domingo, 6 de janeiro de 2019

A minha dieta

Olá,

À cerca de uma ano, fiz um post (aqui) sobre a minha mudança para uma alimentação saudável. Realmente, no primeiro mês, resultou e emagreci 4 kg. No entanto, após o 2º mês, voltei peso que estava anteriormente. Foi frustrante!


Farta de não ver resultados, e de a roupa que tinha não me ficar nada bem, decidi seguir o conselho da minha cunhada e marquei uma consulta na nutricionista dela (que já é a mesma de várias pessoas conhecidas e todas conseguiram emagrecer).

Comecei por fazer a avaliação no início de Agosto, estava com 64kg. No entanto, para minha surpresa, tinha 33% de gordura (massa gorda), quando o máximo (do normal) é 30%. Fiquei a saber que a maior parte destes 3% estão concentrados no abdómen. E assim, comecei a minha dieta...


Para começar tive que cortar bastante nas proporções que comia. Aprender a conjugar alimentos, no fundo aprender a comer saudável e cortar ao máximo com alimentos processados. 
Uma das coisas mais importantes é beber água, manter-nos hidratados! E para começar, logo em jejum, antes do pequeno almoço, tinha que beber água morna com umas gotinhas de limão ou água morna com umas rodelas de pepino (deixando repousar durante toda a noite). Este copo de água activa o organismo e limpa todas as impurezas.
Devo dizer que ao pequeno almoço reduzi imenso e foi onde senti mais dificuldades em adaptar-me. Cheguei mesmo a ter uma quebra de tensão nos primeiros dias devido a redução de proporções que fiz. No entanto, foi só na adaptação!

As mudanças alimentares
Como já disse, a primeira grande alteração na minha alimentação foi as quantidades. Eu adoro comer, portanto, muitas das vezes exagerava nas quantidades. Tive que as aprender a gerir.

A segunda alteração, foi começar a comer uma peça de fruta ao pequeno almoço e lanches, e não ao fim das refeições.



Às refeições, sempre muito importante, beber um copo de água meia hora antes, e iniciar a refeição com um prato de sopa (que já fazia). O prato tem que se dividir da seguinte forma: metade do prato com vegetais (pode ser legumes salteados ou uma salada), um quarto do prato com arroz ou massa ou batata, um bife ou peixe em que o tamanho terá que rondar a palma da nossa mão, e, não obrigatório, uma colher ou de feijão ou ervilhas ou lentilhas ou grão.


A gelatina é uma boa opção para lanches ou então para saciar quando se tem fome fora das horas de refeição.

Como disse, evitar sempre alimentos processados, como bolachas (mesmo as que dizem que são dietéticas). Chocolate, terá que ser negro, se possível com 70% de cacau ou mais. 


E os resultados?
Passados 3 semanas fui à consulta para ver os primeiros resultados e... voilá, perdi logo 3kg de massa gorda. Perdi também volume na barriga, braços e pernas.

Todo o organismo funciona melhor, não há inchaço na barriga, tudo trabalha muito melhor.

Hoje, passados 4 meses, emagreci quase 7kg! Não, não estou a brincar! 7kg!!!


Estou neste momento nos 57kg e qualquer coisa, reduzi imenso de volume, em especial no abdómen. E já estou a vestir um nº abaixo de roupa, hurray!!! Claro que em todo este processo ganhei bastante massa magra, uma vez que, apesar de não fazer o exercício físico, não tenho uma vida sedentária, caminho imenso durante o dia.
Agora é manter!

E o mais importante...!!
Dieta não é de todo sinónimo de passar fome! Apesar de na primeira semana ter custado um pouco a mudança, a verdade é que, um dos aspectos mais importantes, é não sentir fome. Frutos secos, gelatina, são sempre snacks óptimos!

Dieta não é sinónimo de comer coisas sem sabor e aborrecidas! Há imensos pratos saudáveis e cheios de cor que se podem fazer! Estou sempre a "inventar", e a usar e abusar de especiarias e posso dizer que descobri sabores fenomenais.
E os lanches?! Há tanta coisa que podemos fazer... e o mesmo no pequeno almoço!

Não deixei de comer chocolate nem massa, que tanto adoro! É tudo uma questão de quantidade e conjugação de alimentos.


Por isso, para quem está a pensar ou está a iniciar uma dieta, força aí! Não é preciso passar fome! Comam saudável, façam exercício físico, e divirtam-se!!!

By Lum

0 comentários:

Enviar um comentário