sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Her Chariot Awaits - "Dead & Gone" (Official Music Video)


Ailyn e a sua banda Her Chariot Awaits lançou o seu single de estreia "Dead & Gone". O albúm de estreia com o mesmo nome, será lançado a 10 de Abril com a seguinte tracklist:


01. Misery
02. Dead & Gone
03. Screaming Misfire
04. Stolen Heart
05. Constant Craving
06. Say No
07. Line Of Fire
08. Turning The Page
09. Take Me Higher
10. Just Remember
11. Forgive Me Dear.

Deixo-vos com o videoclip, dizendo apenas: Well done, Ailyn and welcome back!!!



By Lum
Continue reading Her Chariot Awaits - "Dead & Gone" (Official Music Video)

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

A Traição de D. Manuel I, de Jorge Sousa Correia


"Quando, em 1518, D. Leonor de Habsburgo veio na companhia do futuro imperador Carlos V, seu irmão, da Flandres para Espanha, no seu pensamento só uma promessa de casamento permanecia. Chegava depois a Portugal, onde tinha noivo seguro, o príncipe herdeiro, à sua espera para encerrar um capítulo há muito negociado por D. Manuel I e a família dos Habsburgo. Então por que razão se casou com o pai do noivo? E o que fez D. Manuel I desejar a noiva do filho e atraiçoar o acordo?"


Mais um livro deste autor que gostei muito. É um autor que segue a história sem divagar muito, o que me agrada bastante. Apesar desta ser a história de vida de D. Leonor de Habsburgo desde de que se casa com o rei D. Manuel I, o que o autor pretende é que imaginemos como seria a sua vida se tivesse casado com quem estava destinada, isto é com o filho mais velho de D. Manuel I. Teria sido ela mais feliz? Essa é a duvida que ficará sempre...
É um pouco triste que D. Leonor seja uma rainha esquecida, tanto de Portugal como de França. Foi rainha de Portugal por pouco tempo, pois o seu esposo faleceu poucos anos depois, mas deu dois herdeiros a Portugal (infelizmente Carlos morreu em bebé). Foi rainha de França e muito fez nos bastidores pela paz entre o rei de França seu marido e o Imperador, o seu irmão.
Uma história de vida sofrida, mas que não deixa de ser admirável!


Este é o segundo livro que leio sobre Leonor de Habsburgo (ver aqui). Eles diferem em alguns aspectos da história, nomeadamente logo após a morte de D. Manuel I. Neste livro, o autor mostra que havia interesse tanto de D. Leonor como de D. João III (filho de D. Manuel I e rei de Portugal) em casarem, no entanto não aconteceu muito por causa do imperador D. Carlos, irmão de D. Leonor. No livro de Yolanda Scheuber, mostra que D. leonor nunca quis casar com D. João III. Penso que este é o ponto e que diferem mais.

Recomendo!


By Lum

Continue reading A Traição de D. Manuel I, de Jorge Sousa Correia

sábado, 8 de fevereiro de 2020

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Arroz de Caril Fingido - Receita

Olá,

Hoje trago-vos uma receita saudável. A minha nutricionista deu-me a receita e eu fiz umas pequenas alterações.



Ingredientes (para 1 pessoa - Na foto a receita foi para 3 pessoas):
- Meia cabeça de bróculo pequena;
- 1 fio de azeite;
- 2 dentes de alho;
- 1 tomate médio; 
- Meia cebola;
- 6 cabeças de cogumelos;
- 6 colheres de sopa de miolo de camarão;
- Sumo de meio limão;
- 1 colher de café de caril;
- 1 colher de sopa de creme de coco (pode substituir por coco ralado);
- Meia chávena de arroz carolino.

Preparação:
1º Picar a cebola e os dentes de alho e colocar ao lume com um fio de azeite e deixar até a cebola ficar transparente. De seguida adicionar o tomate já sem pele;
2º Picar a cabeça de bróculo e adicionar ao tacho. Deixar cozinhar por 5 minutos;
3º Adicionar o miolo de camarão, o sumo de limão, o caril e o creme de coco e mexer muito bem;



4º Adicionar a água. Quando a água estiver a ferver, baixar o lume e adicionar o arroz e os cogumelos previamente cortados em 4. Deixar cozinhar até o arroz estar no ponto. Servir e bom apetite!!! =)






By Lum
Continue reading Arroz de Caril Fingido - Receita

sábado, 1 de fevereiro de 2020

Aldeia Histórica de Almeida - a Estrela do Interior

Olá,

Hoje dou-vos a conhecer a Estrela do Interior: a Aldeia Histórica de Almeida.

Aldeia Histórica de Almeida

Almeida é um vila junto à fronteira com Espanha, pertencente ao distrito da Guarda. A sua origem terá estado na migração dos habitantes de um castro lusitano, localizado a Norte do lugar do Enxido da Sarça.  Dado a sua localização num planalto, os árabes chamavam-na de Al-Mêda (a Mesa), Talmeyda ou Almeydan, tendo construído um pequeno castelo.

Aldeia Histórica de Almeida

Após o período da Reconquista Cristã, foi sucessivamente disputada com Leão e só passou a total domínio português, após o Tratado de Alcanizes em 1297. Recebeu foral de D. Dinis e posteriormente de D. Manuel I. Em 1810, foi desvastada pela explosão do Revelim do Paiol, motivada pelas Invasões Francesas. 

Muralha da Aldeia Histórica de Almeida

O que ver

1. Revelim da Cruz

Situa-se à entrada da Fortaleza e é constituída pelas Portas Duplas  de São Francisco ou Cruz.
Revelim da Cruz

2. Portas Duplas de São Francisco ou Cruz

Situam-se à entrada da fortaleza, junto ao Fosso e são duas portas. Cada uma delas são abertas em arco pleno. Lateralmente, é possível encontrar o Posto de Turismo.

 Portas Duplas de São Francisco ou Cruz


3. Antigo Convento de Nossa Senhora do Loreto/ Quartel e Hospital Militar
Este convento de freiras Terceiras Regulares de São Francisco data do início do século XVI. O que restou do antigo convento, mostra uma planta em L, que corresponde à Igreja Matriz, já com remodelações oitocentistas.

Antigo Convento de Nossa Senhora do Loreto

Junto ao arco triunfal, existe um portal, única coisa que resta da capela do Menino Jesus (mandada construir por Dantas da Cunha em 1699).

Igreja Matriz


4. CEAMA - Centro de Estudos de Arquitectura Militar de Almeida
O CEAMA localiza-se nas Casas da Guarda das Portas Exteriores do Revelim de Santo António. 

CEAMA visto de dentro da muralha

É constituído por dois espaços com a mesma missão: mostrar aos visitantes de forma instrutiva e cativante os elementos que constituem a Fortaleza de Almeida.

CEAMA

5. Revelim Doble - Hospital de Sangue
Este Revelim de influência Vaubaniana é assim designado por ser uma estrutura dupla. Do ponto de vista técnico é dos baluartes mais perfeitos por "tirar das faces dos baluartes que o flaqueia todo o fogo, cobrindo todos os flancos". Terá também servido de Paiol.

Revelim Doble

6. Picadeiro D'EL Rey
O actual Picadeiro de Almeida sofreu inúmeras adaptações funcionais ao longo do tempo. Originalmente serviu de Trem de Artilharia, onde existiam inúmeras forjas para a manufactura e reparação do equipamento de guerra.

Picadeiro D'EL Rey

Na segunda metade do século XIX caiu em ruína, e actualmente mantém as seguintes estruturas originais: o Portal coroado com as armas reais, o edifício das manjedouras, o muro circular e as paredes laterais com contrafortes.

Picadeiro D'EL Rey

7. Portas Duplas de Santo António
Situam-se junto às Casas da Guarda e são muito idênticas às Portas de São Francisco, embora mais monumentais. 
Portas Duplas de Santo António

8. Ruínas do Castelo de Almeida
O Castelo de Almeida encontra-se em ruínas desde da explosão do Revelim do Paiol, no entanto permite verificar que a sua planta seria quadrangular irregular. 
Ruínas do Castelo de Almeida

9. Torre do Relógio e Pelourinho 
Ficam situados perto do Castelo, sobressaindo entre a malha urbana. A Torre do Relógio fica localizada dentro do antigo cemitério da Vila.

Torre do Relógio e Pelourinho 

10. Casa Brasonada António Pereira Fontão Júnior
É designada de "casa grande", é uma construção extensa e a fachada é fabulosa pela sua riqueza decorativa. Pertenceu ao comerciante da Vila António Pereira Fontão Júnior.

Casa Brasonada António Pereira Fontão Júnior

11. Casa de João Dantas da Cunha
Foi edificada após o cerco de 1762 e apresenta uma arquitectura civil residencial. Pertenceu a João Dantas da Cunha.
Casa de João Dantas da Cunha

12. Terreiro Velho
Este espaço era localmente designado de Terreiro Velho e faz alusão aos antigos alpendres do mercado que se situava na Praça Velha.
Terreiro Velho

13. Corpo da Guarda Principal
A construção deste edifício iniciou-se em 1791. É o único edifício militar construído de raiz e um dos mais emblemáticos da Praça da Guerra. Actualmente serve de instalações à Câmara Municipal. 
Corpo da Guarda Principal

14. Vedoria Geral da Beira/ Casa dos Governadores
É um edifício de arquitectura militar administrativa e residencial. É actualmente o Palácio da Justiça.
Vedoria Geral da Beira/ Casa dos Governadores

15. Quartel das esquadras
É um edifício de dois pisos, e onde existem duas casetas destinadas aos soldados de infantaria. 
Quartel das esquadras

16. Igreja da Misericórdia
Esta igreja encontrava-se agregada ao antigo Hospital, actual Lar da Misericórdia. No seu interior encontram-se dois retábulos de talha dourada do século XIX.
 Igreja da Misericórdia


Como Chegar

Do Porto - Seguir pela A1 até à saída 16 para convergir com A25 em direcção a Viseu, seguir pela A24 até à saída 32 para N324 em direcção a Pinhel/Almeida/Sabugal; sair em direcção a Almeida.

De Lisboa - Seguir pela A1 até à saída para a A23 em direção a Abrantes/C.lo Branco/T.res Novas, seguir pela A25 até à saída 32 para N324 em direção a Pinhel/Almeida/Sabugal; sair em direcção a Almeida.

By Lum
Continue reading Aldeia Histórica de Almeida - a Estrela do Interior