sábado, 2 de novembro de 2019

D. Maria I, de Isabel Stilwell


"Num tempo extraordinário, este romance, feito de personagens apaixonantes, leva-nos a um cenário de conspiração e intriga na Lisboa do século XVIII. Assistimos pelos olhos de D. Maria ao terramoto que abalou a capital, ao fim do poder do Marquês de Pombal que tanto a perturbava, aos conflitos com Espanha, ao longo processo dos Távora que marcou o seu reinado. Uma época onde lá fora despertava a Revolução Francesa e a independência dos Estados Unidos.

A sua querida Rosa, sempre a saltitar à sua volta cheia de colares e pulseiras, bem tentou protegê-la de tanta dor, mas aos poucos D. Maria deixa-se dominar pela agitação que sempre tentou ocultar, por uma melancolia profunda num longo processo de depressão que culminou na loucura. Um medo que acalentou em silêncio."



Mais um romance histórico de Isabel Stilwell, desta vez sobre D. Maria I. Confesso que ainda não tinha lido nada sobre a primeira rainha reinante de Portugal, e o que sabia era mais pelo que aprendi nas aulas de História. Portanto, foi um absorver de informação enquanto lia este livro. O livro inicia quando D. Maria I sobe ao trono, após a morte do seu pai, o rei D. José I. 
Sempre se conheceu esta rainha como sendo louca, mas a verdade é que as coisas não seriam assim tão lineares. Adorei a forma como a autora abordou os medos e as angústias de D. Maria, permitindo compreender um pouco mais da sua "loucura". A verdade é que era uma mulher aterrorizada e devota, que não tinha os melhores conselheiros em seu redor. Tudo isto lhe fazia muito mal.
Não esquecer todas as personagens do livro, em especial D. Rosa de Jesus, a anã negra e a dama preferida de D. Maria. Uma mulher directa, mas muito engraçada e com um espírito alegre, que trazia sempre imensa alegria e consolação a D. Maria.
Após a morte do seu tio e marido, D. Pedro, as coisas complicaram. Mas na minha opinião, o pior de tudo foi a morte, no mesmo ano, do seu filho mais velho, D. José e da sua filha, D. Mariana. Após a morte de Rosa, e sem o seu amparo, as coisas complicaram e a rainha acabou por cair na loucura.
Adorei a forma como a autora também explorou a personagem de D. Carlota Joaquina e a sua rebeldia. As cenas caricatas envolvendo D. Carlota e Rosa são hilariantes.
Fiquei bastante surpreendida  com a história por detrás desta mulher e Isabel Stilwell soube explora-la muito bem.
Um romance de leitura obrigatória, tal como já nos habituou Isabel Stilwell!

By Lum

0 comentários:

Enviar um comentário