domingo, 25 de março de 2018

Torre do Relógio em Mêda

Hello,

No decorrer da "tour" pelas aldeias históricas em Dezembro, após as paragens em Celorico da Beira e Trancoso, paramos em Mêda.

Torre do Relógio (vista de longe)

Em Mêda, a atracção é a Torre do Relógio, que infelizmente não é possível visitar, mas podemos andar em redor.

Torre do Relógio vista da cidade

A Torre do Relógio situa-se no alto de um monte granítico a 760 metros de altura, na freguesia e concelho de Mêda. Neste local existe um miradouro sobre a cidade, onde é possível avistar terras espanholas/castelhanas.

Subida à Torre do Relógio

Miradouro - Vista sobre a cidade

É muitas vezes chamado de Castelo de Mêda, no entanto, não terá ultrapassado a categoria de torre de vigia, que terá durado da Idade Média até à actualidade. 
No século XVII foi construída uma capela à Senhora da Assunção e no século XIX foi construída a Torre de Relógio.

Torre do Relógio - É possível ver a Estátua da Senhora da Assunção ao lado

Torre do Relógio

Para lá chegar, temos que seguir por ruas bem apertadas e com subida a pique, mas é possível lá chegar de carro. Fomos lá antes de jantar, já estava de noite (horário de Inverno, bah!), mas tinha o seu encanto, uma vez que estava toda iluminada com luzes de Natal. A vista sobre a cidade é fantástica!


Como Chegar:
Do Porto - A1 até Albergaria, tome a A25 até Celorico da Beira. Seguidamente o IP2 até Marialva e depois a EN 324 até à Mêda.

De Lisboa -  A1 até à ligação com a A23. Entre na A23 e siga na direção da Guarda. Uma vez chegado à Guarda entre na A25 e siga até Celorico da Beira. Seguidamente, apanhe o IP2 até Marialva e a partir daí a EN 324 até à Mêda.


By Lum