quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

D. Beatriz de Portugal - A Infanta Esquecida, de Ana Isabel Buescu

 


"«Ler esta obra é um convite a percorrer as cortes europeias do século XVI. Ler esta obra é um desafio a conhecer, resgatada do passado, a biografia de uma mulher. Ler esta obra é deixar-se seduzir por uma narrativa histórica plena de cientificidade, mas nem por isso menos sedutora, que nos vivifica a memória do passado.»
Maria Helena da Cruz Coelho, in Prefácio.

Quem foi Beatriz de Sabóia, a infanta esquecida?
A historiadora Ana Isabel Buescu traça o retrato da terceira filha do rei D. Manuel I e de D. Maria, nascida em 31 de Dezembro de 1504, em Lisboa. Cresceu na opulência da corte do pai. o seu nome rapidamente entra no mercado de casamentos das cortes europeias. a proposta de união com Beatriz partiu do duque de Sabóia, Carlos II, que vivendo sob a ameaça francesa e com graves dificuldades financeiras pretendia, com esta aliança matrimonial, o apoio do rico e prestigiado rei português.

Em 7 de Abril de 1521 realizou-se, no paço da Ribeira, o casamento por procuração entre Carlos II e Beatriz de Portugal, portadora de um valioso dote em dinheiro, jóias, alfaias de prata e tapeçarias. no dia 10 de Agosto, com os seus oficiais, damas e muitos acompanhantes, Beatriz disse um derradeiro adeus a Lisboa e partiu rumo a Nice. Duquesa de Sabóia no dramático período das guerras entre Carlos V e Francisco I, Beatriz, conhecida pelo seu porte altivo e dotada de grande inteligência, teve um importante papel no governo do ducado. Mãe por dez vezes, morreu no parto aos 33 anos. Sobreviveu-lhe apenas o varão Emanuel Filiberto, que herdou o nome do seu avô materno e a determinação da mãe. Já duque de Sabóia, após a morte de D. Sebastião em 1578, Emanuel Filiberto foi um dos vários candidatos ao trono português, que veio a ser ocupado por Filipe I."


Este livro não é um romance, mas sim uma biografia exacta sobre Beatriz de Portugal. Neste livro podemos imaginar as cortes de antigamente e a vida que lá se tinha. Mas gostei principalmente do retrato fidedigno que a autora faz de D. Beatriz. Praticamente não se fala dela (nem nas aulas de História), pelo que me deu especial gosto ler o livro que nos dá a conhecer esta personagem verdadeira da história de Portugal. 

A autora começa pelo inicio da sua vida, na corte portuguesa, filha de um dos reis mais ricos e prestigiados, neta dos reis católicos. Aqui conhecemos um pouco do seu temperamento e também da sua educação. Ficamos a saber como foi negociado o seu casamento com o Duque de Saboia e até do seu dote (detalhadamente). Percebemos como foi a sua adaptação à nova corte, tão diferente da sua corte portuguesa. Era uma pessoa activa e o marido tinha em conta o seu conselho. Infelizmente morreu muito jovem, aos 34 anos.

Recomendo vivamente o livro.

By Lum

0 comentários:

Enviar um comentário