domingo, 27 de outubro de 2019

Leonor de Habsburgo, de Yolanda Scheuber


"Talavera de la Reina (Espanha), 1558. Leonor de Habsburgo está a morrer. De nada servem a opulência e o esplendor que a rodeiam. A sua vida ficou marcada por um dever maior do que os seus desejos, o amor ou a felicidade. Um dever imposto pelo seu irmão Carlos V, que a conduziu à condição mais elevada a que uma mulher podia aspirar, mas que a afastou dos seus entes mais queridos.

Destinada a fazer hastear a divisa dos Habsburgo, foi primeiro rainha de Portugal e depois de França, mas isso já não importa nestes derradeiros momentos. A sua vida desvanece-se, gasta pelos anos de obediência e, sobretudo, porque a sua única filha, Maria de Portugal, a rejeita, incapaz de lhe perdoar os anos de abandono.

Leonor agoniza com a asma que toma conta dos seus pulmões enquanto a sua mente regressa ao passado, até ao período conturbado - de paixões turvas, interesses políticos desmedidos e ambições descontroladas - que selou o seu destino"

Não conhecia a autora e nunca tinha lido nada dela, mas gostei bastante da sua escrita.
Gostei muito da forma que a autora descreveu a vida de Leonor, desde da sua infância até à data da sua morte - sendo este relato feito pela Leonor que recorda a sua vida toda no leito da morte. 
Por vezes, a autora romanceia, mas independentemente disso, o livro é muito bom e dá-nos o perfeito relato de como era a vida na altura e de como era complicada a vida de uma princesa - Leonor teve de abdicar do amor da sua vida e da sua filha bebé para acatar as ordens do seu irmão, rei e imperador Carlos. 
A história da vida da mulher que foi rainha de Portugal e França, um livro que vale muito a pena ler!


Em comparação com a série Carlos Rey Emperador

Na altura que estava a terminar de ler este livro, também assisti à série espanhola Carlos Rey Emperador. Uma série que conta a vida de Carlos, Rei de Espanha e Imperador do Império Romano-Germânico e irmão de Leonor, mostrando, em segundo plano (até porque é impossível separar) a vida de Leonor. E é impossível não fazer comparação entre a vida de Leonor na série e a vida dela contada neste livro.

Marina Salas como Leonor de Habsburgos na série Carlos Rey Emperador

A série inicia com a chegada de Carlos e Leonor a Espanha e mostra uma Leonor rebelde e arrogante que enfrenta o irmão, o que em nada se parece com a Leonor do livro (e acredito que o livro esteja mais correcto, uma vez que naquela altura as princesas eram peões para os reis e obedeciam sem reclamar - obviamente que poderia haver uma ou outra excepção).

Leonor, quando a informam que tem que deixar Portugal e deixar a sua filha, em Carlos Rey Emperador

As diferenças não ficam só por aí. Ela começou por primeiro ser prometida ao principe D. João, mas acabou por casar com o pai, o rei D. Manuel. Na série ela mostra-se apaixonada pelo príncipe D. João e, inclusive, dá a entender que a sua filha é dele e não do seu marido, D. Manuel. No livro, D. Leonor quase não fala com D. João, e mantém-se fiel a D. Manuel de quem tem 2 filhos: um rapaz que morre pouco antes do seu marido, e uma filha, D. Maria, que é obrigada a deixar em Portugal após enviuvar e quando o irmão a chama novamente a Espanha.

Leonor e o seu irmão Carlos, em Carlos Rey Emperador

Mais, ela quer ficar em Portugal e casar com D. João, enquanto no livro, é D. João que lhe propõe casamento e ela rejeita. Também ali existem discussões com a sua futura cunhada, Isabel de Portugal, dizendo que o irmão não tem coração. No livro, ela sempre disse bem do irmão a Isabel, e mantém um relação excelente com ela.

Leonor e Francisco, Rei de França e seu esposo, em Carlos Rey Emperador

A partir daqui, o que se vê na serie e o que se lê no livro é muito idêntico. Ela tenta ajudar os filhos do rei de França, quando estes estão prisioneiros do seu irmão e acaba por se tornar rainha de França. Não foi feliz de todo, mas na série ela interferiu em algumas situações de estado, enquanto no livro tentou manter-se à parte com uma corte à parte. Após a morte do rei, ela volta à Espanha, e passa a viver com a sua irmã Maria.

Leonor, quando está a morrer, e a sua irmã Maria ao lado, em Carlos Rey Emperador

Quando volta à Espanha, pede para ver a filha que deixou a Portugal. No livro (e na realidade) ela está com a filha, mas esta rejeita viver com ela e volta para Portugal, deixando Leonor num desgosto e sofrimento enormes; na série, a filha nunca a vem ver, deixando, obviamente, Leonor num sofrimento terrível. Morre alguns dias depois.

Em conclusão, a série tem bastante diferenças e não gostei da Leonor inicial, por achar que não é fiel à realidade, mas em geral, é idêntica ao livro.

By Lum

0 comentários:

Enviar um comentário