quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Uma deusa para o rei, de Mari Pau Domínguez


"Salamanca, 1543. Com apenas 16 anos, o futuro rei Filipe II de Espanha antecipa inquieto o momento que mudará a sua vida: o casamento com a prima Maria Manuela de Portugal. Os interesses estratégicos de Espanha impõem que o príncipe cumpra o seu dever, mas o jovem impulsivo não consegue renunciar à relação que mantém com Isabel de Osório, dama de companhia da sua irmã. Durante mais de quinze anos, esta paixão intensa incendiará os corações dos dois amantes - sem no entanto nunca se conseguir sobrepor aos desígnios de uma nação..."


Foi o primeiro livro que li desta autora, e gostei bastante da sua forma de escrever. Este livro começa no início do relacionamento do príncipe Filipe II com Isabel de Osório, ainda antes de ele casar pela primeira vez com a prima, a infanta Maria Manuela de Portugal. O romance entre dois acabou por sobreviver a tudo. O casamento com Maria Manuela foi infeliz, especialmente para ela. Acabou por morrer a dar à luz o primeiro filho de Filipe. O romance entre Filipe e Isabel continuou, mas Filipe foi chamado pelo pai, o imperador Carlos V, aos Países Baixos, atendeu de imediato à chamada do pai, deixando Isabel em Espanha. Foi forçado a casar com a rainha Maria I, mais velha que ele, e por quem ele não nutria qualquer sentimento. O seu coração continuava em Espanha, com Isabel. Apenas lhe restava o quadro de Ticiano para relembrar Isabel. A rainha Maria era uma mulher apaixonada pelo seu marido, mas também ela não teve um casamento feliz. Após Maria morrer, Filipe regressou a Espanha, tornando-se rei após a morte de seu pai. Viveu mais algum tempo com Isabel de Osório e com os dois filhos de ambos no Palácio da Saldañuela, mandado construir por Filipe para Isabel. O romance termina quando Filipe faz um tratado de paz com França, casando-se com Isabel de Valois, filha do rei francês. Um romance bastante atribulado, mas que acabou por vencer várias barreiras. Um livro que desperta muito interesse, lendo-se rapidamente. Gostei muito!


Na série Carlos Rey Emperador

Na série Carlos Rey Emperador, sobre a vida do Imperador Carlos V, a presença do seu filho Filipe é indiscutível. E de facto, durante a série é possível ver também um pouco da sua história.

O romance com Isabel de Osório não é tão abordado como no livro, claro, mas como amante de longa data de Filipe, ela aparece na série.

Irene Montalà como Isabel de Osório e Marcel Borràs como Filipe

Tal como no livro, o romance com Isabel de Osório iniciou-se antes de casar com D. Maria Manuela. Tal como no livro, não teve um casamento feliz e disse-o no leito da morte.

Marcel Borràs como Filipe e Itsaso Arana como D. Maria Manuela

Quando a série termina, aquando da morte de Carlos V, Filipe ainda está casado com Maria I de Inglaterra.

Marcel Borràs como Filipe e Ángela Cremonte como D. Maria I de Inglaterra

Esta série espanhola está muito bem conseguida e é o seguimento da série Isabel (sobre os reis católicos) e do filme La Corona Partida (que conta a história de como Joana, a Louca se torna rainha de Castela até ser encarcerada em Tordesillas). Claro que há algumas alterações à história, mas penso que foi apenas para dar mais emoção a algumas cenas. A série é difícil de encontrar, e ainda mais arranjar legendas. No entanto, quem entender um pouco de espanhol, consegue facilmente perceber.

Recomendo a série!

By Lum

0 comentários:

Enviar um comentário