domingo, 30 de setembro de 2018

Aldeia Histórica de Linhares da Beira

Olá,

Hoje na rúbrica Viagens, dou-vos a conhecer a Aldeia Histórica de Linhares da Beira.

Aldeia Histórica de Linhares da Beira

Linhares da Beira é uma freguesia do concelho de Celorico da Beira. É uma vila fundada na era medieval, tendo sido concedido o foral em 1169 por D. Afonso Henriques. Perdeu este estatuto em 1855, na reforma administrativa liberal. Linhares, após estabilização das fronteiras do reino português, continuou a ter um significado estratégico até ao século XVII, fazendo parte do sistema defensivo da Bacia do Mondego.

Escultura no interior do Castelo de Linhares da Beira


Começando pelo Castelo, monumento que se destaca. Construído a mais de 800m de altitude, num terreno rochoso e desnivelado e foi reformado por D. Dinis em 1292. É possível visualizar 2 recintos amuralhados, 2 torres (Torre de de Menagem e Torre do Relógio), 4 portas e 2 cisternas. 

Castelo de Linhares da Beira

O seu interior está dividido em dois espaços fechados: a Oeste e com maior dimensão e terá sido um ponto de apoio à Torre de Menagem, onde se situam também as cisternas.

Espaço de maior dimensão, onde se encontra a Torre de Menagem

E a Este, situa-se uma área que terá servido de resguardo às populações da Vila e dos bens essenciais em caso de cerco ou de ataques inimigos. 

Espaço onde se encontra a Torre do Relógio

É possível caminhar-se nos dois espaços e em volta da muralha, onde se pode apreciar a vista sobre a aldeia e sobre a Serra de Estrela. A entrada no Castelo é gratuita. 

Interior do Castelo - Área onde é possível caminhar e ter uma vista sobre a Serra a Estrela

Perto do Castelo, encontra-se a Fonte de S. Caetano. Esta fonte foi restaurada em 1829, ostentando as armas reais com uma coroa e um nicho onde se encontrava a imagem de S. Caetano, infelizmente desaparecida.
Fonte de S. Caetano

Também perto do Castelo, encontra-se a Igreja Matriz. Esta igreja, dedicada a Santa Maria, já existia no século XII, no entanto, o rei D. João III dedicou-a à Nossa Senhora da Assunção. Sofreu algumas alterações seiscentistas e setecentista, dando-lhe um aspecto maneirista e decoração barroca. Infelizmente, não nos foi possível visitar o seu interior, pois encontrava-se fechada.

Igreja Matriz

Nesta aldeia histórica, é possível ainda, visitar a antiga Casa da Câmara e Cadeia. Este edifício contém as armas de D. Maria II, tendo funcionado como cadeia nos tempos medievais. Foi ainda uma escola. Em frente a este edifício é possível ver o pelourinho quinhentista com ornamentação manuelina.

Vista sobre Linhares e Serra da Estrela - Castelo

Além destes locais, é possível visitar também: Posto de Turismo de Linhares da Beira, o Solar Corte Real do século XVIII (é possível vê-lo na foto acima), a Igreja da Misericórdia, Fonte Barbosa, Fonte de Mergulho, uma Calçada Romana e a antiga hospedaria.

Ruas da Aldeia Histórica de Linhares

Recomenda-se a visita a Linhares!!

Como Chegar:
Do Porto - A1 até Albergaria, apanhar a A25 e seguir até a saída 26 para N17 em direção a Gouveia/Celorico. Seguir pela N17 até Linhares.

De Lisboa - A1 até à ligação com a A23 no sentido Abrantes/Castelo Branco/Torres Novas, até a saída 36 para convergir com A25 em direção a Aveiro/Guarda Norte. Seguir na A25, até a saída 26 para N17 em direção a Gouveia/Celorico. Seguir pela N17 até Linhares.

Fonte: Os textos foram escritos com a ajuda da informação fornecida durante as visitas. Também pode encontrar esta informação no site das Aldeias Históricas de Portugal.

0 comentários:

Enviar um comentário