terça-feira, 11 de maio de 2021

,

Ser mãe - Os primeiros 3 meses

 Olá,

Sim, já passaram 3 meses desde de que a piolha nasceu e tem sido espectacular. Claro que não são sempre rosas, mas o amor é tão grande e inexplicável... 


 Recuperação do Parto
Ainda no hospital, tendo sido parto cesariana, o pós operatório foi um pouco doloroso, como de resto já se sabia. No dia em que regressei a casa, ainda me custava muito estar de pé muito tempo ou caminhar muito tempo, levantar-me, sentaar-me, etc. Durante uns 15 dias foi assim, e o meu marido e os meus pais foram o meu grande pilar. Nem tomar banho conseguia sozinha nos primeiros dias, porque não conseguia lavar as pernas e pés. Mas depois foi melhorando. 
Nos primeiros dias, tinha as pernas super hiper mega inchadas, mas ao fim de duas semanas, passou. Assim como o inchaço das mãos (ao fim de quase 5meses, consegui pôr a aliança no dedo de novo).
Actualmente, faço a minha vida normal, não faço exercício físico, mas faço caminhadas para ajudar. 
Não tenho dores na zona da cesariana, apenas quando toco com mais força é que dói. 
O meu peso, logo depois do parto foi ao normal. Sou uma sortuda nesse aspecto! A barriga ao início estava muito inchada, mas já voltou ao normal. Só ainda não desapareceu aquela linha escura da gravidez e noto que a pele está assim mais flácida. Os cremes anti estrias tem sido uns aliados.


Amamentar
Ao início foi complicado. Não tinha grande leite, e a menina não acordava para mamar. Tínhamos que tocar-lhe, tirar-lhe a roupa, etc para ela mamar. Isso custava-me imenso!
Na segunda noite após o parto, estava eu no hospital, acordei a tremer, mas uns tremores que não conseguia controlar. Chamei pelo meu marido que estava a dormir, e ele ficou assustado, eu não tinha febre nem nada, mas não parava de tremer. Chamou-se as enfermeiras que apareceram logo. Trouxeram-me um cobertor. Mas os tremores, como apareceram, foram embora. As enfermeiras mediram a temperatura e a tensão e estava tudo bem. Quando fui a amamentar já tinha leite. A médica disse que poderá ter sido hormonal e terá sido a subida (ou descida, nem sei) do leite.
No entanto tinha os mamilos muito doridos. E como ela não pegava, as enfermeiras tinham que expremer um pouco para sair um pouco de leite e ela pegar.
Quando vim para casa, ela começou a pegar no peito sem stress e a mamar normalmente. Neste início, tinha uma dor muito idêntica a vidrinhos a sair pelo mamilo, mas depois melhorava.
Atualmente, ao fim de 3 meses, não dói absolutamente nada e quando o peito fica muito cheio, até alivia quando ela mama. Dói-me os mamilos durante o dia porque ela mama de hora a hora, às vezes até menos que isso.
No entanto, na consulta no pediatra dos 3 meses, ele verificou que ela não estava a aumentar assim tanto de peso. Baixou no percentil. Por essa razão, o pediatra mandou dar o peito e se ela não ficar satisfeita, dar-lhe o suplemento para que ela não mame de hora a hora e comece a ganhar um pouco mais de peso. Eu adoro amamentar, mas realmente durante o dia é difícil conseguir fazer algo, porque ela pede mama de hora a hora. Vamos a ver como vai correr.



As noites
Devo dizer que nisto sou uma sortuda! A minha bebé desde de início que dorme bem durante a noite. No início acordava de 3h em 3h, mas depois do fazer um mês começava a dormir 4h seguidas e agora dorme sempre de 5h a 6h seguidas. E não chora nada quando acorda, eu meto-a no peito e ela adormece após mamar. Meto no berço e está. Como já disse, sou uma sortuda!



 Os banhos
Ela desde de início que gosta do banho. Somos sempre super rápidos e temos sempre a divisão onde toma banho numa temperatura agradável. Ela ri-se imenso no banho, só não gosta é quando a vestimos (arma sempre berreiro). Somos sempre nós os dois, pai e mãe, a dar-lhe banho. Ela desenvolveu uma crosta láctea na cabeça e está a perder o cabelito com que nasceu. A crosta tem lhe dado comichão e ela acaba por se arranhar toda, por mais que tenha as unhas cortadas. Já vai para 1 mês que colocamos óleo de amêndoas doces na cabeça, uns minutos antes do banho, ela melhorou, mas aquilo não passou.  Na última consulta do pediatra, falamos e ele receitou um champô próprio e a verdade é que começou logo a sair na primeira vez que usamos.
Ela com 3 meses, já dá às pernas e molha tudo à volta. E convém dizer que a banheira está a ficar pequena para ela. Eheheh


Os choros
Ao início, a minha filha não chorava assim muito. Começou quando começamos a dar vigantol quando ela tinha um mês, e nos dias que tomava a miuda chorava, gritava e não conseguia fazer coco. Um dia esqueci-me de lhe dar e ela teve um dia normal. Voltei a dar e voltou ao mesmo. Decidi deixar de lhe dar mesmo e liguei para o pediatra. Ela disse para dar a da NanCare e a partir daí, tudo bem. 
Foi a partir dos 2 meses que começou a complicar. Tudo começou quando demos as vacinas, em que ela berrou tanto que eu quase chorei com ela. Só se calou, quando a pus no peito. No dia a seguir, estava agitada, chorava e tinha temperatura mais alta, embora não fosse considerada febre. Foi assim durante dois dias, até que lhe demos o benuron. Nesse dia, ela chorou incessantemente durante 4horas. Eu, desesperada, chorei agarrada a ela. Após tomar a segunda vez o benuron, ela acalmou e finalmente conseguiu dormir. 
Depois disso, durante uma semana, sempre depois das 22h chorava imenso. Ao início não sabíamos o que fazer e eu cheguei a chorar com ela, porque me sentia impotente. Entretanto, comecei a embalar e cantar para ela e ela acalmava e adormecia. 
Então começou a fazer o berreiro mais cedo, por volta das 20h. O que decidimos fazer e proporcionar sempre uma boa sesta durante a tarde e deixar a luz reduzida onde ela está quando começa a anoitecer. Normalmente, por volta das 21h30 vou para o quarto com ela. Canto para ela e amamento e ela adormece sem choro.
Temos feito sempre assim e tem resultado.
Claro que ela chora noutras ocasiões, às vezes são algumas cólicas, outras é porque está tola com o sono e não consegue dormir, etc. Mas já me sinto mais confiante para a ajudar nessa hora e esperemos que continue assim. 



Eu como mãe

Ser mãe é fantástico! É ganhar um amor incondicional pelo ser que carregamos durante 9 meses. Eu adoro este novo papel.

Já me senti desesperada, quando ela chorava? Sim, já.

Se o meu marido ajudou nesses momentos? Sim, muito.

Ter um filho muda tudo. Por exemplo, deixei de ter uma hora certa para comer. Como quando ela "me deixa". Tomar banho é quase sempre a correr, embora seja o pai ou a avó que fique com ela quando vou tomar banho ou assim, corre sempre bem.

Passa tudo a ser secundário. As lides da casa começam a ficar complicadas de fazer. Ao início tinha que ser o marido, que eu não conseguia mesmo. Agora, a minha mãe, como não trabalha à sexta à tarde, vem para cá e fica com ela enquanto eu arrumo. Só assim consigo! 

As refeições são, geralmente, ou feitas pelo meu marido ou pela minha mãe.

No meio disto tudo, apesar de tudo ter mudado, sou uma sortuda por ter um apoio tão grande.

Ah, e o gatinho... O gato surpreendeu-nos! Apesar de não se chegar muito à beira da menina, está sempre atento. Quando ela chora, ele põe-se logo de volta dela e começa a miar, como que a chamar-nos. A única coisa é que por mais que queiramos, a atenção que lhe davamos não é igual, então ele anda mais carente. Mas nada que uns miminhos não resolvam. Espero que se dêem bem quando ela crescer mais um pouco!


By Lum

0 comentários:

Enviar um comentário