quinta-feira, 11 de março de 2021

A Imperatriz Romanov, de C. W. Gortner

 


"Uma mulher governa sempre.
Mesmo quando está nos bastidores do trono.

Um belíssimo romance, com vislumbres da história da Europa desde o final do século XIX até meados do século XX. Acompanhando a vida de Maria Feodorovna, a mãe do último czar da Rússia, viajamos dos opulentos palácios de São Petersburgo aos campos de batalha da Primeira Guerra Mundial. Desde a corte da Rainha Vitória até à ruralidade russa dominada pelos Bolcheviques.

Depois de Alix, a sua querida irmã mais velha, ter desposado um dos príncipes de Inglaterra, Minnie percebe que terá destino semelhante. Apesar da sua relutância, casa-se com Alexandre, o herdeiro do trono dos Romanov, ascendendo a imperatriz.

Com a morte do seu marido, o filho Nicolau torna-se czar da Rússia, e, com esse poder, chegam os conflitos. A mulher de Nicolau, fortemente influenciada por Rasputine, é apenas uma das ameaças que Minnie, agora Maria Feodorovna, tem de enfrentar para proteger o seu filho e o seu império.

Quando ecos da revolução começam a chegar ao palácio, a Imperatriz Romanov prepara-se para enfrentar o seu maior desafio."


C. W. Gortner está tornar-se um dos meus autores favoritos. Este foi outro livro dele que adorei. Conheço muito pouco da história da Rússia, e neste livro o autor remete-nos para a corte Romanov. Sei perfeitamente que, sendo um romance, há sempre ficção, tal como o próprio autor menciona no fim. Mas o essencial da história de Maria Feodorovna está no livro. Nascida princesa da Dinamarca, alterou o seu nome para Maria quando se converteu à igreja ortodoxa para casar com o, na altura, filho do Czar. Conseguiu integrar-se muito bem na corte Romanov e teve uma relação excelente com o seu marido. Com a morte deste, o seu filho Nicolau torna-se Czar, casando com uma princesa alemã, contra à vontade dos pais. E é aqui que os conflitos começam. A mulher de Nicolau não aceita os conselhos da sogra e começa a ligar-se a Rasputine, influenciando o marido nas decisões do império. Isto foi o início da queda dos Romanov. Apesar de Maria avisar o filho, ele nunca lhe deu ouvidos. 

Maria sofreu vários atentados durante o tempo que viveu na Rússia, mas tudo se tornou muito pior no reinado do filho, uma vez que o país se envolveu numa guerra com o Japão e a Prússia, morrendo milhares de russos. As revoltas foram enormes, havia muita fome. O autor consegue descrever tudo isto tão bem, que parece que estamos realmente a visualizar.

Mais um livro que recomendo vivamente!

By Lum



0 comentários:

Enviar um comentário