domingo, 12 de janeiro de 2020

Foz Côa - o local das pinturas rupestres

Olá,

Vila Nova de Foz Côa é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Bragança. Esteve na ribalta em todos os noticiários por causa das famosas pinturas rupestres.


Pelourinho em Foz Côa

Vila Nova de Foz Côa recebeu o seu primeiro foral em 1299, concedido pelo rei D. Dinis, tendo sido renovado pelo mesmo rei em 1314. Em 1514 recebeu um novo foral, dado por D. Manuel I. 
No concelho de Foz Côa destacam-se vários monumentos, entre os quais: o Pelourinho e a Igreja Matriz. 


Igreja Matriz


As raízes de Foz Côa remonta ao Paleolítico, onde foram descobertos diversos artefactos e pinturas gravadas em xisto, fazendo desta zona o maior museu de arte rupestre ao ar livre. É hoje património da Humanidade.


Paisagem em Vila Nova de Foz Côa



Do museu tem-se uma paisagem magnifica. Infelizmente não conseguimos visitar o museu, pois este estava a encerrar à hora que lá chegamos.


Interior da Igreja Matriz


Também pertencente a Foz Côa, O Cais fluvial do Pocinho é um sitio de visita obrigatória, assim como a famosa ferrovia. 


Estátua do rei D. Dinis


Como Chegar

Do Porto - Seguir em direcção à A4, sair na saída em direcção à IC5 (Saída para Parque Natural do Vale do Tua), sair para a IP2 em direção a Miranda do Douro. Depois seguir pela N102 em direcção a Foz Côa.

De Lisboa - Seguir pela A1 até à saída para a A23 em direção a Abrantes/C.lo Branco/T.res Novas, seguir pela A25 em direcção Aveiro/Guarda Norte até à saída para o IP2 e de seguida seguir para N102 em direção a Foz Côa.

0 comentários:

Enviar um comentário