quinta-feira, 29 de abril de 2021

Catarina, a Grande, de Silvia Miguens


"Em 1762, o czar Pedro III é alvo de uma conspiração, acabando por morrer. A sua mulher, Catarina, sucede-lhe como imperatriz tornando-se, aos trinta e três anos, «Sua Majestade, Catarina II, imperatriz única e soberana de todas as Rússias».

O seu reinado revitalizou a Rússia, transformando-a numa das maiores potências europeias. Os seus sucessos dentro da complexa política externa são sobejamente conhecidos assim como as represálias, por vezes violentas, aos movimentos revolucionários. Conferiu maior poder à nobreza e aos senhores da terra, constituindo o seu reinado o ponto alto da aristocracia russa. Poucas mulheres geraram tanta controvérsia em redor de si como Catarina, a Grande. Inteligente, culta, autoritária, sagaz, apaixonada, grande estratega e envolta em todos os tipos de conspirações da corte, a imperatriz que governou a Rússia com punho de ferro é, sem dúvida, um dos principais intervenientes na agitação política do século XVIII, que mudou a História do Mundo.

Esta emocionante narrativa, que não deixa de fora o rigor histórico, revela as vivências e a intriga palaciana e pessoal da grande imperatriz, a sua peculiar e intensa vida sexual, os seus medos, as suas deficiências e os seus fracassos."

Não conhecia a autora e pouco conhecia sobre a vida de Catarina, a Grande. A única coisa que sabia, foi da série The Great e sabia que a maior parte era ficção.
Este livro conta a vida de Catarina desde da sua infância. Não nasceu russa e só assumiu o nome de Catarina após conversão à igreja ortodoxa. Desde de jovem que foi motivada a ler e a estudar. Tinha uma relação demasiado próxima com o seu tio mais novo. Desde cedo descobriu a sexualidade. 
Casou com Czar Pedro III, após um golpe que o colocou no poder. Mas Pedro não era nem bonito nem tinha uma personalidade interessante. Catarina nunca gostou do marido, e teve alguns amantes ainda durante a vida de Pedro. De facto, ainda hoje surgem dúvidas sobre a paternidade do seu filho e herdeiro, Paulo. No entanto, ele foi criado como filho do czare separado de Catarina ainda em bebé, o que prejudicou e muito a sua relação com ele mais tarde. Teve mais filhos, todos de diferentes amantes que teve durante a sua vida. Também ela protagonizou o golpe de estado que derrubou o seu marido e a tornou na mulher mais poderosa da Rússia.
Era extremamente inteligente, o que por vezes causava mau estar entre os seus ministros. Sempre com mão firme, trouxe a vacinação, a arte e estudos para a Rússia.
Foi sem dúvida uma mulher muito à frente no seu tempo.
Recomendo a leitura do livro!

By Lum


 

0 comentários:

Enviar um comentário