domingo, 18 de outubro de 2020

,

Lucrécia Bórgia - A Princesa do Vaticano, de C. W. Gortner

 


"A infâmia é um veneno que nos corre no sangue…
É o preço a pagar por sermos Bórgias.

C. W. Gortner revela-nos a história fascinante de uma das mais poderosas famílias do Renascimento, que dominou a política e a sociedade da época. Movidos por uma sede desenfreada de poder, os Bórgias cometeram os pecados mais cruéis, tornando-se sinónimo de intriga, perfídia e delito.

Com a controversa eleição de Rodrigo Bórgia como papa Alexandre VI, os Bórgias alcançam uma posição privilegiada na corte papal, dando início a uma nova era na cidade eterna. Mas Roma acaba por revelar-se tão encantadora quanto perigosa.

Perante a ameaça de uma invasão francesa, Rodrigo, pai da jovem e inocente Lucrécia, é obrigado a casá-la com um adversário poderoso, tornando-a um mero peão num perigoso jogo de poder. Contudo, quando as acusações escandalosas de assassinato e incesto de que Lucrécia é alvo ameaçam aqueles que ama, somente a sua astúcia e inteligência a poderão salvar.

Conseguirá a jovem princesa fugir ao destino fatal que lhe foi imposto à nascença pelo seu sangue Bórgia?"


É o 3º livro que leio deste autor e mais uma vez, não desiludiu. 

Lucrécia é considerada uma mulher infame, pertencente à família Bórgia, mais especificamente, filha do papa Alexandre VI. É acusada de múltiplas coisas, incluindo incesto. Este livro abre-nos os olhos para uma realidade completamente diferente. Claro que acredito que haja momentos de ficção no livro, mas acredito que ela tenha sido um peão nos jogos de poder do pai e irmãos.  E é o que este livro demonstra.

Teve um primeiro casamento mau, nunca consumado, foi violada e engravidou, sendo obrigada a dar à luz escondida num convento... não foi um início de vida muito agradável. Conheceu alguma felicidade ao lado do 2º marido, Afonso de Aragão, de quem teve um filho, mas mais uma vez teve um final infeliz quando o seu marido foi assassinado. 

Um livro com um enredo fantástico, que recomendo vivamente!


Os Bórgia e as séries

- Os Bórgia

Jeremy Irons como Papa Alexandre VI, Holliday Grainger como Lucrécia Bórgia e François Arnaud como César Bórgia

Esta é talvez a série mais conhecida dos Bórgia, contando com actores de renome no elenco. No entanto, confesso que vi alguns episódios da 1ª temporada e depois perdi um pouco de interesse no enredo e deixei de ver. Mas nos episódios que vi, há muitas diferenças quando comparado com o livro. De qualquer maneira, agora que li o livro, vou dar uma chance e vou voltar a ver a série.


- Bórgia - Faith and Fear

Stanley Weber como Juan Bórgia, John Doman como Papa Alexandre VI, Mark Ryder como César Bórgia e Isolda Dychauk como Lucrécia Bórgia

Confesso que ouvi falar desta série à pouco tempo, apesar de ter saído no mesmo ano da outra. Creio que não deve ter tido tanto sucesso. Nunca vi, já ouvi dizer que era mais fiel à realidade, mas terei que ver para tirar as minhas conclusões. Irei ver e depois irei fazer um post sobre as duas séries.

Entretanto, recomendo a ver as duas!


By Lum








0 comentários:

Enviar um comentário