domingo, 4 de agosto de 2019

Elvas, Badajoz à vista!!

Olá,

Quando visitamos Elvas, aproveitamos para dar um saltinho a Badajoz, pois, tal como se costuma dizer: Elvas Elvas, Badajoz à vista!!! E não é que se vê mesmo!! ehehehe

Alcazaba - Badajoz

Badajoz é uma cidade espanhola situada na fronteira com Portugal, na província de Badajoz. Durante muitos anos, os alentejanos atravessaram a fronteira, a partir de Elvas, para fazer contrabando. Também muitos espanhóis fizeram o caminho contrário. Ambas as cidades, Elvas e Badajoz, tem uma grande história em comum, feita tanto de batalhas como de solidariedade, sendo exemplo disso o facto dos portugueses terem dado abrigo a espanhóis durante o período da guerra civil espanhola.

História

Badajoz foi uma cidade muito importante durante o período muçulmano. Do século VIII até ao início do século XI, esta região fez parte do Califado de Córdova. No entanto, a primeira taifa sucumbiu perante as invasões Almorávidas, vindas do norte de África a partir de 1067. Em 1086, Afonso VI de Leão, conquistou por algum tempo a cidade. Foi invadida por Almóadas em 1147. Foi temporariamente dominada pelos portugueses em 1168, mas voltaria a ser independente pouco depois. O domínio dos mouros terminou definitivamente em 1230, quando Afonso IX de Leão a conquistou. Durante o reinado de Afonso X, foi criada uma diocese e foi iniciada a construção da catedral.
Em 1336, durante o reinado de Afonso XI, as tropas do rei Afonso IV de Portugal cercaram a cidade, mas foram derrotadas em batalha, forçando o rei de Portugal a abandonar o cerco.

Cidade de Badajoz

Em 1640, Badajoz foi atacada durante a Guerra da Restauração portuguesa, tendo continuado até 1660. No verão de 1703, durante a Guerra da Sucessão Espanhola, o rei D. Pedro II de Portugal passou a fazer parte da aliança anglo-austríaca que apoiava as pretensões de Carlos, filho de Leopoldo I, ao trono espanhol, sendo que em troca eram cedidas a Portugal, algumas praças na Galiza e Estremadura, entre as quais Badajoz. No entanto, em 1715, Portugal assinou um acordo de paz na qual renunciava às suas pretensões sobre Badajoz.


O que visitar

Existem vários locais de visita obrigatória em Badajoz...

1. Alcazaba

Situa-se na zona mais alta de Badajoz e foi construída em 875 por Abd-al-Ramman Ibn Marwan “El Yilliqui”, tendo sido modificada e completada pelos governos sucedidos na cidade. A configuração actual é o resultado da reforma maior que sofreu no século XII pelos Almóadas. O período do seu maior esplendor foi no século XI durante a dinastia Aftásida. É constituído por 3 portas principais: Porta del Capitel e Porta del Alpendiz, ambas Almóadas; e a Porta de Carros ou de Yelbes. Existe também um postigo chamado La Coracha ou Del Rio.


Alcazaba - Badajoz

É ainda constituído por vários torreões de reforço das cortinas amuralhadas e de torres de vigilância.

No interior da Alcazaba, manteve-se todo o casario que constituía a cidade, excepto no importante subúrbio do noroeste. Existiram três mesquitas, convertidas posteriormente em igrejas. Também foram mais tardes construídos palácios no interior da Alcazaba. 


2. Praça Alta

A Praça Alta situa-se mesmo ao lado da Alcazaba, onde se pode ter uma vista privilegiada sobre ela. Foi, até recentemente, o coração da cidade e centro de todas as actividades da sua vizinhança.
Tem um aspecto peculiar, mas muito bonito.

Praça Alta - Badajoz

No final do século passado, instalaram no meio da praça uma estrutura de ferro moderna de grandes proporções para acolher um mercado, onde actualmente se encontra instalado o Campus da Universidade. Até 1799, quando se edificou a actual Praça de San Juan, a Câmara Municipal esteve nessa zona. A Praça é quadrangular, plana e ampla. 


3. Torre de Espantaperros

Esta Torre resulta na mais monumental e destacada das Torres albarranas da Alcáçova. Era antigamente chamada de Atalaya e é actualmente conhecida por Torre de Espantaperros, devido ao som do sino que existia anteriormente. É considerado um dos monumentos mais representativos da cidade. Tem uma estrutura monumental que faz lembrar a sevilhana Torre del Oro.

Torre de Espantaperros - Badajoz

A torre tem 30 metros de altura e uma planta octogonal, coroada por uma estrutura quadrangular e situa-se a 25 metros sobre a cerca principal. Serviu noutros tempos para vigiar e dominar os arredores de La Galera, edifício que serviu como câmara municipal, paiol, hospício, prisão, e até de museu arqueológico.


4.  Museu Arqueológico

O Edifício onde se encontra o Museu foi construído no século XIV-XV no interior da Alcáçova por Lorenzo Suárez de Figueroa, para estabelecer a sua residência quando se tornou alcaide da cidade. É um exemplar muito representativo e notável do modelo de mansão senhorial. Posteriormente passou a ser posse dos Condes de la Roca.


Museu Arqueológico - Badajoz


5.  Ponte de Palmas


A ponte actual foi construída sobre outra ponte que foi construída em 1460 e foi destruída por uma forte cheia do rio em 1545. A actual ponte foi construída em 1596, quando o Rei da Espanha era D. Filipe II e o governador de Badajoz era D. Diego Hurtado de Mendoza. Até à sua construção no século XV, a cidade tinha uma carência de pontes, pelo que a travessia se fazia maioritariamente em barcos.

Badajoz - Ponte de Palmas

Devido aos estragos ocasionados pelo rio em diferentes épocas, foi preciso submeter a ponte a sucessivas reparações para a manter em funcionamento. Em 1603, já no reinado de D. Filipe III, uma grande cheia no Guadiana destruiu 16 dos seus 24 mananciais.
Á frente desta ponte, está a Porta de Palmas, um dos monumentos mais representativos da cidade.


6. Convento de las Adoratrices

O Convento de las Adoratrices (ou Convento das Adoradoras) também é conhecido como Convento de São José. É um convento feminino da ordem das Adoradoras Escravas do Santíssimo Sacramento e da Caridade. Fica situado no centro histórico, na praça de São José, junto à Praça Alta e à Alcazaba. Foi construído em 1917 sobre as ruínas de uma ermida dedicada a São José, datada do século XIII. São José  foi padroeiro da cidade de Badajoz durante vários séculos devido à conquista da cidade aos mouros pelo rei Afonso IX de Leão ter acontecido no dia deste santo.

Convento de las Adoratrices

Por volta de 1550 foi fundada a Confraria de São José. No início do século XIX, durante a Guerra Peninsular, o edifício foi bombardeado e esteve praticamente abandonado até ser reconstruído em 1917. O interior da igreja continua a ter a imagem antiga do santo, juntamente com outras imagens, no retábulo barroco do altar-mor.

7. Outros locais para visitar

 Fortificações de Vaubán - foi erguida na segunda metade do século XVII para reforçar as defesas de Badajoz pelas guerras entre Portugal e Espanha, entre 1640 e 1668;

Ermida La Soledad - É nesta ermida que se encontra a Padroeira de Badajoz. Foi erguida pelo Duque de San Germán no final do século XVIII, mas não no local onde se encontra actualmente, mas sim em frente, onde se encontra actualmente o edifício da Giralda;

Catedral de São João Baptista - É a Catedral de Badajoz e situa-se na Praça de Espanha, no centro da cidade. É a Sé da Arquidiocese de Mérida-Badajoz;

La Giraldilla - Foi construído na década dos anos 30 do século passado, reproduzindo em uma das partes a Giralda de Sevilha;

Museu de Badajoz - Este é o Museu da cidade e surgiu com o objectivo de ser um guia para o conhecimento, divulgação e interpretação do passado, presente e futuro da cidade de Badajoz.



Como Chegar

Interior da Alcazaba de Badajoz

Do Porto - A1 em direcção a Sul, seguir pela saída 11 em direcção a N342/Lousã/Soure/Condeixa; seguir pela A13 em direcção a Lousã/Tomar; seguir pela saída em direcção a N3/Abrantes Oeste/Rio Moinhos na A23, seguir pela A6 em Portalegre para a BA-20 em Extremadura, España, em direcção a Badajoz;

De Lisboa - Seguir pela A2 até à IP7 e seguir as direcções para A6/A13/A15/A1/Espanha/Évora/Santarém; seguir pela A6 até à saída para BA-20 em direcção a Badajoz.

By Lum

0 comentários:

Enviar um comentário