quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

A Traição de D. Manuel I, de Jorge Sousa Correia


"Quando, em 1518, D. Leonor de Habsburgo veio na companhia do futuro imperador Carlos V, seu irmão, da Flandres para Espanha, no seu pensamento só uma promessa de casamento permanecia. Chegava depois a Portugal, onde tinha noivo seguro, o príncipe herdeiro, à sua espera para encerrar um capítulo há muito negociado por D. Manuel I e a família dos Habsburgo. Então por que razão se casou com o pai do noivo? E o que fez D. Manuel I desejar a noiva do filho e atraiçoar o acordo?"


Mais um livro deste autor que gostei muito. É um autor que segue a história sem divagar muito, o que me agrada bastante. Apesar desta ser a história de vida de D. Leonor de Habsburgo desde de que se casa com o rei D. Manuel I, o que o autor pretende é que imaginemos como seria a sua vida se tivesse casado com quem estava destinada, isto é com o filho mais velho de D. Manuel I. Teria sido ela mais feliz? Essa é a duvida que ficará sempre...
É um pouco triste que D. Leonor seja uma rainha esquecida, tanto de Portugal como de França. Foi rainha de Portugal por pouco tempo, pois o seu esposo faleceu poucos anos depois, mas deu dois herdeiros a Portugal (infelizmente Carlos morreu em bebé). Foi rainha de França e muito fez nos bastidores pela paz entre o rei de França seu marido e o Imperador, o seu irmão.
Uma história de vida sofrida, mas que não deixa de ser admirável!


Este é o segundo livro que leio sobre Leonor de Habsburgo (ver aqui). Eles diferem em alguns aspectos da história, nomeadamente logo após a morte de D. Manuel I. Neste livro, o autor mostra que havia interesse tanto de D. Leonor como de D. João III (filho de D. Manuel I e rei de Portugal) em casarem, no entanto não aconteceu muito por causa do imperador D. Carlos, irmão de D. Leonor. No livro de Yolanda Scheuber, mostra que D. leonor nunca quis casar com D. João III. Penso que este é o ponto e que diferem mais.

Recomendo!


By Lum

0 comentários:

Enviar um comentário