domingo, 29 de outubro de 2017

Castelo de Montemor-o-Velho

Hoje venho dar-vos a conhecer mais um castelo: Castelo de Montemor-o-Velho.
Quando fomos a Penela, à vinda para casa, aproveitamos para conhecer esta zona e principalmente o castelo.


O castelo é enorme, embora seja só quase a muralha, os jardins no seu interior são espectaculares.


Este castelo foi construído, ao que tudo indica, após a conquista de Montemor-O-Velho por al-Mansur no ano de 991. Na altura era apenas uma fortificação com uma mesquita, que na actualidade já nada resta. Em 1064, Afonso VI de Castela conquistou Coimbra e reedificou esta estrutura defensiva. 


A estrutura foi reforçada com D. Afonso Henriques e, posteriormente, D. Sancho I, mantendo uma grande importância estratégica. O paço do castelo foi remodelado por ordem das infantas Teresa e Mafalda, transformando-o num paço senhorial. 

Este castelo foi alvo de várias disputas, quando D. Afonso II não concordou com o testamento do pai, em que este doava o castelo às suas irmãs Teresa e Mafalda. 


Mais tarde, voltou a ser centro de novas disputas, primeiro entre D. Sancho II e D. Afonso III e depois entre D. Afonso IV e seu pai, o rei D. Dinis. Mais tarde, D. Pedro fez deste castelo o seu passo pessoal.


Foi neste castelo que D. Afonso IV se deixou convencer que D. Inês de Castro era uma ameaça à independência de Portugal e ditou a sua sentença de morte.

O castelo tem jardins magníficos e tem ainda uma capela.


É um castelo que vale a pena visitar! A muralha e a capela estão em excelente estado de conservação e a vista é estupenda.
A entrada no castelo é gratuita.

By Lum