sexta-feira, 13 de novembro de 2020

,

2º Trimestre de Gravidez e a Prova de Tolerância à glicose oral (PTGO)

 Hello,

Pois é, pois é... o tempo está a passar e já estou nas 25 semanas de gravidez (que equivale à penúltima semana de gravidez).

Fonte: https://www.almanaquedospais.com.br/meses-x-semanas-de-gravidez/

Não tarda, já a tenho nos meus braços! :D 
Neste momento está tudo a correr bem, felizmente. A miúda vai ser uma karaté kid brutal, uma vez que me soca e pontapeia como se não houvesse um amanhã eheheh Para agora não incomoda nada, os mais fortes às vezes fazem-me estremecer por ser tão fortes. Mas no geral, é uma sensação única senti-la. Também o meu marido já a conseguiu sentir por várias vezes. Aliás, volta e meia, é tamanha party dentro da barriga, que se vê a mexer olhando para a barriga :D

Fonte: https://www.saberatualizadonews.com/2018/01/bebes-fetos-conseguem-dar-chutes-de.html

Este trimestre está a ser mais calmo, não tem havido enjoos. Agora começo a sentir bastante azia, em especial à noite. Também neste trimestre, faz-se a ecografia morfológica entre as 18 e 24 semanas. Eu fiz a minha às 20 semanas (já tinha falado disso aqui). É nesta ecografia que será possível (caso o bebé deixe) ver o sexo do bebé. Também é nesta eco que são avaliadas e descartadas mal formações que o feto pode ter. Felizmente na minha, estava tudo bem :)

Mas também é neste trimestre que temos um exame horroroso e tão temido pelas mulheres no seu estado de graça - a Prova de Tolerância à glicose oral (ou PTGO). Foi na quarta que o fui fazer....


O que é a PTGO?

Este teste, tal como o próprio nome indica, irá mostrar como o nosso organismo reage à ingestão de açúcar. Por outras palavras, é o teste para despistar a diabetes gestacional. Faz-se entre as 24 e as 28 semanas de gravidez.


Como é realizado o exame?

A grávida tem que ir em jejum e irá ser medido o valor de açúcar no sangue logo nessa hora através da picagem do dedo. Se os valores estiveram normais, é feita a primeira colheita de sangue, ainda em jejum.

De seguida é dado a beber às gravidas um liquido açucarado (muito açucarado), com 75g de glicose (açúcar) diluído em 200ml de água. Existem vários sabores: pêssego, laranja, limão... A grávida escolhe qual quer e tem que ingerir toda a quantidade. O mais aconselhável é escolher o de limão, por ser, supostamente, o que menos enjoa a beber.

Tem que se aguardar uma hora e, ao fim dessa hora, é efetuada uma nova colheita de sangue. 

Após a segunda colheita de sangue, tem que se aguardar mais uma hora, e ao fim, é efetuada a terceira e última colheita de sangue.


Como interpretar os resultados?

Ainda não tenho os meus resultados, mas segundo o site Diabetes365º, os valores são os seguintes:

Jejum: ≥92 mg/dL ou;
Após 1h: ≥180 mg/dL ou;
Após 2h: ≥153 mg/dL.


A minha experiência

Ora, eu quando entrei na clinica para realizar este exame ía super nervosa. Muitas grávidas não o conseguem fazer, mas o que tem que ser, tem mesmo que ser feito.

Na primeira fase: mediram-me a glicose em jejum que estava com um valor muito bom e então lá se avançou com a primeira colheita. Quem me conhece sabe que para mim, fazer analises ao sangue me deixa sempre muito ansiosa e que de todo odeio ter que fazê-las. E estando nervosa, não facilita muito as coisas. Após a primeira colheita, senti-me um pouco orada/ zonza - fruto do meu nervosismo, e após a queda repentina dos níveis de ansiedade e adrenalina, lá vem esse mau estar.

Aguardei e comecei a beber o tal liquido (na clinica só tinham de limão e ainda bem, pois era esse que sempre me aconselharam). O enfermeiro disse logo que a formula tinha sido um pouco alterada para não ser tão má. A verdade é que consegui beber, e não foi dos piores sabores que senti. De ser tão doce e aquilo fica muito desconfortável na garganta, mas o enfermeiro deixou-me beber um golinho de água para ajudar.

E lá fui eu, para uma salinha, esperar uma hora. Na primeira hora, senti-me mais ao menos. Muitas grávidas vomitam nesta fase, por causa do liquido ser super doce. Eu mantive-me quietinha e o mais calma que pude e correu bem, nada veio fora. 

No fim da primeira hora, lá fui eu fazer a segunda colheita de sangue. Esta correu lindamente e não me senti mal (também com a quantidade de açúcar que tinha metido para dentro, puuff). Aguarda-me mais uma horinha de espera. Desta vez, comecei a sentir fome, pois tanto tempo em jejum, não há quem aguente.

No fim da segunda hora, fiz a terceira e última colheita de sangue. Esta não correu tão bem: tive uma quebra de tensão, por já não comer à tanto tempo. Mas lá me deixaram comer uma barra energética e passado uns minutos estava bastante melhor. 

Conclusão: o liquido não era tão mau quanto eu pensava, as picadas foram horríveis e tenho uma alta pisadura no sitio da última colheita (foi o braço que levou com as duas picadelas). Entretanto, após tomar o pequeno almoço, fiquei um pouco mal disposta, e até me ir deitar, estive com uma grande azia. Mas no final, até nem correu mal.... mas espero não ter que repetir mais (a não ser numa próxima possível gravidez lol).

Portanto, para quem tem que fazer o teste, mantenham-se calmas que tudo vai correr pelo melhor :)


By Lum

0 comentários:

Enviar um comentário