terça-feira, 31 de outubro de 2017
domingo, 29 de outubro de 2017
Castelo de Montemor-o-Velho
Hoje venho dar-vos a conhecer mais um castelo: Castelo de Montemor-o-Velho.
Quando fomos a Penela, à vinda para casa, aproveitamos para conhecer esta zona e principalmente o castelo.
Este castelo foi construído, ao que tudo indica, após a conquista de Montemor-O-Velho por al-Mansur no ano de 991. Na altura era apenas uma fortificação com uma mesquita, que na actualidade já nada resta. Em 1064, Afonso VI de Castela conquistou Coimbra e reedificou esta estrutura defensiva.
A estrutura foi reforçada com D. Afonso Henriques e, posteriormente, D. Sancho I, mantendo uma grande importância estratégica. O paço do castelo foi remodelado por ordem das infantas Teresa e Mafalda, transformando-o num paço senhorial.
Este castelo foi alvo de várias disputas, quando D. Afonso II não concordou com o testamento do pai, em que este doava o castelo às suas irmãs Teresa e Mafalda.
Mais tarde, voltou a ser centro de novas disputas, primeiro entre D. Sancho II e D. Afonso III e depois entre D. Afonso IV e seu pai, o rei D. Dinis. Mais tarde, D. Pedro fez deste castelo o seu passo pessoal.
Foi neste castelo que D. Afonso IV se deixou convencer que D. Inês de Castro era uma ameaça à independência de Portugal e ditou a sua sentença de morte.
O castelo tem jardins magníficos e tem ainda uma capela.
É um castelo que vale a pena visitar! A muralha e a capela estão em excelente estado de conservação e a vista é estupenda.
A entrada no castelo é gratuita.
By Lum
quarta-feira, 11 de outubro de 2017
Ainda não foi desta...
...que sei o que tenho no pé e o porquê de ter tantas dores!
Já fiz raio X e ecografia que disse que tinha inflamação dos tendões e ligamentos. Fui ao ortopedista e como ele não conseguia ver o porquê da inflamação, mandou-me fazer uma ressonância magnética.
E lá fui eu fazer a RM, quase uma hora metida na máquina, já estava com cãíbras na perna.. puufff
E o que acusou a RM?! Nada!
Tenho a inflamação, sim. Mas não tenho "qualquer problema ortopédico!", diz o ortopedista.
Conclusão: diz ele "Está, muito provavelmente, a desenvolver uma doença reumática. Aconselho-a a marcar consulta num reumatologista!". E ainda me receitou uma medicação de "cavalo" para tomar em SOS, quando tiver muitas dores e o pé muito inchado.
Bem, 'bora lá mais um médico, mais uma consulta, mais exames! Segunda lá vou eu para o reumatologista. A ver se é desta que sei o que tenho :/
By Lum
quinta-feira, 5 de outubro de 2017
Castelo de Penela
Hoje venho dar-vos a conhecer o Castelo de Penela!
Quando fui descansar para o hotel em Penela (ver post aqui), aproveitei para visitar o castelo. Como amante de história, não podia perder a oportunidade de o voltar a visitar.
Esta zona sempre teve uma ocupação militar, remontando aos tempos da ocupação romana em Portugal. Posteriormente foi conquistado pelos árabes e mais tarde retomada, já no séc. XI pelo Conde D. Sesnando, primeiro governador de Coimbra, por ordem do Rei D. Afonso Henriques.
D. Sesnando mandou então erguer este castelo medieval, em que a muralha varia entre os 7 e os 19 metros de altura, e pertencia à linha defensiva do Mondego na época da Reconquista cristã, seguindo-se ao castelo de Montemor-o-Velho.
Dentro das muralhas, existiam casas, ruas e igrejas. Nas zonas mais desprotegidas do castelo, foram construídas torres para permitir a defesa do castelo. Eram 12 torres no total até ao século XVIII, pelo que na actualidade apenas se mantém algumas com formas.
O castelo fica no topo da vila de Penela (vale a pena visitar a vila, é muito bonita), praticamente só tem a muralha, onde se pode andar em volta, sempre com jardins. No interior das muralhas, tem também a Igreja de São Miguel de Penela, que é muito bonita.
Este castelo foi palco de várias lutas com os mouros, pelo que até ao reinado de D. Fernando, foi alvo de várias ampliações e reconstruções. No entanto, posteriormente, foi perdendo importância defensiva, e a sua manutenção foi praticamente abandonada, levando a população a utilizar as pedras noutras construções, ficando o castelo cada vez mais danificado.
Vale a pena visitar, tanto o castelo como a vila. A entrada no castelo é gratuita!
By Lum