domingo, 5 de janeiro de 2020

As Sombras de D. João II, de Jorge Sousa Correia



"D. João II, o Príncipe Perfeito, ascendeu ao trono em 1481 e continuou a sua ação na direção dos Descobrimentos da expansão marítima portuguesa iniciada pelo tio-avô Infante D. Henrique. Esta ligação à gesta marítima ficaria marcada pela assinatura do Tratado de Tordesilhas, mas também por outros feitos reveladores da época de ouro de Portugal.
O rei era uma espécie de Apolo do final do século XV, mas a história da sua vida revela uma outra face. Consciente de que era odiado por uma parte da nobreza portuguesa, espiava noite e dia, tendo criado uma verdadeira "polícia política".
A História de Portugal fala de um rei generoso, as cronologias acertam nos acontecimentos, as intenções mostram-no intrépido, organizado, normativo. Mas no meio de tudo isto, há um homem de lágrima fácil e íntimo cruel, um verdadeiro manancial de sentimentos por decifrar."



É o 3º livro que leio deste autor e mais uma vez não desiludiu. O livro descreve a vida de D. João II, um homem brilhante do seu tempo. Confesso que D. João II é dos poucos reis que não me lembro de falar nas aulas de história, embora conhecesse algumas coisas, muito associado ao que vou lendo na net e também da série espanhola Isabel.
Este livro deixa-nos a imagem de rei com uma mente brilhante e um negociador nato. Casou com a sua prima e após ascender ao trono, decidiu retirar alguns privilégios à nobreza, ganhando o ódio deles. Foi  com ele que os reis católicos negociaram e assinaram o famoso tratado de Tordesilhas. Foi vitima de vários atentados e por eles pagaram vários nobres, incluindo o Duque de Bragança, o grande nobre do reino, o primeiro a ser decapitado por traição ao rei. Foi vitima de conspirações pela nobreza, protagonizado pelo cunhado, irmão da rainha. D. João II apunhalou-o pela traição. Sofreu com a morte do seu único filho, D. Afonso. Um livro que vale a pena ler, mesmo!!!



O livro e a série espanhola Isabel


Vi a série espanhola Isabel e devo dizer que há coisas que fogem bastante ao livro e aos factos reais.


Álvaro Monje como D. João II na série "Isabel"


O actor até faz um excelente papel, mas os factos acabam bastante distorcidos. Mas vamos começar:
- Na série, na ausência de seu pai, D. Afonso V, D. João declara-se rei de Portugal. Tanto no livro como na realidade, isso não aconteceu. D. Afonso V nomeou o filho como regente do reino na sua ausência. A única cena verdadeira e que coincide é aquela em que D. João entrega novamente a regência do reino ao pai, embora alguns nobres não concordem;
- Na série, D. João II dá ordem de execução para D. Fernando e D. Diogo (sogro e cunhado respectivamente). Na realidade, D. Fernando morreu de doença anos antes;
- Na série, D. Beatriz (sogra de D. João II) vai para Castela queixar-se à rainha D. Isabel que D. João é um tirano e que lhe matou o marido e o filho. Na realidade, D. Fernando morreu de doença e D. Diogo foi realmente morto por D. João II, mas por traição - pretendia tomar o trono para si, matando o rei. Além do mais, D. Beatriz só se encontrou com D. Isabel quando foi para negociar o Tratado de Tercerias;
- No livro, D. Beatriz e D. Manuel são chamados aos aposentos de D. João II quando este está doente, para lhes informar que o herdeiro da coroa é D. Manuel. Também pede para irem buscar a sua esposa D. Leonor para que possa morrer paz. Apesar da revolta que D. Beatriz tinha, nunca foi indelicada ou rude com o rei. D. Manuel e D. Leonor não seguem para Alvor, onde se encontra o rei, acabando este por morrer apenas junto dos homens da sua confiança. Na série, D. Beatriz e D. Manuel estão com D. João II quando este morre, sendo extremamente rude com o rei.

Cena da série Isabel em D. João II morre

By Lum

0 comentários:

Enviar um comentário