"Esqueça tudo o que aprendeu sobre a História de Portugal. O melhor da nossa História está na «sabedoria» e na imaginação louca dos nossos estudantes. Afinal, dizem eles, «a Pré-História é a evolução do macaco até ao homem» e «as pessoas eram macacos e, a partir de então, foram-se desenvolvendo, dando origem a novos macacos».
É com citações como estas, rigorosamente recolhidas nos testes de História dos nossos alunos, que se faz esta novíssima História de Portugal em Disparates, livro essencial para professores e alunos, historiadores e ratos de biblioteca, políticos e deputados, ministros da Educação e presidentes da República.
É que a História só se tornou possível como disciplina científica «por intermédio da Pré-História» e «através das bíblias que contavam o passado dos reis e das ruínas dos povos antigos» até hoje. Uma obra para rir, mas também para pensar sobre a educação em Portugal."
Este é aquele livro que se lê de uma forma tão descontraída, que quando se dá conta, chegamos ao fim. O livro está escrito em cronologia, ou seja, desde dos tempos da pré-história, romanos, etc até ao estado novo. O autor fez a transcrição exata das respostas dos alunos, ou seja, é com cada pontapé na escrita portuguesa que até faz Luís de Camões chorar. Estas transcrições estão indicadas com uma cor diferente. Adoro como o autor interliga todos os disparates, com um humor excelente.
Confesso que alguns dos disparates me chocaram, por vezes nem sabia se havia de rir ou chorar. Existem alunos que não sabem quem foi D. Afonso Henriques, visto que neste livro ele aparece em todas as alturas da história de Portugal.... Realmente faz-nos pensar no estado do ensino no nosso país.
No entanto, um livro cómico que nos diverte a cada leitura!
By Lum
0 comentários:
Enviar um comentário