sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Histórias Secretas de Reis Portugueses, de Alexandre Borges


"Todos conhecemos os pontos nevrálgicos da História de Portugal, um dos mais antigos estados-nação do mundo, casa paterna de um dos idiomas mais falados no planeta e paciente assaltado por recorrentes crises de auto-estima. Mas saberemos das zonas cinzentas? Das pequenas histórias? Dos episódios passados na sombra dos acontecimentos ditos históricos? 

Ao longo de 15 histórias que encerram muitas outras dentro si, contamos a pequena História de Portugal, a versão menos conhecida dos factos, tal como foi vivida pelos reis portugueses, não esquecendo alguns daqueles que, tendo nascido em Portugal, reinaram longe do solo pátrio, ou outros que, não sendo formalmente reconhecidos como tal, foram para o povo, em determinadas circunstâncias e lugares, verdadeiramente reis. 

Da ante-câmara espiritual e cultural do reino fundado por Afonso Henriques aos ecos que ainda ressoam nos nossos dias. Da intimidade torturada de soberanos confrontados com o destino às grandes vitórias nacionais. Este é um lado B possível da nossa História. E a História não é o que aconteceu. É a razão de estarmos aqui e agora, da forma como aqui e agora estamos."

Como nota introdutória da avaliação, é necessário dizer que a forma como o autor escreve todas estas histórias praticamente desconhecidas fez-me relembrar dos serões a contar histórias à lareira durante a minha infância. É assim que o livro começa por nos cativar!
De leitura muito fácil e simples, conta-nos aqueles acontecimentos, por vezes feitos por pessoas praticamente desconhecidas, e que foram tão importantes para a nossa história.
Organizado cronologicamente, desde o rei D. Afonso Henriques e sua mãe D. Teresa até a queda da monarquia, cada capítulo do livro é associado a uma história durante os vários reinados. Neste livro, o autor optou por não falar muito sobre os reis mais falados nos livros de história da escola, como D. Pedro I ou D. João I, Mestre de Avis, etc; e por apostar mais naqueles reinados que não foram tão abordados nos tempos de escola.

Um livro para quem ama história e um livro para quem não gosta de ler, ler!

By Lum

0 comentários:

Enviar um comentário