domingo, 3 de fevereiro de 2019

Tomar - A cidade dos Templários

Olá,

Hoje vamos viajar até Tomar, a cidade dos Templários!
Tomar é uma cidade no distrito de Santarém, província do Ribatejo. Foi fundada em 1160 por Gualdim Pais, o mestre mais famoso da Ordem do Templo, após conquista de D. Afonso Henriques aos mouros.

Tomar - Convento de Cristo e Castelo dos Templários


História
Em 1307, o Papa mandou suprimir a Ordem do Tempo e confiscar-lhes os bens. Nesta altura, D. Dinis reinava em Portugal, e teve que obedecer às ordens do Papa. Reclamou os bens para o estado e fundou a Ordem de Cristo, sendo assim possível manter os templários em Portugal. Em 1415, após conquista de Ceuta, o Infante D. Henrique tornou-se o grão-mestre da Ordem de Cristo e viveu mais que uma década em Tomar. 

Jardins do Convento de Cristo - Tomar


O que ver

Tomar é uma cidade templária, pelo que existem imensas influências dos templários.

Convento de Cristo e Castelo Templário
É o ex-libris de Tomar, declarado monumento "Património da Humanidade" pela UNESCO em 1983.

Convento de Cristo e Castelo dos Templários - Tomar - Vista noturna

Após a doação de terras entre o Mondego e Tejo aos Caveleiros do Templo de Jerusalém, por D. Afonso Henriques, estes decidem construir um castelo num monte e escolheram o o seu nome: Tomar. 

Após o desmantelamento da Ordem do Templo e fundação da Ordem de Cristo, e após as descobertas marítimas dos séculos XV e XVI, o castelo de Tomar é então Convento e sede da Ordem. 

Ruínas no Castelo de Tomar

O Convento tem várias arquiteturas: românica, pelos templários; Gótico; Manuelino; Renascimento durante a reforma da Ordem; Maneirismo e o Barroco.

Fachada do Convento de Cristo - Tomar

O templo tem uma planta redonda, edificado pelos Templários e tem matriz na igreja que o imperador Constantino construiu. 

Fachada do Convento de Cristo - Tomar

Em torno da igreja desenvolveu-se, então um grande convento, com um conjunto de quatro claustros, a enfermaria e ainda um aqueduto construído pelo rei espanhol Filipe III.

Claustro do Convento de Cristo - Tomar

Claustro do Convento de Cristo - Tomar

O Convento é constituído por vários claustros: claustro do Cemitério, claustro da Hospedaria, claustro dos Corvos e claustro de D. João III ou claustro Grande. Neste último claustro, é possível encontrar umas escadas em espiral que vai dar a um terraço magnífico, chamado de Terraço de Cera.

Terraço de Cera, Convento de Cristo - Tomar

O nome deste terraço deve-se ao facto de ser o local onde deixavam os favos de mel a secar.
Na fachada do Convento, caminhando pelo Terraço, é possível ver o elemento manuelino que mais se destaca: a janela manuelina.

Janela Manuelina - Convento de Cristo em Tomar

No interior do convento, encontra-se uma igreja manuelina, de arquitectura fantástica.

Igreja no Interior do Convento de Cristo - Tomar

É chamada de Charola, e foi construída à imagem da Rotunda da Igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém. A sua decoração reflecte a riqueza da Ordem dos Templários no século XII.

Interior da Igreja no Convento de Cristo - Tomar

Interior da Igreja no Convento de Cristo - Tomar

Continuando a visita pelo convento, será possível verificar os dormitórios, a cozinha, refeitório, etc.

Refeitório - Convento de Cristo em Tomar

Interior do Convento de Cristo em Tomar

Aqueduto dos Pegões
Ao lado do Convento Cristo, pode ver-se o aqueduto dos Pegões com cerca de 6km de comprimento. 

Fachada lateral do Convento de Cristo. Ao lado o Aqueduto dos Pegões - Tomar

Tal como foi dito anteriormente, este aqueduto foi construído por D. Filipe III e demorou 21 anos a estar pronto. Tinha como finalidade o abastecimento de água ao Convento.

Aqueduto dos Pegões visto do interior do Convento de Cristo - Tomar

O aqueduto é constituído por 58 arcos e tem uma altura de 30 metros. Nos extremos apresenta casas abobadadas que tem no centro uma larga pia destinada à decantação da água.

Arcos do Aqueduto dos Pegões - Tomar

Outros pontos de interesse na cidade
A cidade de Tomar é muito bonita, tem um centro histórico que vale a pena visitar. aconselho um passeio junto ao Rio Nabão. É possível observar também a estátua de D. Gualdim Pais na Praça da República.

Estátua de D. Gualdim Pais - Tomar
Fonte - Tomar Tv

Existem igualmente várias igrejas históricas que podem ser visitadas, como: Igreja de São João Batista, Igreja de Santa Maria dos Olivais, Igreja da Misericórdia, Igreja de Santa Iria e Igreja de São Francisco. 

Igreja de São João Batista (à esquerda) e Igreja de Santa Maria dos Olivais (à direita) - Tomar
Fonte - Wikipédia

É possível visitar a Ermida da Nossa Senhora da Conceição, Ermida da Nossa Senhora da Piedade e as Capelas de São Gregório e São Lourenço.

Ermida da Nossa Senhora da Conceição - Tomar
Fonte - Wikipédia

Na cidade também encontramos a Sinagoga de Tomar e o Convento de São Francisco.

Como Chegar
Do Porto - A1 em direcção a Sul, seguir pela saída 11 em direção a N342/Lousã/Soure/Condeixa, seguir pela saída para A13 em direção a Lousã/Tomar, seguir pela IC9 saída em direção a Fatima/Ourém/Tomar Norte

De Lisboa - A1 em direcção a Norte, seguir para A23 em direção a Abrantes/C.lo Branco/T.res Novas até à saída para A13/IC3em direção a Tomar

0 comentários:

Enviar um comentário