sábado, 23 de fevereiro de 2019

,

O Dia do Regicídio - Mini-serie 2008

Olá,

Hoje venho-vos falar de mais uma série portuguesa: O Dia do Regicídio.


Esta mini-série baseia-se em factos históricos passados entre 1906 e 1908 e entre Lisboa e Vila Viçosa, terminando no assassinato do Rei D. Carlos I e o principe herdeiro D. Luís Filipe. Contém apenas 6 episódios.


Ao longo da série são apresentados todos os republicanos que contribuíram para o regicídio e de como tudo se processou. Entre eles, temos Aquilino Ribeiro (Pedro Carmo), Manuel Buiça (Ricardo Aibéo) e Alfredo Costa (Manuel Wiborg), membros da Carbonária. Na serie, é mais centrada em Manuel Buíça, o actor dos disparos que mataram o rei e o príncipe herdeiro, mostrando o seu dia-a-dia como professor de música e com a sua família, esposa e filha. Mais tarde enviúva, uma vez que a mulher morre a dar à luz o segundo filho do casal.


Ao mesmo tempo, vemos a família real: um D. Carlos (Pedro Wallenstein)  mulherengo, "mandão", um D. Luís Filipe (Afonso Pimentel) focado, que, com todos os ataques ás famílias reais europeias, decide andar armado; uma rainha D. Amélia (Suzana Borges) sofredora e caridosa, um D. Manuel (Tiago Mateus) mais recatado e nada preparado para ser rei e, por fim, um duque do Porto, D. Afonso (irmão do rei) (Jorge Silva) muito atento e protector dos seus sobrinhos. 


Entendo que o rei não teve os seus melhores momentos em algumas decisões que tomou, inclusive a sua esposa que foi contra a algumas, e que as pessoas, com a pobreza, estavam a revoltar-se pela republica com a esperança de passar a viver melhor.. (o que me parece que não aconteceu!). E também sei que na altura, as revoluções se faziam à base de atentados e sangue, mas foi um dia demasiado sangrento para Portugal. D. Amélia deve ter vivido horrores, ao ver morrer o seu filho e marido mesmo ao seu lado. Ninguém merece... puufff.

Algo muito positivo nesta mini série é a caracterização dos actores. Naquela altura já haviam as fotos as cores e a verdade é que conseguiram caracterizar os actores de forma a ficarem idênticos aos "originais". D. Carlos está super parecido, assim como Manuel Buiça, D. Amélia e os infantes. Nota muito positiva mesmo.

Uma mini séria obrigatória para os amantes da história de Portugal!

By Lum


0 comentários:

Enviar um comentário