Olá,
Num passeio que fizemos para norte, descobrimos que duas cidades, Chaves (Portugal) e Verín (Espanha) se tinham juntado para em conjunto fomentarem o turismo, criando a Eurocidade da Água. Ambas são banhadas pelo Rio Tâmega, sendo ambas ricas em águas mineromedicinais. Foi aqui que descobrimos a cidade de Verín.
Castelo de Monterrei - Verín
Verín é um município espanhol, pertencente à província de Ourense, Galiza. É uma cidade com centro histórico, onde podemos visitar igrejas com origens no século XVII e museus.
Não tivemos, infelizmente, muito tempo para visitar Verín. Fomos lá no mês de Dezembro, já eram umas 17h e os museus estavam todos a fechar, com muita pena nossa. Acabamos por visitar apenas por fora.
Verín
Os pontos mais interessantes para nós, foram a Casa dos Acevedo e o Castelo de Monterrei. A Casa dos Acevedo situa-se na Praza García Barbón, e foi onde se deu o histórico encontro entre o Rei Felipe, o Belo e o Cardeal Cisneros.
Já o Castelo de Monterrei situa-se a alguns metros da entrada de Verín, num topo de difícil acessos: estreitos, onde só é possível passar um carro, com casario com varandas salientes que quase tocam nos carros. No entanto, a subida vale a pena.
Castelo de Monterrei - Palácio
Várias linhagens passaram por esta fortaleza, entre elas Ulloa, Zuñiga, Fonseca e os Duques de Alba. No entanto, o castelo foi construído no século XII por D. Afonso Henriques, rei de Portugal e neto de Afonso VI. Passou para os domínios do Reino de Leão e Castela com a assinatura do Tratado de Tui. Adquiriu maior importância no século XIV com Pedro I, o Cruel, quando este lhe serviu de refugio durante a guerra civil com Henrique de Trastâmara, futuro Henrique II. Em 1506, esteve, neste mesmo castelo, o rei Felipe, o Belo, para se encontrar com o Cardeal Cisneros e tomar o seu papel como Rei de Castela.
Castelo de Monterrei - Palácio
Ao longo dos tempos, o castelo foi-se adaptando aos diferentes estilos. Entre os séculos XV e XVII, os Condes de Monterrei construíram um palácio renascentista, o Hospital de Peregrinos e a Igreja de Santa Maria. Mais tarde, construíram dois recintos abaluartados, onde se encontravam os conventos franciscanos e jesuítas, sob o reinado de Felipe IV.
Torre de Menagem - Castelo de Monterrei
A Torre de Menagem, também conhecida como Torre de D. Sancho, foi erguida na época dos Reis Católicos. Sobre a porta de acesso, pode ver-se as armas dos Ulloa e dos Zúñiga, contendo a seguinte inscrição:
“(...) Esta / Torre mandaron faser Don Sa[n]cho de Ulloa / e Dona Teresa De Zúñiga su muger conde / e condesa de Mo(n)terrey. acabose an(n)o de / mil e CCCC e LXXX e II an(n)os”
Palácio ou Paço dos Condes
No interior do palácio, encontra-se o Museu da Acrópole, onde podemos encontrar as seguintes salas:
- A comarca e os seus monumentos;
- Caminhos Jacobeus na Galiza;
- Restos epigráficos de Monterrei;
- Elementos da Semana Santa e livros da paróquia junto com o Missal Auriense;
- Colecção de esculturas dos séculos XVII e XVIII;
- Colecção de esculturas dos séculos XVII e XVIII;
- Colecção de calcografias da “Via Crucis”.
No Palácio, também se vê a Torre das Damas, a mais antiga de todo o conjunto, podendo ter sido a torre de menagem mais primitiva.
Igreja de Santa Maria Gracia
A Igreja de Santa Maria Gracia foi construída na primeira metade do século XIV ou finais do século XIII, embora a sua fachada seja mais moderna. A torre campanário foi erguida entre 1660 e 1661, segundo a inscrição conservada na sua base.
Como Chegar
Do Porto - Seguir pela E1/A3 na saída em direcção a E82/Valença/Braga/A4/Valongo/V. Real até à saída 8 para A7 em direcção a Guimarães Sul/A11/Felgueiras/A24/Chaves; até saída para a A24 em direcção a Chaves/Espanha. Entrando em Espanha, seguir até saída em direcção a Verín/ Ourense/ Vigo.
De Lisboa - Seguir pela A1 até à saída para a A41, seguir depois pela A42 até à saída para a A11 em direcção a Felgueiras/A7/Guimarães/A24/Chaves. Seguir pela saída para A7 em direcção a Fafe/Vila Real/A24/Chaves e seguir até à saída para a A24 em direcção a Chaves/Espanha. Entrando em Espanha, seguir até saída em direcção a Verín/Ourense/Vigo
By Lum
0 comentários:
Enviar um comentário