sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Arévalo - Na rota da história de Espanha

 Olá,

Isto de estar em confinamento e não podermos sair e passear, traz uma saudade enorme. Portanto, decidi fazer um post sobre a nossa visita a Arévalo, antes da vinda do Covid. Sempre dá para matar uma saudade. eheheh

Arévalo situa-se na província de Ávila, em Espanha, na zona de Castela e Leão. A primeira menção a esta cidade ocorre em 1090, durante o repovoamento na Reconquista Cristã. No entanto, só adquiriu importância mais tarde, durante o reinado de Henrique IV de Castela. Foi aqui que a rainha Isabel, a Católica viveu na sua juventude e também foi aqui que sua mãe, D. Isabel de Portugal, esteve em reclusão, quando ficou doente.


O que ver 

- Arco ou Puerta del Alcocer e estátua de Isabel, a católica


Iniciamos a nossa visita pelo Arco ou Porta de Alcocer, onde se situa o posto de turismo.

Arco ou Puerta del Alcocer

Era a principal entrada da cidade velha de Arévalo, separando as praças del Real e del Arrabal. É a única das cinco portas que ainda se conserva nos dias de hoje. Tem a forma de torre e estaria à altura da fortaleza (agora desaparecida). Durante o século XVI, a sua parte superior serviu de prisão, sendo também conhecida por Arco da Prisão. 
Antes de passarmos o Arco, temos uma estátua da rainha Isabel, a Católica, colocada de 2004 em comemoração do quinto centenário da sua morte. 

Estátua da rainha Isabel, a Católica


- Plaza del Real

Após passar o Arco de Alcocer, encontramos a Plaza del Real. Tem o estilo arquitetónico tradicional de uma praça castelhana, com arcadas e varanda, sendo completamente diferente da praça do século XVI.
Era nesta praça que se situava o antigo palácio de Juan II, conhecido como Casa Real de Arévalo, e foi onde a Rainha Isabel passou a infância com o irmão Alfonso. Esta Casa Real já não se encontra ali desde de 1978.

Plaza del Real

Nesta praça também se situa a Casa da Câmara, um dos edifícios históricos de Arévalo.

- Igreja de Santa María la Mayor

A Igreja de Santa María la Mayor foi construída no século XII e o seu exterior é magnífico: constituído por uma secção semicircular decorada com arcos semicirculares e uma torre sineira, que é a mais alta da cidade. 

Torre sineira da Igreja de Santa María la Mayor

É possível visitar a igreja por dentro, no entanto, quando lá fui estava encerrada. Infelizmente, os horários espanhóis para visitas são terríveis, estando tudo fechado quase toda a tarde.

- Igreja de São Miguel

A Igreja de São Miguel data do século XII, mas foi reconstruída pela família Montalvo nos séculos XV e XVI.

Igreja de São Miguel

Outra igreja que não foi possível visitar, devido aos horários. 


- Palácios de Ronquillo e Sedeños

No caminho entre o Arco de Alcocer e o Castelo, encontramos as ruínas dos Palácios Ronquillo e Sedeños. O Palácio de Ronquillo foi construído no século XVI, e apenas sobrou uma parede de fachada onde se vê um arco trabalhado à volta da porta. Mesmo ao lado, encontra-se o Palácio de Sedeños, construído no século XV e onde se pode ver a torre e fachada principal.

Ruínas do Palácio de Ronquillo

- Ponte e Arco de Medina

Perto do Castelo, encontra-se o Arco de Medina e a Ponte Medieval. A ponte foi construída sobre o rio Arevalillo e continua a ser usada como uma das entradas em Arévalo. O arco foi contruído em 1976, como acção comemorativa. 

Arco de Medina


- Castelo Arévalo - Museu do Cereal

O castelo continua a ser um ex libris em Arévalo. Actualmente alberga o Museu do Cereal. Foi mandado construir no século XV por Álvaro de Zuñiga, e durante o reinado dos Reis Católicos sofreu uma remodelação, onde as suas defesas foram melhoradas.

Castelo de Arévalo

No castelo, destaca-se a torre de menagem semicircular, numa planta quadrada. Não sobrou praticamente nada da construção original, uma vez que ficou em ruínas quando foi transferido para o Ministério da Agricultura e foi usado como silo de cereais. Por essa razão, se situa hoje em dia o Museu do Cereal. 

Castelo de Arévalo

O castelo já foi prisão, pedreira, silo e cemitério. Mais um edifício que não conseguimos visitar, devido aos horários terríveis dos monumentos em Espanha. 


Como Chegar

Do Porto - Seguir pela A1 até à saída 16 para convergir para a A25 em direção a Viseu, seguir até Vilar Formoso e seguir pela N322, passar a fronteira e seguir pela A-62 até à saída 244 em direção a E-803/Cáceres/A-66/A-50/Madrid/Salamanca(Sur)/CL-517/Vitigudino, de seguida seguir indicações para A-50/Madrid/E-803/A-66/Cáceres, seguir pela A-50 até à saída  46 para N-501 em direção a Salvadiós/AV-800/Fontiveros/Narros del Castillo, seguir indicações até Arévalo.

De Lisboa - Seguir pela A1,  até à saída em direção a Abrantes/C.lo Branco/T.res Novas para a A23, até convergir com a A25 para Vilar Formoso e seguir pela N322, passar a fronteira e seguir pela A-62 até à saída 244 em direção a E-803/Cáceres/A-66/A-50/Madrid/Salamanca(Sur)/CL-517/Vitigudino, de seguida seguir indicações para A-50/Madrid/E-803/A-66/Cáceres, seguir pela A-50 até à saída  46 para N-501 em direção a Salvadiós/AV-800/Fontiveros/Narros del Castillo, seguir indicações até Arévalo.

By Lum


0 comentários:

Enviar um comentário