domingo, 14 de fevereiro de 2021

Sissi - Imperatriz por amor, de Allison Pataki


" Sissi foi a imperatriz mais marcante no imaginário popular, imortalizada no cinema por Romy Schneider. Este romance, inspirado em acontecimentos reais, recorda uma das mais bonitas histórias de amor de todos os tempos.

Em 1853, os Habsburgos são a família governante mais poderosa da Europa. O seu império estende-se da Áustria à Rússia, da Alemanha à Itália, e no trono está o imperador Francisco José — jovem, rico e ainda solteiro.

Com apenas 15 anos, a Duquesa da Baviera, Isabel, mais conhecida como Sissi, acompanha a sua irmã, que está prometida em casamento ao jovem imperador. Mas Sissi apaixona-se pelo noivo da irmã e rapidamente se embrenha num difícil dilema: o seu amor é correspondido! Francisco José renega a prometida noiva e decide casar com Sissi.

No trono da corte imperial mais traiçoeira da Europa, a jovem imperatriz acidental irá perturbar lealdades políticas e familiares no seu empenho por ganhar, e manter, o amor do seu imperador, do seu povo e do mundo."


Foi o primeiro livro que li, tanto sobre a Imperatriz Sissi, como da autora Allison Pataki. Já conhecia algumas coisas da sua história, para o qual as férias na Áustria em 2019 (ver aquiaqui e aqui) tanto contribuíram. A verdade é que os palácios mais famosos de Viena tem alas completamente dedicadas a Sissi e à sua vida. O livro só veio complementar. É claro que é um romance, que há ficção envolvida, mas no seu geral, os acontecimentos são reais. Há acontecimentos que são romanceados, tal como em qualquer romance que é bom. O livro foca bem o quanto ela foi incompreendida, e o quanto sofreu na corte. Não foi preparada para tal missão, casou por amor, e viu-se afastada dos filhos pela sua sogra (e tia). As queixas constantes e pedidos para ver os filhos ao seu marido, o imperador, nunca davam em nada, uma vez que ele próprio era "um pouco controlado" pela mãe. Tudo isto levou ao afastamento do casal imperial, especialmente após os rumores de traição do imperador. 

O livro começa com uma Sissi jovem, na Baviera com a sua família e termina com a autorização do seu marido para ficar na Hungria, na cidade de Budapeste que tanto gostava, e a criar a sua filha recém nascida, Valéria. 

O livro é enorme, mas eu li-o numa semana, pois a autora conseguiu torna-lo cativante. Já saltei para o volume 2.

Recomendo a leitura!

By Lum

0 comentários:

Enviar um comentário