quinta-feira, 5 de março de 2020

Castelo Rodrigo, uma aldeia com 600 anos de história

Olá,


Hoje trago-vos a conhecer a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo. É uma freguesia do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda.
Durante mais de 600 anos, a povoação foi vila e sede do concelho.


Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo


Pertenceu a Leão, mas com o Tratado de Alcanices em 1297, Castelo Rodrigo passa a integrar o Reino de Portugal.
D. Dinis ordenou a reconstrução do castelo, construindo igualmente a porta de entrada da alcáçova com duas torres. Durante a dinastia Filipina, Cristóvão de Moura mandou construir a sua residência, em estilo maneirista. No período da Restauração, em 1640, todos os pertences de Cristóvão de Moura foram confiscados pela coroa e sua residência em Castelo Rodrigo foi incendiada e destruída.



O que ver

1. Palácio de Cristovão de Moura


Palácio de Cristovão de Moura


Quando se está a chegar a Castelo Rodrigo, olhando para o topo da colina, encontramos o Palácio, infelizmente já em ruínas.
Como já disse, Cristóvão de Moura, foi um partidário de Filipe II e uma figura importante na administração do país durante a dinastia filipina. Assim, com a restauração da Independência, o palácio foi considerado um símbolo da opressão espanhola, mesmo 3 décadas depois da morte do seu construtor, tendo sido incendiado pela população.


Interior do Palácio de Cristovão de Moura


Está localizado no lugar da antiga alcáçova e ainda conserva vestígios da sua monumentalidade. Durante os séculos XVIII e XIX, o palácio sofreu algumas obras de consolidação, mas só recentemente foi alvo de intervenção para consolidação das ruínas, com o apoio das Aldeias Históricas de Portugal. 


Interior do Palácio de Cristóvão de Moura

É verdade que está praticamente em ruínas, mas vale a pena visitar. O que sobrou está em bom estado e vale a pena apreciar a paisagem.


2. Porta do Sol


Porta do Sol


É uma das três entradas na vila ao longo das muralhas.


3. Castelo e bombardeiras cruzetadas


Castelo e bombardeiras cruzetadas


Não existem fontes com referência ao castelo antes do foral de 1209 de Afonso IX de Leão, no entanto é provável que já existisse no século IX. A fortificação foi sofrendo alterações, sendo que as mais significativas aconteceram no reinado de D. Dinis. Posteriormente, no D. Manuel I ordenou a recuperação das muralhas. 
É possível visualizar as famosas bombardeiras cruzetadas, que foram introduzidas mais tarde, após o aparecimento das peças de artilharia. Eram os postos de vigilância da alcáçova.
Foi parcialmente restaurado na década de 1940 e recentemente uma intervenção com o apoio das Aldeias Históricas de Portugal.


4. Igreja Matriz


Igreja Matriz


A Igreja Matriz foi fundada no século XIII pela Confraria dos Frades de Nossa Senhora de Rocamador. Apesar de manter uma tipologia mais primitiva, a igreja sofreu algumas obras nos séculos XVI e XVII. A Igreja foi restaurada no final dos anos 90.


5. Padrão da Restauração


Padrão da Restauração


O padrão da Restauração é um monumento que homenageia e relembra a participação activa de Castelo Rodrigo na Restauração da Independência a 10 de Dezembro de 1640. Castelo Rodrigo foi alvo de um cerco  a 25 de Junho de 1664 seguido de uma batalha travada a 7 de Julho.


6. Pelourinho


Pelourinho


D. Manuel I atribuiu foral a Castelo Rodrigo, consolidando assim o seu poder concelhio e a sua autonomia jurídica e administrativa. Assim, ergueram o Pelourinho, classificado como Monumento Nacional em Julho de 1922.


7. Torre do Relógio

Ruas de Castelo Rodrigo, com a Torre do Relógio à direita

Situado na antiga muralha que protegia a alcáçova, a torre sineira tinha originalmente um relógio de martelo com pesos de granito.


8. Convento de Santa Maria de Aguiar

Convento de Santa Maria de Aguiar

Este majestoso convento situa-se a 3 km de Figueira de Castelo Rodrigo e merece uma visita.
De estilo Românico e gótico, é constituído por uma Igreja e Convento e foi edificado no século XII, junto da Ribeira de Aguiar.

Igreja do Convento

Em 1297, com o Tratado de Alcanices, tal como Castelo Rodrigo, Santa Maria de Aguiar passou a pertencer à coroa Portuguesa e colocado sob filiação de Tarouca.

Convento de Santa Maria de Aguiar

Em 1932 tornou-se monumento nacional, sendo possível visitá-lo. As visitas são guiadas.


Como Chegar
Paisagem vista do Palácio

Do Porto - Seguir pela A1 até à saída 16 para convergir com A25 em direcção a Viseu, até à saída 32 para N324 em direcção a Pinhel/Almeida/Sabugal; sair em direcção a Castelo Rodrigo.

De Lisboa - Seguir pela A1 até à saída para a A23 em direção a Abrantes/C.lo Branco/T.res Novas, seguir pela A25 até à saída 32 para N324 em direção a Pinhel/Almeida/Sabugal; sair em direcção a Castelo Rodrigo.

By Lum

0 comentários:

Enviar um comentário