quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Assim Nasceu Portugal - Volume 2, de Domingos Amaral


"Em Guimarães, depois de se reconciliar com Afonso Henriques, uma aterrada Chamoa Gomes descobre que está grávida de outro homem, o que enfurece o príncipe de Portugal, que a expulsa do castelo.
A atribulada paixão entre ambos vai viver uma nova provação, dolorosa e duradoura, mas nunca se extinguirá ao longo de mais de uma década onde as guerras são permanentes em duas frentes.
Na fronteira sul do Condado Portucalense, enquanto os templários procuram a sagrada relíquia da Terra Santa, os muçulmanos vão lançar violentos ataques e os cristãos vão recusar a proposta pacificadora da princesa Zaida, que deseja casar-se com Afonso Henriques para unir a Andaluzia ao novo reino de Portugal.
Numa convulsão sangrenta, Leiria e Tomar são destruídas pelo emir de Córdova, o príncipe Ismar, e a guerra contra este atingirá o seu auge na famosa batalha de Ourique, onde um milagre divino abençoa os portucalenses, que aclamam Afonso Henriques como o seu rei.
Entretanto, e na fronteira norte, acima do rio Minho, há muito que prossegue a bélica e vingativa campanha do nobre galego Fernão Peres de Trava, repleta de tortuosos estratagemas e combates intensos, travados em Celmes, Tui e Cerneja e liderados pelo próprio rei de Leão e Castela, Afonso VII. O poderoso e sagaz primo direito de Afonso Henriques, além de se coroar imperador da Hispânia, tudo faz para derrotar o príncipe de Portugal, incluindo tentar seduzir a bela Chamoa..."

Este é o 2º volume da trilogia Assim nasceu Portugal, que narra os acontecimentos desde a morte de D. Teresa até à Batalha de Ourique. Este livro não podia ser melhor continuação do primeiro: tem tudo, desde romance, guerra, conspiração...!
Afonso Henriques continua apaixonado por Chamoa Gomes, mas este amor sofre um abalo enorme quando esta engravida de outro homem. Irá ser nos braços de Elvira Guálter, uma normanda, que Afonso terá alguma felicidade ao amor. 
No entanto, é necessário encontrar a relíquia à tanto tempo desaparecida e que foi trazida para Portugal pelo seu pai, o conde D. Henrique. Só com esta relíquia, Afonso Henriques se poderá tornar rei. Mas não é o único à procura dela! O imperador D. Afonso VII de Leão e Castela também a quer, com objectivo de se tornar o monarca mais poderoso da cristandade; e o muçulmano Abu Zhakaria também a quer para que a possa trocar pelas princesas Fátima e Zaida, que à muito estão prisioneiras no Condado Portucalense. 
Durante este livro, D. Afonso Henriques será pai de duas meninas, fruto da relação com Elvira Guálter, e irá travar duras batalhas, sendo a mais importante a de Ourique, onde terá uma vitória estrondosa.

Um livro que vale muito a pena ler! Uma fabulosa continuação do primeiro volume! Recomendo!

By Lum 

0 comentários:

Enviar um comentário