terça-feira, 8 de dezembro de 2020

,

Resultado da PTGO e o diagnóstico de Diabetes Gestacional.

 Hello,

A 13 de Novembro fiz aqui um post sobre o teste da PTGO - Prova de Tolerância à Glicose Oral (Ver aqui), onde expliquei o que era, como era efetuado e a minha experiência.

Entretanto, chegaram os resultados e não foram o que esperava. Um dos valores estava alto. Fiquei meia em pânico, mas já tinha a consulta marcada na semana seguinte.

Fonte: https://www.mgfamiliar.net/blog/mgd/

Mas vamos por partes.
Primeiro, é necessário falar dos intervalos de valores normais para cada ponto: jejum, 1ª hora após ingestão da glicose e 2ª hora após ingestão da glicose.


Valores de referência de PTGO: 
(Se o resultado da PTGO for inferior aos resultados de referência descritos no quadro, a prova é considerada negativa)
Fonte: https://controlaradiabetes.pt/entender-a-diabetes/diabetes-gestacional


Os meus resultados e diagnóstico

Os meus resultados não foram dos piores (creio eu). 

Em jejum, o meu nível de glicose estava bastante normal. O problema foi o valor da 1ª hora, em que o valor que tive foi de 194, quando o máximo é 180. N 2ª hora, o meu valor foi 151, muito próximo do máximo 153.

O diagnóstico foi fácil: diabetes gestacional.

Foi uma "pancada" daquelas, saber os riscos que podia acarretar... puuff.


Tenho diabetes gestacional, e agora?

E agora começa uma nova etapa. 

Primeiro fui à minha nutricionista, falei-lhe do diagnóstico e ela lá me fez um plano (felizmente não foi mazinha... já vi pessoas em que o plano envolvia fazer menos refeições), não me retirou nenhuma refeição, substituiu-me várias coisas assim como as suas quantidades. Fruta, só acompanhada por uma bolacha marinheira ou algum fruto seco, massa e arroz tudo integral, pão só integral, cereais ou centeio e, obvio, cortar no chocolate, doces, açúcar, etc. E eu que só me apetece chocolate e Nestum - estão a imaginar o açúcar que aquilo tem hahahaha Mas faço o esforço e ela diz que posso comer volta e meia um quadradinho de chocolate preto após as refeições. Já dá para ir "matando o bicho".


Entretanto, para além de ter que ter um grande controlo com a minha alimentação, também tenho que controlar os meus níveis de glicémia. A minha médica quer que faça o controlo 4x por dia - em jejum, e 1h depois de todas as principais refeições (pequeno-almoço, almoço e jantar) e apontar todos os valores. Daqui a 15 dias, terei nova consulta para avaliar a situação.


Como é efetuado o controlo da glicémia?

O controlo é feito através de picada no dedo e colocada uma gota de sangue numa tira que vai ser inserida numa máquina que fará a leitura e indicará o valor.

Na farmácia, a maquina é gratuita (pelo menos a minha foi) e incluiu uma caneta, lancetas, tiras e a máquina. Começa-se por ver qual a intensidade que queremos para picar o dedo: a minha tem 5, a primeira é para quem tem pele muito muito sensível e fina e a 5 para quem tem a pele muito grossa, eu escolhi a intensidade 2 e escolhi a certa. Logo de seguida colocamos a lanceta na caneta e preparamos para a picada. Convém lavar sempre as mãos antes. 

Exemplo de caneta para picagem do dedo

Antes de picar, coloco a tira na máquina. Pico o dedo, e coloco a gota de sangue na tira que está na maquina. 10 segundos depois tenho o resultado.

Exemplo da colocação da gota de sangue na tira que vai ser medida pela máquina

Eu comecei hoje ao jantar a fazer o controlo e confesso que pensei que seria bem pior. Agulhas e afins nunca foram o meu forte, mas a picagem é super rápida. Para a primeira picada, o meu valor estava normalíssimo. Fiquei super feliz e só espero que continue assim.

E agora será a minha sina até ao parto, dietazinha que é bom e picadinhas lol

Espero que os valores se mantenham bem, torçam lá por mim! =)

By Lum


0 comentários:

Enviar um comentário