domingo, 25 de fevereiro de 2018

O Juramento da Rainha, de C. W. Gortner

"Isabel é apenas uma adolescente quando a forçam a tornar-se uma peã numa conspiração para destronar o seu meio-irmão, o rei Henrique. Acusada de traição e posta cativa, aos dezassete anos vê-se subitamente coroada rainha de Castela, o maior reino de Espanha.
Mergulhada num conflito mortal para manter o trono, está determinada a casar-se com o único homem que ama, mas que lhe é proibido: Fernando, príncipe de Aragão. Quando decidem unir os reinos de ambos sob o lema «uma só coroa, um só país, uma só fé», Isabel e Fernando deparam-se com uma Espanha empobrecida e cercada por inimigos.
Com um grande interesse pela descoberta do desconhecido, deixa-se apaixonar pela visão de um enigmático navegador chamado Colombo.
Mas quando os mouros do reino de Granada declaram guerra, tem lugar uma violenta e terrível batalha contra um antigo adversário, que irá testar toda a determinação, a coragem e a crença tenaz que Isabel tem no seu destino."

Já tinha ouvido falar do autor (acho até que tenho mais um ou dois livros deles à espera para ler), mas ainda não tinha lido nada dele. Este foi o primeiro e abriu portas para os restantes. Gostei da escrita, e da forma como o autor conseguiu mostrar os mais íntimos pensamentos de Isabel. 
Já conhecia algumas coisas da vida desta rainha, mas não conhecia a sua vida antes de o ser. É realmente uma historia fascinante de uma mulher forte e corajosa. 
Nem sempre fez as escolhas mais acertadas, tal como o autor diz no final do livro, nomeadamente ao instaurar a inquisição em Espanha e em expulsar os judeus do reino. Mas penso que foram decisões na qual ela se viu pressionada, a igreja católica tinha imenso poder, e ela simplesmente se deixou ir, achando que era a atitude certa. De notar também a conspiração em que ela fica presa, quando tentam destronar o meio irmão do trono. No entanto, sempre manteve na sua ideia que ele era o rei e lhe devia respeito e obediência e só após a sua morte assumiria o trono. Casou com quem quis, num tempo em que os casamentos eram impostos às mulheres. 
É realmente um exemplo de força e coragem. Uma vida inspiradora!

Vi, à uns 3 anos, os últimos episódios da serie espanhola Isabel, que conta a vida desta rainha e detectei algumas pequenas diferenças relativamente ao livro. No entanto, uma vez que não vi o início, vou rever a serie desde do começo para analisar as diferenças :P

Aconselho a leitura do livro! :)

By Lum

0 comentários:

Enviar um comentário