domingo, 15 de dezembro de 2019

Barca D'Alva

Hello,

Hoje dou-vos a conhecer Barca D'Alva, um lugar pertencente à freguesia de Escalhão, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo. Está inserido no Parque Natural do Douro Internacional, portanto, significa paisagens magníficas.

Mapa em Barca D'Alva

Em 1887, Barca D'Alva foi o palco da conclusão da Linda do Douro, que na Ponte de Agueda atinge o quilometro 200º, o quilometro final. A partir daqui, entra-se em Espanha, sendo que a Linha do Douro tem ligação à Estação de Boadilla. Por esta razão, a Linha do Douro tornou-se a ligação mais directa entre o Porto e o resto da Europa.

Ponte de ligação a Espanha

Infelizmente, em 1985, o troço de Boadilla foi encerrado. Com isto, Barca d'Alva e o Douro perdiam a sua ligação internacional. Em 1988 foi a última vez que um comboio apitou Barca d'Alva, uma vez que o troço Pocinho - Barca d'Alva foi encerrado. Actualmente, a estação está abandonada. Uma pena!

Ponte da Linha do Douro de acesso a Espanha

Barca d'Alva tem um cais fluvial, que assinala o limite de navegação do Douro, que inicia na foz no Porto. 

Daqui, fomos em direcção à barragem de Pocinho. As paisagens são lindíssimas!

Barragem de Pocinho

Daqui seguimos até Foz Côa, sempre que possível, junto ao Rio Douro e as paisagens que vimos são de cortar a respiração.

Rio Douro - Parque Natural do Douro Internacional

Esta estrada é belíssima de se percorrer, no entanto não aconselho a quem enjoa: tem imensas curvas e contracurvas.

Parque Natural do Douro Internacional


Como Chegar

Do Porto - Seguir em direcção à A4, sair na saída em direcção à IC5 (Saída para Miranda do Douro), sair para a IP2 em direção a Miranda do Douro. Depois seguir pela N325 em direcção a Barca d'Alva.

De Lisboa - Seguir pela A1 até à saída para a A23 em direção a Abrantes/C.lo Branco/T.res Novas, seguir pela A25 até à saída 32 para N324 em direção a Pinhel/Almeida/Sabugal. Daqui seguir até Barca d'Alva.

By Lum

0 comentários:

Enviar um comentário