quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Aldeia Histórica de Sortelha

Olá,

Hoje na rubrica viagens, dou-vos a conhecer a aldeia histórica de Sortelha!

Aldeia Histórica de Sortelha

Sortelha é um vila situada no concelho do Sabugal, sendo uma das mais bonitas e antigas vilas portuguesas. Mantém a sua arquitectura inalterada e é considerada uma das mais bem conservadas.  
A vila fica rodeada de muralhas, onde se encontra um castelo do século XIII. É possível encontrar também sepulturas medievais, um pelourinho manuelino e uma igreja renascentista.

Aldeia Histórica de Sortelha

Começando por falar um pouco sobre a sua história... A vila recebeu o seu primeiro foral em 1228, entregue pelo rei D. Sancho II, e só perdeu o seu estatuto de concelhio na reorganização feita pelo estado liberal no século XIX.
Esta antiga vila é um espaço urbano medieval do século XIII-XIV, organizada segundo as suas necessidades militares, mas foi bastante alterada durante o período manuelino. Esta é a estrutura que é possível observar nos dias de hoje.

No ponto mais elevado, num vale e na zona mais inacessível, situa-se o Castelo que era exclusivamente militar, marcado pela Torre de Menagem. Terá sido construído em 1228, após receber o primeiro foral.

Castelo de Sortelha 

O castelo corresponde a um estilo roqueiro românico-gótico, com intervenção pontual do manuelino.
No interior do castelo, é possível ver-se a Cisterna para abastecimento de água e uma porta falsa. Possui ainda duas portas: a Porta do Castelo e a Porta Falsa. 

Porta do Castelo

Durante os séculos XVII e XVIII começou a desenvolver-se o arrabalde exterior à povoação, e com o tempo foi-se afastando das muralhas. As tropas napoleónicas passaram por Sortelha, onde travaram vários combates, e, como consequência, parte da muralha do castelo ruiu. 

Numa das ruas, neste caso Rua Dá Mesquita, encontramos a Casa Árabe.
Casa Árabe - Sortelha

É uma casa de arquitectura tradicional, e tem a inscrição "JHVS Ave Maria". Terá sido construída em meados do século XIV. Neste momento, serve para turismo.

Ao longo do passeio pela vila, encontramos também a casa com Janela Manuelina e a casa do Governador.

Casa com Janela Manuelina e Casa do Governador

A primeira, é um edifício com dois pisos e uma escada exterior. Exibe uma janela manuelina com arco e uma cruz gravada. A segunda, seria a casa do Governador do Concelho de Sortelha nos século XV e XVI, com ocupação posterior. Possui dois pisos e na fachada principal é possível observar cornija e influências classicistas.

Junto ao castelo, temos o largo do Pelourinho, onde fica a Casa da Câmara e Cadeia.
Largo do Pelourinho

A sua construção remonta ao século XVI, tendo em conta as armas manuelinas e a data atribuída ao pelourinho. O edifício tem dois pisos: o inferior era a cadeia e o superior era a câmara. Em 1855, com a extinção do concelho de Sortelha, o edifício foi transformado em escola primária. Actualmente funciona como Junta de Freguesia.

Pelourinho

O Pelourinho foi mandado construir em 1510 por D. Manuel I. É constituído por seis degraus e no topo encontra-se uma esfera armilar alongada atravessada por um espigão em ferro.

A Igreja Matriz, dedicada a Nossa Senhora das Neves, fica situada no Largo da Igreja. Para além da Igreja, existe uma torre sineira, um passo da via sacra e algumas sepulturas escavadas na rocha.

 Igreja Matriz, dedicada a Nossa Senhora das Neves

A sua construção data do século XVI, uma vez que no seu portal está a data "1573". Foi a Vigaria do padroado real e Comenda da Ordem de Cristo. Sofreu várias alterações ao longo dos séculos, sendo actualmente, uma igreja renascentista. Infelizmente encontrava-se fechada quando lá estivemos.

Junto à igreja existe um Passo da Via Sacra. Para além deste, existem mais 4:  Capela de São Sebastião, pano de muralha na Porta da Vila, entrada do castelo no Largo do Pelourinho, cabeceira da Igreja Matriz e outro junto à Porta Falsa, na Rua Dá Mesquita. Estes foram edificados em 1742.

Passo da Via Sacra - Passo junto à Porta da Vila

A Porta da Vila era a principal do burgo amuralhado e ficava situada a Nordeste. Foi construída numa fase posterior à muralha original.

Porta da Vila

Fora do muralhado, encontramos a Torre Sineira ou Campanário.

Torre Sineira

Fica no topo de um penedo, sendo acessível através de uma escadaria com degraus talhados na rocha. É de construção arcaica e possui duas ventanas com sinos.

Sortelha


Uma vila fantástica e bela! A visita é obrigatória!!

Como Chegar:
Do Porto - A1 até Albergaria, apanhar a A25 e seguir até a saída para a A23/IP2 em direcção a Guarda Sul/Covilhã/Portalegre; sair na saída em direcção a Belmonte/Manteigas e posteriormente seguir em direcção a Caria/Sabugal onde encontrará placas com indicação para Sortelha

De Lisboa - A1 até à ligação com a A23 no sentido Abrantes/Castelo Branco/Torres Novas, sair na saída para N18-3 Caria/ N233 Sabugal e posteriormente encontrará placas com a indicação para Sortelha.

Fonte: Os textos foram escritos com a ajuda da informação fornecida durante as visitas. Também pode encontrar esta informação no site das Aldeias Históricas de Portugal.

By Lum

0 comentários:

Enviar um comentário