariana, pelo que a minha obstetra agendou-a para dia 15/02 (momento que já teria 38 semanas e 5 dias).

No início deste mês, para além das pequenas contrações, comecei a perder o rolhão mucoso. Comecei, por causa disso, a fazer consultas semanais. A médica recomendou-me repouso absoluto para que conseguíssemos aguentar até dia 15. 

Não deu! lol

Fonte : https://www.doutora-cegonha.com/cuidados-na-gravidez/rebentar-as-aguas-o-que-fazer-e-o-que-e-a-amniotomia/

No dia 8 de Fevereiro, com 37 semanas e 5 dias fui à consulta com a obstetra, onde foi feita uma avaliação, com CTG e tal. Estava tudo tranquilo, continuava a perder o rolhão mucoso, precisava de descanso e chegaria a dia 15.
Pois.... No dia seguinte, dia 9/02, o meu marido levantou-se como sempre para ir trabalhar. Eu costumo levantar-me sempre para ir ao WC, mas naquele dia deixei-me estar mais uns minutinhos. Já passava das 8h30 (e o meu marido já tinha ido trabalhar), quando acordei e senti que estava a perder mais rolhão mucoso. Mas... de repente, não parava. Levantei-me a correr para ir para o WC, e era só água a escorrer-me pela pernas abaixo... rebentaram as águas! 
Fiquei mega nervosa, estava sozinha... liguei logo para o meu marido, que felizmente atendeu logo. Só lhe disse: "Anda para casa que rebentaram-me as águas", ao que ele responde: "ok"! Em 10 minutos estava em casa (normalmente demora mais, desta vez veio a voar). Enquanto esperei por ele, vesti-me, tentei ligar para a minha obstetra, mas ela não atendeu. Lembrei-me que no Hospital da CUF me tinham dado o numero de telemóvel 24hrs por dia da enfermeira parteira. Liguei, ela fez algumas perguntas e mandou-me para lá que iam ligar com a médica e preparar tudo.

Fonte: https://demaeparamae.pt/artigos/que-que-se-sente-quando-aguas-rebentam


Mal cheguei ao Hospital da CUF no Porto (hospital onde decidi ter a minha filha e onde fui sempre seguida - tenho seguro de saúde, portanto tive esta possibilidade felizmente), já estavam à minha espera. Eu e o meu marido fomos encaminhados para um quarto, onde vesti a famosa bata e onde me colocaram o CTG para monitorizar a bebé e as contrações. Entretanto, apesar de haver uma ou outra contração no CTG, eu não tive qualquer dor ou senti qualquer contração. Fizeram-nos o teste ao covid, claro (felizmente, este custou-me menos que o primeiro que fiz) e disseram que iria demorar cerca de 2hrs a sair os resultados. Uma vez que a minha bebé estava bem e eu estava sem qualquer dor, aguardou-se. Colocaram-me a soro (eu cheia de fome, já não comi desde das 23h do dia anterior), vieram trazer o almoço ao meu marido e eu continuava esfomeada xD

Fonte: http://maternarr.blogspot.com/2017/06/saiba-quais-sao-os-riscos-do-parto-por.html

Entretanto, por volta das 14h saiu o meu resultado do teste, que deu negativo e passado meia hora saiu o do meu marido (negativo também). Começaram a preparar-me para o bloco. Apesar de achar que me ía passar completamente, por causa de sofrer de ansiedade, incrivelmente, consegui manter num nível de calma aceitável - obviamente que há sempre nervosismo, até porque queria conhecer a bebé.

Quando entrei no bloco foi muito estranho, estava lá tanta gente a preparar tudo. Falavam para mim de forma animada, tranquila e carinhosa, o que ajudou a manter-me calma. De seguida, a famosa epidural. Estava com receio que me doesse muito... o que doeu foi completamente suportável. Primeiro, o anestesista, um médico espetacular e super divertido, pediu para me virar de lado. Primeiro sentiu a coluna e conforme foi fazendo o procedimento, ia-me explicando tudo o que estava a fazer, para que não fosse apanhada de surpresa. Passado nem 2 minutos de ele ter dado a medicação, comecei a sentir tudo dormente da barriga para baixo. O medico e as enfermeiras viraram-me de barriga para cima, e no bloco entrou o meu marido e ficou apenas o anestesista, a minha médica e a enfermeira parteira, um pediatra e outra enfermeira que me dava medicação no cateter na mão.

Fonte: http://www.clinicachazan.com.br/gravidez/quem-escolhe-o-melhor-momento-para-o-bebe-nascer/

A partir daqui, foi tudo muito rápido! A sensação que tinha? Que era um frango churrasco na grelha ahahaha
Entretanto, o anestesista disse ao meu marido para se levantar e quando ele o fez ouvi a minha bebé berrar pela primeira vez :D
O meu marido diz que viu a tiraram-na de dentro da barriga e que ela tinha 3 voltas de cordão umbilical à volta do pescoço. Dali mostraram-me logo a bebé. Confesso que tive um misto tão grande de emoções! O amor por aquele ser já era tão grande, que nem dá para quantificar. Nasceu eram 16h08! E depois fiquei tão maravilhada que nem sabia se estava a chorar ou a rir (ou até as duas coisas). A menina foi com a pediatra para ser avaliada e o meu marido foi com ela, enquanto me cosiam. Aí comecei a sentir-me muito enjoada e comecei a ter vómitos. Disse à enfermeira que não estava bem e ela logo me deu outro "cocktail" e os enjoos desapareceram. 
Como disse, foi tudo muito rápido e dali já estava no recobro, com o meu marido ao lado e a minha bebé a mamar pela primeira vez.

Fonte: https://b-emigrante.com/certidao-de-nascimento-qual-a-sua-funcao

O Pós-operatório é mais complicadito! Continuei a levar medicação para as dores pelo cateter da epidural. Sempre que sentia dores, lá estava a enfermeira pronta a ajudar. As primeiras 24hrs, estive deitada, sem me mexer muito, com argália para ir mantendo a bexiga vazia. Aqui era o meu marido que fazia tudo, eu limitava-me praticamente a dar de mamar. Ao fim de 24horas, tiraram-me a argália e ajudaram a levantar-me. Foi um pouco complicado, porque me senti muito zonza. Mas depois o corpo lá se habituou. Doía-me ainda bastante a caminhar por causa dos pontos.  Nesse dia, pude também tomar uma banhoca (com ajuda) e vestir a minha camisa de dormir. Comecei também a ir ao wc sozinha. As refeições ao início foi complicado. Parecia que tudo que comia ía vomitar em seguida, e andei os dois primeiros dias à base de sopa (que era maravilhosa lá). 48hrs depois já poderia ter alta, mas a minha bebé era muito preguiçosa para mamar, dormia na mama, e não acordava por nada. Pedimos para ficar mais uma noite, para termos um pouco mais de ajuda das enfermeiras. Nesse dia tirei o cateter da epidural e comecei a fazer medicação oral para as dores.

No dia seguinte, sexta feira, foi dia da alta. Estávamos ambas bem, apesar de eu sentir ainda algumas dores e me sentir ainda meia combalida. O meu marido foi e continua a ser, ainda agora, a minha grande ajuda. Com isto do covid, não quero visitas cá em casa. Só os avós vieram vê-la, mas de mascara e com distância. Esta tudo a correr bem e estamos ambos apaixonados pela nossa linda filha! :D

Quanto a todo este processo, devo dizer que se voltasse atrás, voltava a fazer cesariana. Apesar de eu não ter grande hipótese de fugir: a bebé sentada, o cordão umbilical à volta do pescoço, rebentar as águas sem entrar em trabalho de parto, etc... Correu tudo bem, todo o pessoal no hospital (desde de enfermeiras, enfermeiras estagiárias, médicos, auxiliares, empregadas de limpeza, etc), foram todos impecáveis.


E pronto, a aventura já começou, agora é usufruir de todos os momentos com a nossa filha!

By Lum





0 comentários:

Enviar um comentário