domingo, 5 de abril de 2020

Eurocidade da Água - Chaves

Olá,

Num passeio que fizemos para norte, descobrimos que duas cidades, Chaves (Portugal) e Verín (Espanha) se tinham juntado para em conjunto fomentarem o turismo, criando a Eurocidade da Água. Ambas são banhadas pelo Rio Tâmega, sendo ambas ricas em águas mineromedicinais.
Mas vamos primeiro a Chaves, cidade portuguesa!!


Rio Tâmega - Cidade de Chaves


Chaves é uma cidade situada no norte, pertencente aos distrito de Vila Real. É uma cidade com imensa história, remontando ao tempo da invasão romana na Península Ibérica, sendo possível ver vestígios da sua ocupação. Em 1160, Chaves passa a integrar o país. Devido a encontrar-se perto da fronteira, a cidade era vulnerável aos ataques, pelo que D. Dinis mandou construir o castelo e as muralhas, que ainda hoje é possível visitar. 
Em 1929, Chaves foi elevada a cidade.


O que ver

1. Ponte de Trajano


Ponte de Trajano - Chaves


A Ponte de Trajano é a Ponte Romana que passa por cima do Rio Tâmega.
Foi construído entre fins do século I e o início do século II. Para além das termas, este é um dos melhores e conservados exemplares romanos da antiga Aquae Flaviae. Foi classificada como Monumento Nacional em 1910.
A ponte hoje em dia é pedonal.


2. Termas de Chaves - Fonte do Povo


Fonte do Povo - Chaves


As Termas de Chaves é o sítio ideal para tratamento e relaxamento. Quando passamos junto às termas, é possível sentir o calor que vem da ventilação debaixo do solo. Junto ás termas, encontramos a chamada Fonte de Povo, onde se encontra a água das termas a sair. A água sai a mais de 70ºC, por aconselho que tenham cuidado para não se queimarem. É possível beber a água, no entanto não o fiz porque cheira muito a enxofre. 


3. Igreja da Madalena


Igreja da Madalena


A Igreja da Madalena, também chamada Igreja S. João de Deus, é uma das igrejas mais bonitas da cidade de Chaves. Foi construída no século XVIII, durante o reinado de D. João V. 


Vista para a margem esquerdo do Rio Tâmega, da Ponte do Trajano - a Igreja da Madalena encontra-se à esquerda.


A igreja fica na margem esquerda do Rio Tâmega. É possível ver a sua cúpula bem alta, que funciona como um meio de iluminação para o seu interior.

4. Museu da Região Flaviense


Museu da Região Flaviense


Este museu mostra-nos a história da região flaviense, através de várias exposições. Situa-se na Praça de Camões.

5. Forte de São Francisco


Forte de São Francisco


O Forte de São Francisco, também conhecido como Forte de Nossa Sehora do Rosário, foi, juntamente com o Forte de São Neutel, a defesa da cidade durante a Guerra da Restauração. 


Entrada do Forte de São Francisco


O forte era, anteriormente, um convento franciscano, o Convento de Nossa Senhora do Rosário, construído no início do século XVI. 
É neste momento, um hotel.


6. Igreja Matriz


Igreja Matriz


As primeiras referências à igreja Matriz de Santa Maria Maior surgem nas Inquirições Afonsinas de 1259. Foi construído no século XII, sendo que da estrutura medieval só persiste a torre sineira e o seu portal.


7. Igreja da Misericórdia


Igreja da Misericórdia


A Igreja da Misericórdia fica situada na Praça de Camões, tendo sido construída na segunda metade do século XVII. 


Interior da Igreja da Misericórdia


A igreja é constituída por uma nave única, e as suas paredes são revestidas a azulejos do século XVIII.

8. Castelo


Castelo


Infelizmente do castelo apenas sobrou a Torre de Menagem. Fica numa zona de elevação, à beira do rio Tâmega.


Paisagem do topo da Torre de Menagem do Castelo

No interior da Torre de Menagem existe um museu que conta a história das armas portuguesas. No topo a vista sobre a cidade é espectacular.


9. Muralha e jardim do Castelo


Jardim e muralha do castelo


Junto à torre de Menagem temos um belo jardim onde podemos passear mesmo junto ao que resta da muralha. Também é possível observar os canhões.



Como Chegar

Do Porto -  Seguir pela E1/A3 na saída em direcção a E82/Valença/Braga/A4/Valongo/V. Real até à saída 8 para A7 em direcção a Guimarães Sul/A11/Felgueiras/A24/Chaves; até saída para a A24 em direcção a Chaves/Espanha. 

De Lisboa - Seguir pela A1 até à saída para a A41, seguir depois pela A42 até à saída para a  A11 em direcção a Felgueiras/A7/Guimarães/A24/Chaves. Seguir pela saída para A7 em direcção a Fafe/Vila Real/A24/Chaves e seguir até à saída para a A24 em direcção a Chaves/Espanha. 



By Lum

0 comentários:

Enviar um comentário