domingo, 21 de janeiro de 2018

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Ano Novo, alimentação mais saudável

Olá a todos,

Como já tinha dito, estive muito tempo sem fazer desporto por causa do pé e com essa "brincadeira" engordei 5-6kg. Como me sentia mais pesada e inchada e, numa ida às compras, vi um vestido lindíssimo que tentei experimentar o meu número e ele não me serviu, decidi que tinha mesmo que emagrecer e voltar ao meu peso. Mas por agora teria que emagrecer com uma mudança na alimentação e apenas a fazer 10-15 min por dia de bicicleta (que nunca é por diariamente, mas sim 2 ou 3 x por semana, porque não há grande tempo).


Antes demais, comecei a beber mais água. Antes era capaz de estar o dia inteiro sem beber água ou apenas com um copito de água, estando frio ou calor. Ora isso, reflectia-se em pele muito seca, andava sempre com a barriga inchada e principalmente, tinha muita dor de cabeça.
Entretanto, comecei por tentar beber pelo menos 1 litro de água por dia, mas o objetivo é beber 2. Instalei uma aplicação no telemóvel que me lembrava de beber água, e a verdade é que resultou.

De Inverno, o frio não convida a beber, e por isso levo uma garrafa térmica com chá quentinho ou outra bebida quente. 

Resultado: inicialmente não saía do wc, estava sempre com a bexiga cheia... puufff mas foi só ao início, depois o corpo habituou-se. Ando menos inchada, as dores de cabeça passaram (a não ser que seja do cansaço e afins, claro) e a minha pela está super hidratada e macia.


Para além disto, comecei a comer melhor. Quando digo melhor, é comer mais verduras, comidas mais saudáveis e, claro, menos quantidade (eu adoroooo comer!!).

O problema de eu comer "mal", era o facto de ter pouco tempo para cozinhar, e acabava sempre por comer as mesmas comidas, muita massa (adorooo massa!) e pouca verdura. 

O que mudei? 
1º Pesquisei receitas, existem blogs fantásticos com receitas fáceis, saudáveis e rápidas;
2º Comecei a planear no fim de semana os jantares para cada dia da semana e, por conseguinte, o que preciso de comprar a nível de verduras e frescos e vou às compras logo no 1º dia da semana;
3º Cortei no pão branco, e comecei a fazer pão de sementes em casa;
4º Em vez de levar pão e bolachas para o lanche (aquelas que dizem ser integrais), comecei a fazer o meu próprio lanche (bolachas, muffins e brownies saudáveis).

E com isto, já consegui emagreci quase 4kg num mês, ando menos inchada, sinto-me bem melhor. Brutal!


Irei publicar algumas receitas e as fontes das mesmas para que possam experimentar também :)

By Lum