segunda-feira, 15 de março de 2021

Medina Del Campo - Na rota da História de Castela, Espanha

 Olá,

Cá temos mais um post de viagens que fiz antes de tempos de Covid. Desta vez, dou-vos a conhecer Medina Del Campo. Situada na província de Valladolid, Medina Del Campo é uma vila de origem pré-românica. 

O que visitar

- Castelo de la Mota

No seu nome, "Mota" (elevação no terreno) foi sempre um lugar privilegiado. A elevação na planície facilitou muito a defesa e proteção. "Medina" tem origem na pré-história, mais precisamente na Idade do Ferro. Entretanto com o tempo foi perdendo população, acabando abandonado. 

Castelo de la Mota

Existem muitas lendas sobre a origem do castelo, mas o mais provável é ter tido várias transformações, nomeadamente nos reinados do rei João II de Castela, do seu filho Enrique IV que construíram o recinto interior à fortaleza e à Torre de Menagem, e os Reis Católicos que mandaram construir a barreira defensiva, tornando-se um dos melhores parques de artilharia da Europa.

O Castelo tem visita livre ao Pátio de Armas, a capela e sala "Juan de la Cosa". Tem depois vários tipos de visita: a geral (sem visita à torre) que inclui as jazigas arqueológicas, parte exterior do Castelo, galerias subterrâneas, Pátio das armas e capela, sendo a visita guiada; e ainda a visita guiada à torre de menagem que dura cerca de 50minutos. Também dispõem de visitas teatralizadas à Torre de Menagem, mas é necessária reserva prévia.

Como estava numa hora que não havia visitas, fizemos a visita gratuita.

Como já dito, o castelo tem um amplo Pátio de Armas onde se destaca uma porta trabalhada com um arco árabe e uma representação do encontro de Santa Ana e São Joaquim junto à Porta Dourada.

Pátio das Armas

Entrando por essa porta temos um mapa-mundo do ano de 1500, desenhado por Juan de la Cosa.

Capela do Castelo

A seguir a essa sala, temos a Capela do Castelo, dedicada a Santa Maria. No retábulo, é possível ver seis estatuetas douradas de santos espanhóis entre eles a Teresa de Jesus.


- Torre y Colegiata de San Antolín

Torre y Colegiata de San Antolín

Este edifício foi construído em 1177 e conta também com obras efetuadas pelos Reis Católicos, que ampliaram e a alteraram a nível arquitetónico no que se apresenta actualmente.


- Plaza Mayor de la Hispanidade

Plaza Mayor de la Hispanidade

A Plaza Mayor é um espaço amplo, onde encontramos imensos restaurantes, bares e lojas. Vale a pena conferir.

Plaza Mayor de la Hispanidade

- Palácio Real Testamentário e Estátua de Isabel, a Católica

Um pouco mais à frente da Plaza Mayor, encontra-se o Palácio Real Testamentário. Na sua frente temos uma estátua em homenagem a Isabel, a Católica. Foi aqui que redigiu o seu testamento em Outubro de 1504, morrendo pouco tempo depois. 

Estátua de Isabel, a Católica e fachada do Palácio Real Testamentário
 
O Palácio foi construído no século XIII e serviu de residência real, prisão e Câmara Municipal de Medina del Campo.

Este palácio foi o lugar mais frequentado pela rainha Isabel, de toda a Espanha. Aqui recebeu embaixadas, exerceu justiça e atendeu aos vários assuntos do reino. Foi também aqui, neste palácio que morreu no dia 26 de Novembro de 1504.

Representação do quarto onde Isabel, a Católica faleceu

Actualmente o Palácio alberga um centro de interpretação sobre a rainha Isabel, que inclui a representação fiel do quarto onde faleceu a rainha Isabel, onde nas suas paredes existem quadros, um deles pintado com a cena da sua morte.

Folhas do testamento de Isabel, a Católica

No museu encontramos vários objetos, incluindo o testamento de Isabel redigido neste mesmo palácio.

Como Chegar

Do Porto - Seguir pela A20 até entrar na A4 em direção a Vila Real/Valongo/Ermesinde, sair na saída 46 para M523 em direção a Quintanilha, seguir pela N-122 para a E-82/A-11 em Castilla y León, España em direção a Medina del Campo.

De Lisboa - Seguir pela A1,  até à saída em direção a Abrantes/C.lo Branco/T.res Novas para a A23, até convergir com a A25 para Vilar Formoso e seguir pela N322, passar a fronteira e seguir pela A-62 até à saída 184 para N-620 em direção a Alaejos e seguir instruções até Medina del Campo.

By Lum




0 comentários:

Enviar um comentário