domingo, 17 de fevereiro de 2019

O Castelo de Leiria

Olá,

Hoje trago-vos mais um local de interesse para visitarem: Leiria, mais propriamente o Castelo de Leiria.

Castelo de Leiria

O castelo situa-se numa posição dominante, no topo norte, com uma paisagem magnifica sobre a cidade. É bem visível as diversas fases de reconstrução desde da sua fundação até ao século XX, especialmente a nível arquitectónico.  É composto pelas seguintes estruturas: Palácio Real quatrocentista, Torre de Menagem, Igreja de Santa Maria da Pena, espaço da antiga Colegiada, celeiros medievais e muralhas exteriores.

Entrada nas muralhas do Castelo


História

Este castelo foi conquistado por D. Afonso Henriques aos mouros em 1135, mas este viria a ser reconquistado pelos muçulmanos 5 anos depois. Regressou ao poder dos cristãos em 1142, no entanto, as lutas pela sua possa estavam longe de estar terminadas, uma vez que voltou a sofrer novos ataques islâmicos.  Após tantas lutas, em 1190, D. Sancho I decide reedificá-lo e erguer uma muralha à sua volta.

Interior das muralhas do Castelo

Em 1325, D. Dinis manda construir a Torre de Menagem, onde se situa actualmente um núcleo museológico. A Igreja da Santa Maria da Pena e os Paços Episcopais também terão sido construídos por ordem de D. Dinis, uma vez que foi o rei que mais tempo passou neste castelo, juntamente com a Rainha Santa Isabel, sua esposa. Existem inúmeras histórias e lendas em torno destes reis e Leiria. 
Foi neste castelo que o seu filho, D. Afonso IV foi criado. 

Igreja de Santa Maria da Pena

As cortes reuniram-se aqui algumas vezes, nomeadamente no reinado de D. Fernando, em 1372, quando a vila estava em expansão até ás margens do rio Lis.

Durante o reinado de D. João I, em 1401, celebrou-se o casamento do seu filho D. Afonso (futuro code de Barcelos e duque de Bragança). D. João I iniciou os trabalhos de edificação dos Paços Novos.

Paços Novos

D. Manuel I concedeu o Foral Novo a Leiria em 1510, e em 1545 D. João III eleva-a à condição de cidade.

Interior do Paço - Sala onde supostamente se realizavam audiências com o rei

É possível visitar o interior do Paço. No seu interior encontra-se algum mobiliário para exemplificar como estariam as salas e como seriam as acomodações dos quartos. 

Interior do Paço - Quarto

Interior do Paço - Zona de banho no interior do quarto

Do interior do Paço, temos acesso a uma varanda enorme, onde é possível ver as arcadas góticas e ter uma vista maravilhosa sobre a cidade.

Varanda do Paço - Castelo de Leiria

O castelo e a cidade sofreram vários danos durante as invasões francesas, ficando quase ao abandono. Foi o arquitecto suíço, Ernesto Korrodi que fez as obras de recuperação. 

Sala do Trono - Paços Novos


As Lendas

Como castelo místico que é, várias lendas foram aparecendo ao longo dos anos. Destacam-se três lendas:

- A primeira passa-se no tempo do rei D. Afonso Henrique. Era um rei que andava sempre em batalhas, sendo um dos seus pontos estratégicos, o Castelo de Leiria. Por esta razão, o castelo era muito cobiçado pelos inimigos, por ter uma boa localização. Numa dessas batalhas, os castelhanos decidiram atacar de surpresa D. Afonso Henriques e os seus soldados, junto ao castelo. Ora, o rei tinha poucos homens com eles, mas com os poucos, decidiu defender a zona do castelo. Os soldados começaram a ficar muito desanimados, pois os Castelhanos eram muitos mais, e avizinhava-se um massacre. Já sem coragem para lutar contra tão grande número de soldados castelhanos, surge um corvo que pousou por cima dos soldados portugueses, começando a bater asas e a fazer ruídos. Os soldados viram-no como um bom agoiro, para lhes dar coragem e conseguirem vencer a batalha. E conseguiram... No fim, eles lutaram, defenderam o castelo e saíram vencedores. Por esta razão, na bandeira da cidade de Leiria, existem dois corvos pretos nos símbolos;

Entrada do Castelo - do lado direito a entrada para a Igreja de Santa Maria da Pena e em frente a Torre de Menagem (onde se vê a bandeira)

- Outra lenda, conta que existe um vulcão adormecido por baixo do castelo, sendo responsável pelo aquecimento da água da fonte quente;

- E por fim, a terceira lenda. Em tempos muito antigos, vivia em Leiria um senhor muito poderoso e rico, mas muito avarento, que não sabia como guardar as suas riquezas. Então, ele passava os dias e as noites e tentar perceber como é que os ladrões poderiam roubar as suas riquezas. Um dia, lembrou-se de construir 3 túneis, onde agora se situa o castelo, e no fim de um deles, colocou ouro, prata e pedras preciosas. Depois mandou-os tapar com três portas e fez saber que numa delas estava a sua riqueza, na segunda estava a fome e na terceira a peste, criando assim um clima de medo e terror, impedindo os ladrões de lhe roubar a riqueza. E assim, passou a dormir descansado.
Estas portas ainda hoje são visíveis no muro ao pé da Sé de Leiria e passaram a ser conhecidas por as 
3 portas da Sé.

As visitas ao Castelo
O castelo está aberto de segunda a domingo, nos horários:
Verão (01/04 a 30/09): 09h30 – 18h30
Inverno (01/10 a 31/03): 09h30 - 17h30

A última Entrada decorre 30 minutos antes da hora de encerramento.
Encerra 1 de janeiro, Domingo de Páscoa, 25 de dezembro.

Ruínas da Colegiada - Interior do Castelo

Pode ainda aproveitar para visitar o centro histórico da cidade de Leiria, o Moinho de Papel,  o Museu de Leiria e o m|i|mo - museu da imagem em movimento

Como chegar
Do Porto - A1 em direcção a Sul, saída em direção a Leiria/A8 Oeste/N242/M.nha Grande, seguir pela saída A8/Lisboa/Leiria/N242/M.nha Grande, na rotunda, siga pela 3.ª saída para a rampa da IC2 para Lisboa/Leiria/A8/M.nha Grande.

De Lisboa - A1 em direcção a Norte, saída em direção a Leiria/N242/M.nha Grande, seguir pela saída A8/Lisboa/Leiria/N242/M.nha Grande, na rotunda, siga pela 3.ª saída para a rampa da IC2 para Lisboa/Leiria/A8/M.nha Grande.

By Lum

0 comentários:

Enviar um comentário