sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Os Távoras, de Maria João Fialho Gouveia


 "Esta é a história da nobre família Távora, aqui contada na voz de Dona Mariana Bernarda e Dona Teresa Tomásia, duas senhoras desta ilustre Casa, que viveram em fausto e glória até o futuro marquês de Pombal tentar apagar a sua semente da face da Terra.

Apesar de unidas pelo sangue e pela vaidade da sua estirpe, as duas fidalgas não podiam ser mais diferentes uma da outra. A primeira era uma mulher religiosa e recta; já a segunda - sua tia e cunhada - entregava-se sem pruridos a uma vida de luxúria, vivendo um romance pecaminoso com El-rei de Portugal.

A altivez e o poder dos grandes Távoras muito incomodavam a Sebastião José de Carvalho e Melo, Secretário de Estado. Tanto que, quando D. José I é vítima de um intrigante atentado, Sebastião José, futuro marquês de Pombal, tratou de os inculpar, prendendo-os em masmorras e conventos, sem poupar mulheres nem crianças. O Tribunal da Inconfidência, a que presidiu, torturou os réus e condenou-os a mortes cruéis. Por fim, baniu-lhes o nome, picou-lhes as armas de família, julgou tê-los calado para sempre. Mas tê-lo-á conseguido?"


Já não é o primeiro livro que leio sobre os Távoras. O primeiro foi D. Teresa de Távora - A Amante do Rei, de Sara Rodi e que se centrava na história da própria Teresa. Eu adorei esse livro, e este não foi excepção. Este livro de Maria João Fialho Gouveia é mais abrangente, falando de toda a família Távora, iniciando a história quando os 3º Marqueses de Távora e os dois filhos foram para a Índia a mando do rei para serem vice-reis. Foi aí que o caso entre D. José I e D. Teresa se desenrolou. Apesar de ser abrangente, pois fala de toda a família, muitas vezes o livro os diálogos são entre D. Mariana Bernarda (filha dos 3º Marqueses de Távora) e D. Teresa (cunhada e tia de D. Mariana Bernarda). O livro segue todo o processo dos Távoras, as suas execuções e termina, uns anos mais tarde com uma conversa entre D. Mariana e D. Teresa a relembrar os velhos tempos.

Este é aquele facto histórico que me suscitou bastante curiosidade quando li o primeiro livro sobre D. Teresa de Távora e tive que ler este também. É um processo que tem tantas lacunas e em que houve torturas imensas aos acusados para que confessassem, que acredito que tudo não passou de uma história contada para acabar com aquela família, umas das mais importantes do reino. O que aconteceu ao certo, nunca saberemos, mas na minha opinião, acredito que eles não conspiraram contra D. José I. Acredito que poderão ter dito palavras não muito boas sobre o rei, uma vez que tornou uma Távora, casada com o 4º Marquês de Távora para amante. Mas daí a conspirarem para matar o rei e saberem como iriam acabar, vai uma distância muito grande. 

Assim, como por acaso, encontrei uma série portuguesa sobre os Távora, chamada "O Processo dos Távora". Já tem uns bons anos, mas acho que vale a pena ver (eu pelo menos vou ver). Quem quiser ver, aqui fica o link, estão lá os episódios todos: Link Série O Processo dos Távora.

By Lum




0 comentários:

Enviar um comentário