sexta-feira, 9 de março de 2018

Castelo de Trancoso

Hello,

No passado mês de Dezembro, fiz uma espécie de "tour" por algumas aldeias históricas. Já vos falei da paragem em Celorico da Beira, agora venho-vos falar da paragem em Trancoso.

Castelo de Trancoso

Infelizmente, o dia não proporcionou as melhores fotos, mas fez-se o possível.
O Castelo de Trancoso situa-se na freguesia de Santa Maria, em Trancoso, erguendo-se sobre um planalto. 

Na época da reconquista cristã, apenas existia uma torre, sendo que a primeira referência ao Castelo acontece em meados do século X, quando Mumadona Dias doa em testamento este e outros castelos ao Mosteiro de Guimarães.

Entrada no Castelo de Trancoso

Após a formação do Condado Portucalense, que, dado como dote de casamento a D. Teresa, Trancoso com o seu castelo, faziam parte dele.
Após D. Afonso Henriques assumir o trono de Portugal, o castelo foi alvo de ameaças por parte dos muçulmanos, mas rapidamente foram repelidas pelo rei. A partir daí, as defesas do castelo foram reforçadas. Em 1173, um floral foi concedido ao castelo, sendo doado à Ordem do Templo. Nessa altura foi construída uma muralha defensiva e a torre transformada em torre de menagem.

Torre de Menagem

Foi no Castelo de Trancoso que D. Dinis casou com a Rainha Santa Isabel a 24 de Junho de 1282.

Torre de Menagem

Em 1297, D. Dinis, e de acordo com o que foi assinado no Tratado de Alcanines, foi responsável pela ampliação da cerca da vila e pela construção da Porta de El-Rei e Porta do Prado.

Porta do Castelo vista da Torre de Menagem

No final do século XIV, Trancoso foi saqueada pelas tropas Castelhanas, mas estas foram travadas pelos alcaides de Trancoso, Linhares e Celorico, travando-se assim a Batalha de Trancoso.
Por esta razão, D. João I decide reforçar as defesas do castelo, acabando por ser decisivo na vitória portuguesa perante as invasões castelhanas.

No interior do castelo

O Castelo de Trancoso foi submetido a algumas obras de restauro e recuperação, mantendo-se em bom estado.
Dentro do Castelo é possível andar em volta das muralhas e subir ao topo da Torre de Menagem, onde se tem uma vista sobre a cidade de Trancoso. Infelizmente, não tivemos esse privilégio, uma vez que estava um nevoeiro cerradíssimo. Bem, tentamos e subimos, mas não se via nada.

O Castelo é muito bonito, e está em bom estado. A entrada é gratuita!

Povoação no interior das muralhas

Como Chegar:
Do Porto - Seguir pela auto-estrada A1 direcção Lisboa, sair para a A25 (saída 7) direcção Vilar Formoso e em Celorico da Beira (saída 24) apanhar a E.N. 102/IP2 com destino a Trancoso.

De Lisboa - Seguir pela Auto-estrada A1 em direcção ao Porto. Após 90 Km saia para a A23 (Abrantes/Torres Novas) e siga até à Guarda, onde deverá apanhar a A25 (direcção Aveiro) até Celorico da Beira. Aqui deverá sair para a E.N. 102/IP2 (saída 25) e seguir até Trancoso.


Vale a pena a Visita! Havemos de lá voltar, mas desta vez com sol, para que possamos ver tudo!

By Lum


0 comentários:

Enviar um comentário