sexta-feira, 9 de agosto de 2019

A Pericoronarite

Olá,

Hoje trago-vos mais um tema sobre saúde. Penso que é sempre interessante falar, principalmente quando é algo que nos acontece e podemos dar o nosso testemunho.

Á cerca de um mês atrás, começou a doer-me junto ao dente do ciso e a garganta. Pensei que fosse uma amigdalite, mas como era algo soft, podia ser que não fosse nada. No dia seguinte, não conseguia abrir a boca o suficiente para comer como devia de ser - tinha imensas dores ao tentar abrir. No dia a seguir, as dores tornaram-se insuportáveis, mesmo a engolir, e por isso, fui à farmácia comprar algo para a garganta e brufen. Não adiantou de nada, pois nessa noite não dormi nada com as dores e com o dia, ainda pior.

Fonte: https://www.tuasaude.com/pericoronarite/

Como as dores não passavam e nem o brufen fazia efeito, falei com o dentista que me disse que o meu quadro se encaixava numa Pericoronarite.

O que é uma Pericoronarite?

A pericoronarite é uma inflamação, acompanhada ou não de infecção, num dente que está parcialmente coberto pela gengiva, resultando em dor, inchaço local e, muitas vezes, mau hálito. Por norma, acontece durante a sua erupção. Pode iniciar como uma inflamação ligeira e evoluir, posteriormente para uma infecção (causada por bactérias).

Esta reacção é habitualmente aguda, ou seja, de aparecimento súbito e desenvolvimento rápido, mas pode ter também carácter crónico e durar bastante. No meu caso, foi aguda.

Pode acontecer em qualquer dente, mas é mais frequente no dente do siso. Ocorre principalmente nos sisos inferiores, pois o espaço entre a coroa destes dentes e a gengiva é uma área ideal para acumulação de restos de comida, sendo muito difícil de remover durante as escovagens ou limpeza dos dentes. No meu caso, aconteceu no dente do siso inferior do lado esquerdo.

Pericoronarite
Fonte: Saudebemestar.pt

Apesar de não ser de carácter grave, quando negligenciada, pode passar para as estruturas adjacentes, podendo dar início a processos infecciosos mais severos e mais difíceis de tratar.


Quais as causas?

Pode haver várias causas para a pericoronarite:

- Dente parcialmente erupcionado ou retido;
- Colonização de bactérias entre a coroa do dente e a gengiva que a recobre, devido ao acumular de alimentos;
- Dificuldade de higienização do local em questão, ou higiene deficiente;
- Trauma dos tecidos moles que recobrem, ou pela própria mastigação.

Durante a gravidez, como existe maior propensão para a inflamação das gengiva devido às alterações hormonais, a pericoronarite é também muito habitual em grávidas.

Fonte: Blog A Minha Saúde Bucal


Quais os sintomas?

Os sintomas são horríveis, a dor insuportável. Os sintomas são:
- Dor local que pode ir de moderada a forte;
- Existência de mau-hálito (halitose);
- Inflamação da gengiva  ou “inchada”, causada por edema ou abcesso;
- Sangramento gengival / tecidos moles que circundam a área afetada;
- Limitação da abertura da boca (trismo), principalmente ao acordar;
- Dificuldade e dor durante a mastigação;
- Dificuldade de deglutição;
- Possível difusão da dor para o ouvido e cabeça, assim como dor de garganta;
- Adenopatias ou hipertrofia (aumento de volume) dos gânglios do pescoço;
- Presença de pus na área afetada, e eventuais episódios de mal-estar e febre baixa, principalmente nos casos de pericoronarite severa disseminada.


Eu tive quase os sintomas todos, para mal dos meus pecados. A dor era bastante forte, eu tinha um sabor horrível na boca, pelo que tinha a noção de que tinha mau hálito, tinha a gengiva super inchada e, como já disse, não conseguia abrir a boca; mal conseguia mastigar (só me apetecia fruta madura ou líquidos e sopa), tinha dor de cabeça e uma dor super forte de garganta e tinha os gânglios inchados. 



Qual o tratamento?
A ida ao dentista é obrigatória nesta situação e será ele a indicar qual o tratamento após avaliar o caso.
Nos casos mais ligeiros, é prescrito analgésicos, como paracetamol, e anti-inflamatórios, como ibuprofeno. Também podem ser prescritos analgésicos a nível tópico, como sprays bucais.

Quando a infecção é a nível dos tecidos moles na zona do dente, poderá ser prescrito um antibiótico, como por exemplo a amoxicilina. Ora, eu cheia de sorte... precisei de tomar antibiótico, mas sou alérgica à amoxicilina (ver aqui). Pelo menos, há alternativas. Foi-me dado outro antibiótico, sem ser esse. Para além do antibiótico, tomava ibuprofeno de 8h em 8h, mas nos primeiros dias de antibiótico, o ibuprofeno fazia efeito umas 3 horas, de resto era só dores. Ao 3º dia de antibiótico a dor começou a abrandar.
Para além disto, o dentista disse para eu aplicar gelo para ajudar a aliviar a inflamação.




Só após o tratamento da infecção, será feita uma avaliação para verificar se é necessário alguma intervenção. As intervenções podem ser:

- Gengivectomia - consiste no corte e remoção da gengiva "em excesso" na zona da pericoronarite;
- Extracção dentária -  geralmente é do dente do siso. Consiste em "tirar o dente do siso".


Tenho consulta amanhã para fazer esta avaliação. Vamos ver no que dá. Wish me luck!

By Lum

0 comentários:

Enviar um comentário