quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Abrantes - Uma fortaleza no Ribatejo

Olá,

Hoje dou-vos a conhecer um novo local de visita obrigatória: Abrantes!

Cidade de Abrantes

Abrantes é uma cidade situada no Ribatejo, distrito de Santarém. Situa-se numa colina na margem direita do Rio Tejo.

Rio Tejo - Abrantes

A cidade tem vários locais para visitar. O seu centro histórico é muito bonito! No entanto, é no topo da cidade que tem a sua maior atração: o Castelo Fortaleza!


História
A história de Abrantes começa na Idade do Bronze, entre o século XII e VII a.C., quando foi então construído o primeiro reduto amuralhado de pedras e terra para proteger os seus moradores.
Mais tarde, entre o século VII e V a.C. (Idade do Ferro), terão vivido os Fenícios. Prova disso, foram os fragmentos de cerâmica encontrados, evidenciando a importância do rio Tejo como via de entrada para o interior do território, sobretudo para obtenção de metais.

Posteriormente, entre o século I a.C. e o século III d. C,  no período Romano, Abrantes terá tido uma função simbólica e cultura, uma vez que só se encontraram elementos que apontam para a existência de um templo.

Cidade de Abrantes

Entre o século VII e XII, o território terá sido habitado por populações muçulmanas. No entanto, na reconquista cristã, D. Afonso Henriques terá conquistado o território e, tal como os seus sucessores, mandaram construir melhores defesas. D. Afonso III terá iniciado a construção da Torre de Menagem, terminando no reinado de D. Dinis. Com a nomeação de Diogo Almeida para alcaide , iniciou-se a construção do Palácio dos Governadores.

Entre 1723 e 1733, D. Rodrigo Anes de Sá Almeida e Menezes, modificou este Palácio, resultando praticamente no actual conjunto de edifícios que se pode ver actualmente.

Durante as invasões francesas no século XIX, o castelo, depois de ter sido lugar da expulsão da guarnição francesa, teve um papel decisivo no abastecimento de artilharia ao exército luso-britânico comandado pelo Duque de Wellington. Nesta altura, o castelo sofreu mais algumas modificações.

No século XX, foi criado o Museu D. Lopo de Almeida no interior da Igreja de Santa Maria do Castelo.

O que ver
Jardim do Castelo
Jardim do Castelo

O jardim, tal como o nome indica, fica situado em redor do castelo. É do final do século XIX e emergiu dos antigos fossos que envolviam a fortaleza.

Jardim do Castelo

O jardim está muito bem tratado, é um espaço verde lindíssimo que inspira harmonia e tranquilidade. Tem uma vista fabulosa sobre toda a cidade de Abrantes.

Jardim do Castelo

Caminhando pelo jardim, é possível ver que andamos em redor da fortaleza.
A entrada no jardim é gratuita.

Castelo Fortaleza visto do Jardim do Castelo

Castelo/ Fortaleza de Abrantes
Castelo Fortaleza de Abrantes
O Castelo terá sido conquistado por D. Afonso Henriques aos moros no século XII. Em 1773 foi doado à Ordem de Santiago da Espada. No seu interior, pode.se ver o Palácio dos Governadores, a Torre de Menagem e a Igreja de Santa Maria do Castelo. 

Entrada no Castelo Fortaleza de Abrantes

Este Castelo Fortaleza reflete uma história de ocupação com mais de 3000 anos e que continua a surpreender com novas descobertas.

Interior do Castelo Fortaleza

No seu exterior, mesmo em frente, existe um Parque Radical. A entrada no Castelo é gratuita.

Palácio dos Governadores
Á direita o Palácio dos Governadores e à esquerda a Igreja de Santa Maria do Castelo

Do Palácio já não resta muita coisa, apenas algumas salas abobadadas e uma fachada com 11 arcos cobertos em tijolo. Foi construído pelo Alcaide-Mor Diogo Fernandes de Almeida e serviu de residência ao 1º Marquês de Abrantes D. Rodrigo Anes de Sá Almeida e Menezes, que o modificou; e ainda a uma parte da legião do Marquês de Alorna.

Interior do Palácio dos Governadores

O Palácio é muito pequenino, é possível ver as abobadas em tijolo. Está no interior do castelo, logo à entrada e é gratuito.

Torre de Menagem
Torre de Menagem

A Torre de Menagem situa-se no interior do Castelo. O sismo em 1531 derrubou os dois pisos superiores e no século XIX, em 1860, o governador militar General Barão da Batalha, reformulou o seu estilo, com um muro exterior circundante, onde foi colocado um troféu de armas comemorativo da vinda da rainha D. Maria II à vila. 

Entrada na Torre de Menagem

É possível subir ao topo da Torre, que serve de miradouro e ter-se uma vista espectacular sobre toda a cidade. A entre é gratuita.

Igreja de Santa Maria do Castelo
Igreja de Santa Maria do Castelo

Este foi provavelmente o primeiro templo religioso de Abrantes, remontando a 1215. No século XV, foi reconstruído pela família Almeida que o transformou em Panteão. A sua fachada apresenta uma porta do estilo gótico, com dois arcos quebrados. À porta foi sepultado o 1º Marquês de Abrantes, D. Rodrigo.

Igreja de Santa Maria do Castelo

No seu interior, está conservada a capela-mor, onde se pode ver um núcleo de azulejos hispano-árabes de corda-seca. Por baixo dos azulejos, é possível ver também vestígios de pinturas mandadas pintar por D. Diogo de Almeida na reconstrução da Igreja. 
Os túmulos mais antigos são os da capela-mor: à direita encontra-se o túmulo de D. Diogo de Almeida, à esquerda encontra-se D. lopo de Almeida e a dua mulher D. Brites da Silva. Aos pés do Túmulo de D. Lopo encontra-se uma campa rasa, onde está o seu filho D. Afonso de Almeida.

Capela-Mor no interior da Igreja

No interior da Igreja está o Museu D. Lopo de Almeida, tendo um vasto espólio de de arte sacra e arqueologia. A entrada na Igreja é gratuita.

Como Chegar
Do Porto - A1 em direcção a Sul, seguir para A23 em direção a Abrantes/T.res Novas até à saída em direção a N3/Abrantes Oeste/Rio Moinhos.

De Lisboa - A1 em direcção a Norte, seguir para A23 em direção a Abrantes/C.lo Branco/T.res Novas até à saída para a N3/Abrantes Oeste/Rio Moinhos

By Lum

0 comentários:

Enviar um comentário